10 outubro 2011

CASAR NA NORUEGA O QUE VOCÊ PRECISA SABER

 Quando resolvemos oficializar nossa união, tinha muitas dúvidas, e a  minha amiga Dani do Blog Dona Pedrinha que casou com um norueguês, e vive em Tønsberg, acabou me ajudando muito.

Aqui deixo  a lista do que é necessário para casar na Noruega:

1-Documentos necessários para CASAMENTOS A SEREM REALIZADOS NA NORUEGA:

  1. Passaporte Válido
  2. Via recém expedida de certidão de nascimento.
  3. Certidao de estado civil (na verdade atestado de situação civil). Caso o cartório não expeça, declaração formal dada por duas testemunhas (p. pai e mãe, note que se um dele for fazer a certidão para você, então precisará de uma 3 testemunha, pois quem requere a certidão não pode ser testemunha). esta certidão tem uma validade curta, de 3 meses. Quem for divorciado, deverá apresentar a certidão do casamento anterior, constando a averbação do divórcio ou a sentença de divórcio.
Para o documento ser válido legalmente na Noruega, é preciso legaliza-lo. Os trâmites são esses:
  1. No Ministério das Relações Exteriores do Brasil - MRE. O procedimento está descrito na homepage do Ministério.
  2. Você precisará que tais documentos sejam traduzidos ou para o Inglês ou para o Norueguês por um tradutor juramentado, ou seja por alguém reconhecido pela justiça para tal. Para saber onde encontrar você deverá procurar a homepage da Junta comercial de sua cidade, pois lá estará descrito quem são os tradutores juramentados da sua cidade.
  3. Feito isso, deverá enviar os documentos para o MRE, pelo correio seguindo os procedimentos da homepage acima.  
O que eu fiz e como fiz: Recebemos minha certidão de nascimento (observe que para esses fins ela deve ter menos de um mês), minha mãe se dirigiu ao cartório (Sarlo em vitória) com mais duas testemunhas, e retirou a declaração de estado civil (é como a chamam aqui em vitória). Procurei no site da junta comercial o tradutor de inglês juramentado mais próximo, demos sorte tem um duas ruas da minha casa. Assim que ambas as certidões foram traduzidas, minha mãe enviou para Brasília, para um despachante que fez o resto. E me enviou para Luanda, por DHL (lá não tem correio). Enviamos para karmøy, a igreja onde seria realizado nosso casamento. Eu tive sorte porque a moça que trabalha com os documentos na igreja enviando para o governo para ver se esta tudo correto, nos ajudou. Porque os documentos chegaram muito em cima da hora. Um fato interessante é que os noruegueses, escolhem se casam na igreja ou no cartório, porque ambos são válidos na vida civil, não é como no Brasil, que é necesssário ir aos dois locais para se casar. No fim deu tudo certo. Mas deve-se ficar atenta pois os documentos vão para um setor do governo, para conferir se esta tudo certo, para depois ser liberado o casamento.
O padre costuma solicitar uma reunião com os noivos, para conversar decidir sobre a passagem da bíblia e as músicas, Geir, o padre que realizou o nosso casório, abriu uma excessão e tocou 4 músicas porque cantou uma musica de composição brasileira que cantam nas missas, pra quem costuma frequentar a igreja, o nome da Música é cantai ao senhor um cântico novo.
Aqui deixo os dados da agencia de turismo que resolveu sobre a papelada:

RARO Tour - Raro assessoria
Celular: (61) 9985-0774
Tele/fax.: (55 61) 3326-4684
Nextel: 97*7997
www.raroassessoria.com.br
E-mail: rarotur@gmail.com


Em tempo: a Dani do Dona Pedrinha, tem tamém informações para quem por exemplo mora no rio, ou quer saber mais, eu simplifiquei, e expliquei aqui como fizemos para eu me casar, mas de uma olhadinha por lá. Papeis para Casar . Tem também as informações da Embaixada Real da Noruega no Brasil.



.

5 comentários:

  1. Oi Carolina, eu nao conhecia teu blog, vi o link no teu perfil do Facebook. Da um trabalhinho organizar os documentos para o casamento ne. No meu caso, em Recife, o cartório nao aceitou familiar como testemunha para a declaração de solteira, entao duas amigas minhas foram testemunhas.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol, minha chará! Então trabalho dá, pra mim foi dobrado ou triplicado por estar em Luanda a maior parte do tempo! Quanto a familiar ser testemunha, depende, pois na lei não tem nada falando contra, e que a certidão teria maior credito se fossem apenas pessoas que te conhecem... Já ouvi dizer que na Noruega não aceitam tal certidão seja declarada pelos familiares.
    Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Olá Carol,preciso so seu email,para me comunicar.pf.Obrigada Cássia

    ResponderExcluir
  4. ola estou na noruega para casar... mas estou com uma duvida... meu noivo ja foi casado com uma norueguesa no qual tem uma filha. e com o divorcio ele adquiriu algumas dividas por conta da casa e etc,,, coisas eu que nao entendo como funciona aqui na noruega apos o fim do casamento. a questao e: sera que nao poderei casar por conta das dividas? ele ganha muito bem, mas que o solicitado pelo governo. mas penso sera que o governo ao avaliar ira olhar tudo?? tudo mesmo o que ele ganha as despesas dividas tudo e fazer um balanco geral e ver que ele deve muito e nao poderar me sustentar... (embora ele possa)... alguem sabe como e essas avaliacao? ou eu estou viajando na maioneze??? estou desesperada por favor preciso de ajudar.... outra coisa ele quer pagar um curso de noruegues para mim... porque o dialogo aqui e meio google tradutor.. rsrsrs alguem sabe de alguam escola onde eu possa estudar que nao seja o olho da cara??? estou

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol, não sei se isso a impedirá de casar, acredito que não já vi casos parecido com o seu, e as moças casaram, não sou expecialista, aqui escrevi mesmo as dicas, porque eu tive que me virar para casar, sou casada na NO, mas estamos fora atualmente, na Africa, para casar o governo não avalia isso tudo que esta pensando, avalia sim para ficar no NO, são os problema que tenho visto por ai e nas noticias, de mulheres de todas as nacionalidades estarem sendo convidadas a deixar o país. O governo para você ficar vai sim olhar se le consegue te sustentar alem dele, mas não precisa o rapaz ser rico para tu ficar também. Quanto a escola ele sendo cidadão, e você recebendo o visto, vai para o curso em seu caso, e por conta do governo o estudo, e você vai precisar fazer o curso para obter a residencia (pelo que entendi, é obrigatório), eu falo inglês fluente, sendo essa lingua aqui de casa, mas compramos 2 cursos de noruêgues por cd e livro que estudo em casa e ja consigo me comunicar um pouco ou entender por exemplo com a sogra. Mas não sou perita no assunto, e so olhando o que a famosa UDI diria. Pela minha experiência, o marido precisa ter uma renda compativel para a sobrevivencia de 2 pessoas, mas isso so quando for a altura de viver lá, pois casar por si só não precisa de "verba". Espero que tenha ajudado um pouco.

    ResponderExcluir