18 julho 2011

Mitologia Nórdica: Thor


Sim os noruegueses tem suas lendas e contos. Ainda não sou completamente a par de todas as histórias, acredito que quando dominar o bendito Norsk, consiga ler mais e aprender mais! Mas os povos escandinavos tem seus Deuses como os gregos mas com nomes diferentes que povam as mentes das crianças e dos adultos. A mitologia nórdica é uma coleção de crenças e histórias compartilhadas por tribos do norte da Germânia (atual Alemanha), sendo que sua estrutura não designa uma religião no sentido comum da palavra, pois não havia nenhuma reivindicação de escrituras que fossem inspirados por algum ser divino. 

 
A mitologia foi transmitida oralmente principalmente durante a Era Viking, e o atual conhecimento sobre ela é baseado especialmente nos Eddas  e outros textos medievais escritos pouco depois da cristianização. A mitologia então influenciou a literatura, o teatro, a música e o cinema. A parte triste dessa história e que a maior parte desta mitologia foi passada oralmente, o que causou imensas perdas. Além destas fontes, há diversas lendas que sobrevivem no folclore escandinavo, e há centenas de nomes de lugares na Escandinávia cuja origem se encontra nos deuses da mitologia nórdica. Um dos Deuses interessantes e acredito mais famoso foi Thor ou Tor. Que foi um dos deuses mais fortes, Thor era o destruidor do mal e o segundo maior expoente dos deuses Æsir. Os fazendeiros, que apreciavam sua honestidade simplória e repugnância contra o mal, veneravam Thor em vez de Odin. Suas arma era um martelo de guerra mágico, Chamado Mjolnir, com cabo curto e cabeça grande, e que depois de lançado nunca errava e voltava as sua mãos. Usava também um par de luvas de ferro mágicas, e o cinturão de  Megingjard que fazia sua força dobrar. Se casou com Sif, a deusa da colheita com quem teve uma filha Thrud (Força). Teve uma união com a giganta Jarnsaxa, teve os filhos Magni (Força) e Modi (Coragem). Conta-se que quando Thor percorria o céu nessa carruagem as montanhas ruiam, e o barulho provocado pelas rodas do veículo originavam os trovões. Thor habita em Thrudheimr (ou Thrudvangr) no salão Bilskirnir, onde ele recebia os pobres depois que haviam morrido. Thor é o criador da constelação conhecida pelos vikings como Dedo de Aurvandill. Era Thor o deus que mais possuía templos na Escandinávia. O uso de pingentes com a forma do martelo foram um dos grandes elementos de identidade pagã no final da Era Viking, e segundo vários pesquisadores, serviu como uma resposta ao uso cotidiano de cruzes em pescoços dos cristãos convertidos.Diversos formatos de pingente do martelo são vendidos em todo o mundo, demonstrando a grandiosidade do mito de Thor na cultura e no imaginário.  Mas ele não parou por ai, pra quem gosta de filmes e revisitinhas a Marvel Comics tem um herói o Thor que transita entre Midgard e Asgard, luta com a equipe Vingadores e mantém sua imagem divina de Deus do Trovão. NotaSua armadura recorda o equipamento romano e seu elmo com asas é influenciado pelas fantasias do Oitocentos: os vikings nunca utilizaram elmos com chifres ou asas, nem ao menos existe qualquer referência a isto sobre Thor nas fontes literárias do medieval. Um filme sobre o Poderoso Thor, foi lançado, ainda não tive a oportunidade mas demonstra as rivalidades de Thor com Odin e sua queda para combater o mal.


2 comentários:

  1. Gosto de Thor desde criança...sempre quis ter um martelo para resolver algumas pendências...estude, curta a Noruega...vc é vitoria

    ResponderExcluir