16 novembro 2012

Cuidados com as Moscas Varejeiras

Muito tempo sem postar, muito tempo a procura de respostas, ainda não encontrei o Pluto, a polícia não esta ajudando, o dono do canil está tranqüilo por saber que nada vai lhe acontecer, a veterinária acha que a essa altura o Pluto deve ter morrido porque nunca apareceu lá na clínica, e pelo visto apareceu em lugar algum.

Não vou mentir essa história toda me abalou porque o Pluto faz parte da minha família, e sinto que está faltando um pedaço, está incompleta, pior que isso, é ouvir das pessoas que deveria ter um filho ao invés de preocupar com o cachorro, ou simplesmente comprar outro porque assim estarei remediando minha dor.... Estive com a Vic por muito tempo em casa e meu pensamento não saía do Pluto, onde ele andaria se está a comer ou estão lhe tratando bem, eu acredito que o Pluto está vivo, porque se tivesse morrido o José Rodrigues teria falado, que ele morreu, seria doloroso mas talvez mais fácil de enfrentar isso tudo e conseguir seguir em frente. Minha ânsia e dor e que talvez o Pluto esteja em algum lugar achando que o abandonei ou o punindo por algo. E tenho medo, porque aqui a mentalidade é de que animais são bens, não são tão bem quistos, as pessoas aqui temem gatos, e preferem mata-los a pauladas por medo sei lá do que.

Meu filho Pluto, dormindo em casa.

Essa é a Vic, uma lindona, minha sobrinha/Afilhada que ajudei e sinto saudades.

 E com essa história toda vim alertar sobre um mau maior, as moscas varejeiras ou moscas do peixe como chamam por aqui. Pra quem não sabe tenho ratinhos em casa, ratos brancos que vieram antes do Pluto e ainda continuam aqui, 3 anos depois, a Pink,o White, a Yoko e o Lennon, são meus filhotes branquinhos queridos que me fazem companhia. Eles tiveram um problema, uma varejeira pousou na gaiola e colocou ovos, infectando-os com as larvas, a berne. O pior é que não vi isso, limpei as gaiolas, estou sempre a trocar comida e água, e não percebi nada, até que o Lennon, começou a sangrar, e achava que ele estava ficando maluco e mordendo o próprio rabo de estresse (eu tive que os separar, eles ficam em gaiolas separadas por que fazem muitos filhotes, e como ele é macho não pode ficar com o pai o White), e comecei a passar povidine, achando que se tratava de apenas feridas, mas ele piorou no outro dia e não queria comer, ficava no canto parado tremendo, sem ao menos beber agua, resolvi correr ao vet, e quando cheguei lá foi constatado larvas de mosca, ou berne. O veterinário tirou aproximadamente do meu pequenino 28 larvas, que os estava devorando, colocamos remédio, ele passou 5 dias tomando antibiótico uma dose para o tamanho dele claro (muito pequeno, nos rendeu horas no consultório para poder calcular) e quando cheguei em casa resolvi checar os outros filhos, e "tcharam" todos tinha, em vários lugares, mas o mais afetado foi meu pequeno Lennon, ao todo os outros 3 não tinham a mesma quantidade que ele tinha. Tudo resolvido, voltei ao consultorio dessa vez apenas para pegar medicamentos para os outros, eu mesma retirei as larvas com auxilio de alcool e um palito de dentes, e todos após uma semana estavam bem, o Lennon perdeu 25 por cento da cauda, ainda esta se recuperando nessa parte, estou sempre a passar medicamento, para que logo fique curado. Tive que pingar lagrimas artificias no olho dele porque ressecou, o pobre nem dormia. O que mais me chocou foi o que o motorista disse, que muitos o teriam atirado na lata de lixo e o deixariam a própria sorte. Ele me relatou que o tio fez isso com um cão a um tempo atrás, e me lembrei da pobre Vic que cuidamos com amor e ajudamos a curar a doença que ela tinha, e hoje é uma cadelinha contente e amada.
Aqui é o Lennon um mês depois do ocorrido dá pra ver o Rabo que teve que ser cortado e continua machucado  estou passando remédio, ele ainda continua magrinho ainda se recuperando.

Deixo aqui um alerta para os amigos que tem pets em países quentes como Angola e Brasil, existe um repelente a moscas, chamado "Shoo Fly" que serve para todos os tipos de animais inclusive porcos e vacas, e ele impede que as moscas pousem ali é depositem os ovos, e digo mais, ontem conversando com uma amiga descobri que a avó dela teve berne aqui em Luanda, então não temos opção se não usarmos repelentes para evitarmos esse tipo de problema, lembre-se que elas gostam de pousar em nossas cabeças, atraídas pelo cabelo, então podem ali depositar ovos que possívelmente terão que ser retirados por médicos.
A solução para pequenos animais como hamsters, ratos e porquinhos da índia (a veterinária informou que não fazia muito tempo houve um caso assim) e colocar redes do tipo mosquiteira nas gaiolas para proteger os animais, manter as gaiolas ainda mais limpas e ficar de olho. Ah os gatos e cachorros estão também em perigo, visto que uma amiga que mora no mesmo condomínio que eu, teve o mesmo problema com o seu cachorro querido. A veterinária avisa que devemos tomar cuidado principalmente no verão porque é mais fácil de a berne ocorrer. Os ratinhos estão bem, e tudo ficou resolvido, mas agora fico de olho principalmente porque estas moscas são bem comuns em Luanda, preciso sempre abrir as janelas para ventilar a casa e não tem jeito, estou sempre com a raquete elétrica correndo atrás das moscas.
Aqui são as meninas Pinky e Yoko.

Esse e o meu gordão o White, ele e a Pinky são pais do Lennon e da Yoko.

Fica a dica, para meus amigos que são donos de peludos, também vale para os pássaros pelo que estou sabendo.

2 comentários:

  1. Desculpe-me por comentar um assunto tão diferente do post, Carol, mas vi seu comentário num blog de inglês e gostaria de saber se posso fazer algo para ajudar a garota a quem você ensina inglês. Tem como mandar algum livro ou algo assim? Não quero publicar meu e-mail, mas você pode deixar uma resposta aqui mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaís, na verdade estava a dar aulas para ela, não sei que tipo de ajuda queria dar, em Luanda não existe correio... Obrigada.

      Excluir