15 abril 2013

O que esperar quando se conhece um Norueguês







Esse texto achei quando pesquisava algumas coisas, é do Grupo NHH, é o maior e mais prestigiado grupo de pesquisa e educação, é assim que apresentam na pagina deles.
Achei interessante porque procurava agora já nem me lembro e me deparei com essa tal descrição e após o texto deixo a minha impressão, ou o que sinto quando chego estou em casa.



Há algumas diferenças no estilo de vida, personalidade e crenças do povo norueguês, como pode ser esperados entre as pessoas de todas as nações. No entanto, os noruegueses partilham algumas características entre si.

Felizmente, a discussão  destes traços vai mostrar algo do que esperar quando se conhece noruegueses e que vivem em Bergen.

Mesmo durante uma curta visita, você irá notar certos padrões comuns de comportamento e atitude. Por exemplo, a maioria dos noruegueses são atenciosos e gentis e por tradição, eles vão ajudá-lo de qualquer maneira em que puder.

Se você pedir ajuda, você vai ganhar o seu apoio incondicional, independente menos de seu status  se é como amigo, conhecido, ou até mesmo estranho na rua.

Noruegueses pode parecer tímidos, mas isso, em parte, é porque eles não gostam de "se intrometer em", interferir com a vida de outra pessoa, por isso normalmente eles vão esperar para ver como você é, se é aberto ou não, o quanto você está disposta a compartilhar com eles, antes de se abrirem para você.

No primeiro momento, você pode pensar que eles estão agindo como se, não tivessem mais espaço para a amizade, mas uma vez que se sentirem confortáveis com você (e muitas vezes isso acontece rapidamente), você vai conhecê-los melhor e laços fortes de amizade se desenvolverão.

Os visitantes Noruega rapidamente irão notar que em lugares públicos, sentado no ônibus ou em uma mesa em um restaurante, noruegueses normalmente não cumprimentam estranhos ou iniciam conversas com eles. No entanto, eles não são mal-educado ou indiferentes, por isso, se você falar com eles , eles terão prazer  em responder. E conversas amigáveis e  interessantes podem acontecer.

As pessoas "na terra do sol da meia-noite" são realmente curiosas para saber sobre os  visitantes de outros países e estão interessados em onde e como eles vivem . Na verdade, eles geralmente são curiosos sobre o mundo ao seu redor.

Na verdade, muitos noruegueses são muito bem informados e dispostos a compartilhar suas idéias e pesquisas de opinião sobre os acontecimentos mundiais, política e questões sociais, e muito mais ...

Outra característica da Noruega é bastante interessante: noruegueses falam muito sobre o tempo. Há pelo menos duas razões para isso: primeiro, porque o tempo na Noruega (e particularmente em Bergen) muda muitas vezes, no mesmo dia e de um dia para o outro, e às vezes isso pode ser difícil deixar de falar sobre o tempo.

A segunda razão para falar sobre o tempo é que ele mostra um norueguês com vontade de iniciar uma conversa com alguém que acabou de conhecer. Isto é, falar sobre o tempo para um norueguês  é um "quebra-gelo".

Por outra atitude amplamente compartilhada: os noruegueses são grandes amantes do ar livre, e você raramente vai encontrar um deles que não pratica um esporte ao ar livre ou atividade de recreação (como fazer uma caminhada, muitas vezes uma caminhada árdua em um caminho de montanha ou em uma floresta.)

Eles gostam de seu ambiente natural rico e sua beleza tão grande, que eles passam muito tempo ao ar livre, envolvidos em muitas atividades diferentes, faça chuva ou neve ou sol.

Em uma perspectiva mais importante, os noruegueses são muito orgulhosos de seu país e falam muito sobre ele (como muitos de nós, a respeito do nosso próprio país). Eles gostam especialmente, quando visitantes mostram interesse na Noruega, o país, sua cultura e património.

Na verdade, perguntar a um norueguês sobre seu país é um outro grande "quebra-gelo", talvez até melhor do que falar sobre o tempo.

Há muitas outras características que parecem comuns entre os noruegueses. Os noruegueses gostam de viajar, dentro de seu próprio país e no exterior. Eles parecem ser um povo muito prático, com uma romântica fixação nas características da natureza (o mar, as montanhas, as florestas ...)

Eles supervalorizam a sinceridade e a conversa para a frente em linha reta. Eles apreciam a modéstia e tipos de comportamento discreto (mas pode ficar muito envolvido em competição desportiva e apoiando a sua equipe).

A maioria dos noruegueses são informais no modo e no vestir.

Seu humor tende a ser seco e espirituoso, com um toque de ironia e muitas vezes aparece quando o visitante menos espera!

Ciente da diversidade no mundo em torno deles, e apreciação de um património cultural que marca sua própria unidade como povo, noruegueses colocam um preço alto na tolerância e aceitação de outras pessoas, no entanto, podem parecer tímido em primeiro lugar!


Vou ser breve (pelo menos tentar) na minha impressão (não quero aqui criar discussões). Os Noruegueses não são acolhedores como se espera, pra quem é brasileiro principalmente. Eu os acho extremamente  frios, moro em um lugar onde são 4 blocos de apartamentos e muitos vizinhos passam por mim e nem sorriem ou dizem um tímido “God dag” (bom dia), sim alguns podem pensar mas você não mora, eu realmente os vejo pouco, e mesmo quando entramos no elevador, vejo que há uma grande frieza, vejo que me olham muito, mesmo quando ou visitar a sogra que mora em outra cidade Haugesund, os olhares algumas vezes chegam a ser agressivos em minha direção, no sentindo que vejo não ser de curiosidade como o texto cita. No meu prédio um único vizinho nesses 4 anos veio conversar, ele é vizinho e frente e muitas vezes nos ajudou em dúvidas a respeito de coisas no prédio e no apartamento, e ele também era uma espécie de síndico do prédio.
Não os acho cortês, a ponto de pessoas me empurrarem ou atropelarem com o carrinho no mercado e nem um “unnskylde” (desculpas em norueguês) sair, não quero aqui comparar com os brasileiros por exemplo que não são um “poço de educação” mas é mais fácil se articular na sua terra natal e na sua língua, do que em inglês em um país que se fala norueguês acredite. Mas sinto uma indiferença.
Vejo que por ser estrangeira e não falar a língua, a barreira em criar laços fica ainda maior, e me sinto sozinha em Bergen, ja que a família do marido se resume a irmã, com marido e filho, e a sogra  (ele não é ligado ao resto da família como e normal no Brasil, e lhe restam só 3 tios).
Os noruegueses adoram sim a vida na natureza, acampar, e esportes de inverno, mas também lotam os Shoppings da cidade.  A minha impressão e que o país e as pessoas são frias , e isso que tem ficado na minha cabeça, a minha mae sentiu o mesmo quando veio me visitar, e me sinto assim no meio da multidão perdida.
Mas nada impede que você ao visitar ou viver na Noruega, ou em Bergen como eu sinta algo diferente, tenha diferente de mim uma família acolhedora, que lhe proporcione uma melhor impressão do país.





O link do texto que está em inglês : What to expect when you first meet a Norwegian

Nenhum comentário:

Postar um comentário