02 abril 2013

O que você precisa para morar em Luanda



Foto retirada da internet


Primeiro venho me desculpar esse post esta a ser produzido já faz alguns meses mas a correria em que me encontro fez com que levasse um tempo maior, tivemos o falecimento de alguém muito importante em nossas vidas, estou a fazer reformas na minha casa e fiz recentemente uma cirurgia, que me deixou de molho e enlouquecida com as batidas dos pedreiros na casa.
Infelizmente não consigo aqui escrever 100% do que será necessário para sua sobrevivência no país, mas sugiro que a mente e o coração estejam abertos quando vier para Luanda.
Para começar deixo aqui a minha impressão, e do que precisei da primeira vez e do que preciso em Angola, não tenho intensão alguma de denegrir a imagem de ninguém e quero apenas ajudar.



Muitas vezes verá pelas ruas a "mamãs" vendendo coisas.
Foto Carolina P. Lopes
Muita gente pergunta sobre a vida em Luanda, sobre as dificuldades  e estilo de vida que se leva por lá.  Existem muitas informações que não são passadas pelas empresas ou pela internet e que realmente deveríamos saber. E a minha resposta mais imediata a esse tipo de pergunta é: “ só morando lá para saber”. Realmente a vida é difícil e apesar de estarmos na capital de um país rico e promissor, não se engane estamos na cidade mais cara do mundo, e onde a infra-estrutura deixa muito a desejar, a não ser que você irá morar no único hotel 5 estrelas situado no centro da capital, onde a diária custa em torno de 450 dólares a noite, a suíte mais simples.

 Para o começo ao empacotar as malas  tenha certeza de não esquecer nada que realmente precise como medicamentos, como tudo em Luanda e importado você não terá nunca a certeza de que os encontrará por lá, eu tenho muitas dores de cabeça, e não trato elas com paracetamol porque não melhoram, preciso de remédios como Torsilax e Neosaldina (dipirona foi banida na Europa e como muitos medicamentos vem de lá não achará, e torsilax e muito bom para dores musculares, dentes e outras), esses não encontro facilmente em Luanda, por isso tenho estoque em casa,  os remédios que você costuma usar para dores e febres é bom que você os  tenha para um período de no mínimo 3 meses. Não deixe nada para traz, pessoas que usam anticoncepcional devem leva-los em grande quantidade,  em Luanda não existe sistema de correio, existe a empresa DHL  que é uma agencia de entregas, que precisa de ver e checar tudo que envia, medicamentos precisam de autorização e o mesmo vale para comida, sem contar que o preço é bem maior, devido a taxa cobrada pela empresa e as taxas de importação que estará sujeito a pagar. Eu particularmente tenho alergias então trago até meu absorvente para evitar problemas, já houve vezes de ir a 4 mercados e não achar nenhum absorvente.

As Vacinas, vou ser sincera só é exigido a de Febre amarela, malária é a doença que mais mata, e ainda não existe vacina contra isso, eu fiz uma lista de possíveis doenças que podem ser contraídas na África e chequei quais eu tinha, quais seria preciso eu tomar novamente pois a validade é pequena e descobri que mesmo as que tomei quando criança era necessário tomar novamente e isso não é divulgado no Brasil, e muitas pessoas se esquecem porque vivem em zonas urbanas com pequenos índices de incidências de muitas doenças.

O Custo de vida é alto em Luanda, e mesmo muitos alimentos são escassos,  pode acabar engordando em Luanda pois a vida acaba se tornando sedentária, meu marido sai de madrugada para trabalhar e chega bem tarde tem dias que depois das 20,  acaba ficando sem poder se exercitar.
Meios transportes são falhos e não atendem a demanda, agora existem táxis que trabalham até as 20 da noite, e dificilmente irão te buscar em casa (já ouvi relatos de pessoas eserando taxi pra compromisso, e conversei com um que me informou que realmente não busca a pessoa em casa) vai ser comum então ver carros particulares, lá chamados de passeio fazendo as vezes de taxi e parando em pontos da cidade para levar as pessoas (ele fará um trajeto como ônibus ou o famoso táxi clandestino). Verá que em Luanda Taxi é a Besta o carro que em grandes cidade como São Paulo e Rio de Janeiro são transporte alternativo, eles adaptam o carro para caber o máximo de passageiros e que também por sua escassez verá muitas vezes lotado com gente sentada no colo de outros.  Lembre-se trata-se de uma cidade em crescimento, e por isso os serviços básicos como energia elétrica e água encanada não terão o seu fornecimento constante como estamos acostumados nas grandes cidades, então ao alugar uma casa tenha certeza de ter um gerador elétrico, e um tanque de água de no  mínimo 5000 litros de agua, não será muito se tem grama, e uma casa de 3 quartos (isso na minha casa com muita economia dura apenas 7 dias). Conheço pessoas que trabalham no sistema de rotação que traz comida de casa, eu pessoalmente trago algumas coisinhas que em dias difíceis pode me fazer feliz, e também alguns produtos que não encontro com facilidade na cidade.
Para as donas de casa, preparem-se para gastar muito e conseguir pouco, e mesmo assim visitar vários mercados, pois é assim dia de compra, você pode encontrar o leite em um mercado, mas não os ovos, e assim vai.  
Falta estacionamento. Foto retirada da internet

Falta estacionamento, estacionamento em fila tripla e transito.
Foto retirada da internet.
Veja bem estou aqui retratando o que pode esperar eu cheguei á 4 anos atrás á cidade, e vejo que muita coisa melhorou, o fato de nada ser produzido cá dificulta o acesso da população ao que precisa portanto a regra que aprendi com o marido que já trabalha á 7 anos cá de que se achar algo que goste ou precise muito compre para estocar. E lembre-se os ânimos ás vezes exaltados na cidade nos impede de sair, por isso nunca deixe a dispensa vazia, ja ouve dias que o recado era não saia de casa se não tiver obrigação dê.

A respeito ainda do transporte as empresas não orientam que você dirija, o trânsito é caótico e intenso, dificilmente terá vagas para estacionar, ja houve dias de não achar vaga no Shopping da cidade que é bem pequeno e inclui um dos mercados que visito regularmente, no centro da cidade impossível em muitos dias, e verás fila tripla. O risco de assaltos a motoristas (principalmente mulheres) e grande, então usamos motorista, uma amiga tem 2 carros um fica com o marido para ele trabalhar e outro a disposição do filhos, que são três e dela, para fazer compras e sair, seria o ideal, pois eu deixo muitas vezes de ir a academia pelo fato de não ter carro, verá que não é seguro andar pela cidade, você ficaria mais a mercê de algo.  A língua no pais como já falei aqui. Se tiver animais de estimação indico a clínica que fica no morro bento com a equipe da Ana Cristina, mas lembre-se precisará de alguém para olhar por eles quando sair de férias mais alguém de confiança mesmo, porque já houve casos de roubo de animais, eu mesmo fui vítima, quando deixei com uma pessoa indicada pela própria vet, que até hoje já se foram um ano não diz onde está o meu Pluto.
Escola para as crianças e melhor que desde ja negocie com a empresa, há poucas boas escolas na cidade o que faz com que as vagas sejam poucas.
Fortaleza. Foto: Carolina P. Lopes
Fique desde já sabendo que as opções são poucas no que toca ao divertimento, como a segurança é pouca, eu (veja só EU) saio muito pouco, pois sou casada com um estrangeiro que pouco fala português e além de tudo loiro dos olhos claro, quando saímos e um tal de pedir que vocês não imaginam e quando veem que sou brasileira ai pedem para o marido que pouco fala, vai se depara por exemplo de crianças pedindo dinheiro dentro do shopping, de no aeroporto pessoas pedindo para carregar seu carrinho por dinheiro até o carro. O Aeroporto e pequeno eu moro em Vitória, e comparando são quase do mesmo tamanho, falta carrinhos para carregar as malas, e sobra gente querendo dar um jeitinho contigo para ganhar um extra, só agora é permitido sair com Kwanzas do páis, então fica ao critério de cada um, aceitar a ajuda e dar a grana, que não será baixa, porque eles não aceitam menos do que 10 USD para lhe ajudar, ja tive a oportunidade de dar 100 kwanzas (1 dolar) e a pessoa não aceitar, e um amigo deu uns trocados a um menino de rua e ele devolveu e disse que era pouco.

Um dos grandes problemas que vejo é a falta de liberdade de ir e vir, não que Vitória seja segura assim, ou o Brasil de uma forma geral, mas não posso nem dar uma volta em meu bairro por conta do medo de acontecer algo...

Os angolanos  não são conhecidos por sua simpatia, encontrei em meu caminhos poucos que quiseram me ajudar, mesmo no caso do Pluto, porque sei e você vai aprender que se conhecer alguém pouco ou nada acontecerá contigo. Uma dura verdade.

Foto: Carolina P Lopes
Angola tem lugares lindos para visitar, fora de Luanda, Caboledo, a Barra do Kwanza, são lindos e dão um ótimo passeio de domingo, o problema fica por conta da estrada e dos motoristas embriagados que encontrar pelo caminho, outra dica e sempre tenha agua no carro, não é seguro comprar agua dos ambulantes na rua, e em certas situações você vai precisar, porque verá que ao andar pelo país não achará vendas, quitandas ou como chamam por aqui cantinas. Ah os ambulantes verá que há muitos pela cidade inteira, o problema e que o preço variará de acordo com o cliente o carro onde está. Fiquei chocada da primeira vez que vi fardos de papel higiênico mas o ritmo de Luanda é frenético é verá que as vezes vai precisar ou só achar o que precisa na mão dos ambulantes ou das zungueiras, que em época de volta as aulas até os livros vendem.
Sobre a água, em Luanda a agua de garrafa não é mineral, é purificada, a água mineral vem de Portugal ou até mesmo da Noruega (a Voss por exemplo) e o preço diferirá em pouco da purificada, na sua casa peça se puder que tenha filtros o que já ajuda um pouco já que agua vem com muitos sedimentos (eu tenho que trocar o filtro 1 vez por mês), não bebemos a agua, ela é filtrada e dizem que pode ser consumida, mas as minhas alergias por exemplo
diminuíram....
Com relação a tratamentos médicos não digo que não encontrará em Luanda mas como a fiscalização e escassa na cidade ainda corremos muitos riscos, eu usava aparelho quando cheguei a Luanda, meu tratamento terminou, mas o resultado não ficou garantido, a ponto de a dentista no Brasil sugerir que eu deveria era reiniciar o tratamento e não posso pois ainda não estou de volta definitivamente...
Ah sobre a casa, pois é aqui se aluga mobiliada, então para não cair em furadas peça que a empresa alugue e que conste os essenciais gerador e tanque de água. Bom também é já ter uma empregada doméstica para evitar problemas pois além de difícil pode poupar dores de cabeça.
Tentei passar um pouco aqui do que sei, vou tentar fazer uma coletânea de telefones e nomes de lojas para postar aqui.

Foto: Carolina P. Lopes


Por do Sol no Talatona
Foto: Carolina P. Lopes

O que eu posso resumir e que ganhando bem ou para os ricos Luanda não é uma cidade difícil. Confesso que muitas das coisas que vi por lá ou tive acesso não encontrei em Vitória, pelo fato de ser um país (novamente) que importa tudo, tive o prazer de ver muitas coisas diferentes e conhecer facilidades que confesso gostaria de ter aqui no Brasil comigo ou que brasileiros tivesse interesse
Não quero aqui denegrir a imagem da cidade, estou aqui a prestar informações, sei que mesmo para estrangeiros ou mesmo para quem é brasileiro o Brasil não é o paraíso, eu ainda continuo amando a minha pátria e gostaria que meu marido tivesse a oportunidade de morar aqui, e conhecer também a minha pátria amada. Peço desculpas pelo longo post, mas acho que está de tudo um pouco aqui.

22 comentários:

  1. Olá Carol! Muito bacana esse seu post. Meu nome é Pablo, recebi semana passada uma proposta para trabalhar em Luanda como Analista de TIC (Informática) com um salário de 2.500 USD, a empresa paga moradia, transporte, alimentação, plano de saúde, odontológico e 3 passagens durante o ano para o Brasil. Queria saber se essa proposta está bacana para quem quer ir para passar um tempo e juntar uma grana? O que você me diz? Meu email é pabloslvmrr@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,

    Recebi uma proposta para trabalhar em Luanda ganhando 5 mil US$ por mês 2 passagens durante o ano para o Brasil casa em Luanda Sul, carro com motorista para ir de casa para o trabalho, gostaria de saber se compensa ir.

    Dês de já agradeço.
    rangel.padilha@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Carol, adorei ler seu post. Tenho muitas curiosidades sobre Angola e claro sobre Luanda.
    Vi que você é de Vitória..Eu também sou, moro na Praia do Canto.
    Você é de onde ?
    Sds
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  4. Carol,

    Recebi uma proposta para morar em Angola,na verdade ficarei instalada em Huambo..
    Você pode me dá dicas..
    O que é liberado para se levar pelos aeroportos nacionais em relação alimentação e higiene pessoal?
    Meu contato: loryenf@gmail.com

    Grata!

    ResponderExcluir
  5. Lorena, ja te enviei um e-mail. Oi Rodrigo, eu atualmente moro em Jucutuquara lá, perto do bar do Ceará!

    ResponderExcluir
  6. Carol, bom dia!
    Estou participando de um processo de seleção para um oportunidade em Luanda e gostaria de algumas informações.
    Se puder entrar em contato, ficarei grato.
    Meu e-mail é 1adilsondias@gmail.com
    Desde já agradeço.
    Adilson Dias.

    ResponderExcluir
  7. recebi uma proposta para trabalhar luanda e gostaria de saber se compensa 9.000,00reais+transporte+moradia+assistência saúde+1000,00 dólares ajuda custo. Mayratnm@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Carol
    Sou formado em engenharia civil pela UERJ, não recebi nenhuma proposta para ir para angola, mas desde do ano passado tenho interesse em ir pra angola buscar trabalho, já que aqui no Rio de Janeiro está cada vez mais difícil, e como ai o pais esta sendo construído acredito que as oportunidades sejam maiores, não sei o que e pior viver em angola com todos os problemas existente ou disputar uma vaga de trabalho no Brasil com mil candidatos, não sei quais empresas dai contrata extrangeiros mais se poder me ajudar, desde já agradeço caso responda meu e_mail e paulo_tecnico@oi.com.br

    ResponderExcluir
  9. O mercado de trabalho em Angola, não esta tão EM alta como se imagina, visto que a Cruse do Petroleo ja atingiu esse país. Desde novembro passado ja não moramos mais la, e as noticias que vem de lá não Sao animadoras. Ja não esta facil achar Dolar para mandar, escritorios de grandes empresas estão fechando e estrangeiros sendo mandados EM retorno a suas casas. Sobre arrumar emprego, ou contatos há algumas comunidades no Facebook que podem ajudar, Brasileirios em Angola, Expats em Angola, é provável que haja mais, e só uma questão de olhar mais. E por lá manter contato com quem trabalha na área de vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Carol....eu pretendo ir viver na Angola, pretendo casar assim que chegar lá, meu namorado trabalha em um supermercado, ele me fala que pra quem tem um emprego vive se bem, confesso que ainda com todas as explicações dele e dos familiares e amigos ainda tenho medo...que tens a me dizer sobre isso?

      Excluir
  10. Carol boa tarde queri ir embora do brasil sou projetista eletricista como faço para chegar até aí ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos ja nao estamos mais EM Angola, estou na Noruega, o marido voltou Para Bergen, A crise e mundial. Muitos estão indo embora de Angola, não se consegue enviar grana para fora, não há mais empregos por lá, aliás no mundo todo. Para ir pra Angola precisamos de visto, e um motivo para ele, uma carta convite, de uma empresa que queira lhe contratar. Resumindo precisa ou de algum amigo que more lá e te convide ou uma empresa assine seu visto para ir. Pois com o visto ordinário você não pode trabalhar. Procure oportunidades na net, cuidado com as frias conheci um rapaz que foi trabalhar e caiu em golpe trabalhou e ficou sem pagamento. Com a crise muitas empresas estão fechando as portas brasileiras ou não. Aconselho pensar muito bem.

      Excluir
  11. Oi Marcos ja nao estamos mais EM Angola, estou na Noruega, o marido voltou Para Bergen, A crise e mundial. Muitos estão indo embora de Angola, não se consegue enviar grana para fora, não há mais empregos por lá, aliás no mundo todo. Para ir pra Angola precisamos de visto, e um motivo para ele, uma carta convite, de uma empresa que queira lhe contratar. Resumindo precisa ou de algum amigo que more lá e te convide ou uma empresa assine seu visto para ir. Pois com o visto ordinário você não pode trabalhar. Procure oportunidades na net, cuidado com as frias conheci um rapaz que foi trabalhar e caiu em golpe trabalhou e ficou sem pagamento. Com a crise muitas empresas estão fechando as portas brasileiras ou não. Aconselho pensar muito bem.

    ResponderExcluir
  12. Meu marido recebeu uma excelente proposta para morar em Luanda no final do ano.
    Porém estou grávida e quando formos o bebê ainda estará bem pequeno, estou muito preocupada, principalmente com a Malária.
    O que você acha? As grandes de se contaminar são muitas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila tudo bem? Olha só primeiro não estou em Luanda mais, segundo não tenho filhos, só para esclarecer primeiro. Então Luanda com criança pequena, ao que tudo indica mãe de primeira viagem, fica complicado, contrair malária, não é certo só porque estamos lá, graças a Deus, eu e marido saímos sem nunca ter tido malária ou paludismo... Mas tinha outros problemas viviamos doente do estômago, usava uma lata de veneno em spray por dia na casa (passava mal horrores) colocava aqueles de tomada, tinha também aquele que emite um barulho para o mosquito não vir (ele emite um som que irrita os mosquitos) e usava repelente sempre que saia a rua tanto de dia como a noite. O negocio é usar a velha máxima (melhor se prevenir que remediar). Deixo a dica aqui, você talvez nao saiba, há uma comunidade o "Mães em Angola" da minha amiga, que há lá muitas mães que poderão te dar melhor uma orientação. O maior problema lá acho (na minha opinião) é o Cólera e a Febre Tifóide, que apesar de sermos vacinados (lembrem quem for pra lá renovar todas as vacinas, pois elas vencem...) podemos contrair tais doenças... Boa sorte.

      Excluir
  13. Meu esposo recebeu uma excelente proposta para ir para Luanda até o final do ano, porém como estou grávida devemos ir com o bebê ainda bem pequeno. Fico preocupada com a Malária. Devo me preocupar?

    ResponderExcluir
  14. Carol meu marido pensa em ir trabalhar na área de construção civil em Angola
    O que vc me diz disso
    Meu email
    edna.rei@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flor, tudo bem? O Mercado de Angola não está lá grandes coisas, há muita escassez de comida e de dinheiro por lá. Já viemos embora por conta da crise, muitos perderam emprego, o marido foi devolvido para o escritorio de origem. E estamos recomeçando a nossa vida na Noruega. O que tenho lido e tenho ouvido falar e que as coisas não estão boas. Muito desemprego, não se consegue dolar e com isso o dinheiro local esta mega desvalorizado. Gerando falta de alimentos, de produtos para o consumidor final. Aconselho você também a dar uma olhada, há algumas comunidades no facebook, como disse para a Camila, Portugueses em Angola, Mães em Angola, Brasileiros em Angola, Expats in Luanda... Nessas comunidades vocês podem analisar, li que os portugueses estão deixando em massa o país, em julho alguem comentou que chegou a 35 mil, não sei os numeros corretos porque uma coisa irá aprender, muita coisa se esconde por lá para não virar noticia ou má publicidade. Ir para Angola, e uma decisão dificil. Porque todos nós gostamos de dinheiro, mas alguns esquecem que haverá privações imensas para se alcançar objetivos. O Salário para valer a pena tem que ser por exemplo 3 vezes acima do normal do que teriamos no nosso país de origem, Sem contar os outros beneficios, plano de saúde, condução (se tiverem filhos que irão morar com vocês negocie ma segunda ou um carro), auxilio alimentação, férias (passagem de avião para a familia), e essas coisas que não teriamos se estivessemos morando em nossas terra. Boa sorte.

      Excluir
  15. Carol tudo bem? Sei que você não está mais em luanda porem deixa eu te perguntar

    Recebi essa proposta

    Remuneração: R$ 10.500,00
    Benefícios: Moradia em Luanda (Angola), carro da empresa, combustível, assistência médica, refeição e passagem aérea 2 vezes por ano para o Brasil.

    tenho dois filhos o que você acha? Boa ou não? Compensa? Minha esposa também gostaria de saber se tem muitos mosquitos e insetos.

    Meu email é

    alexcanevari@yahoo.com

    Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre, 10.500 reais, não acho que compense, a empresa vai pagar a escola? Porque lá as escolas são tempo integral, entao além disso tem o lanche que os pais pagam (na escola internacional por exemplo era em 2013, 1000 USD por criança para lanche. A mensalidade varia de 2 mil USD ou mais, se quiser que estudem na Escola Internacional, a empresa tem que ter uma vaga na escola tipo, a empresa doou dinheiro para eles sabe. As vezes as crianças nao arrumam vagas la ou em qualquer escola considerada boa em Luanda. Essa e complicaçao. Insetos tem demais mesmo ratos, tive problema porque achei ratos dentro do apartamento no 8 andar onde morava. Acho o salário um pouco baixo por conta dos gastos. Porque livros mais facil por exemplo comrar em Portugal (via minhas amigas falarem sobre isso.) Existe escolas boas mas poucas vagas e se a empresa não tiver quem indique para entrar fica difícil conseguir a vaga. Então peça a empresa que inclua no acordo escola para as crianças se a quiser levar. Vejo que nao menciona empregada e jardineiro, isso mina a grana também. Se morar em casa vai precisar de alguem para ajudar sua esposa. E jardineiro para regar e cortar a grama, cuidar sabe... Vão ter alguma assitencia tipo ajuda de custo mensal? E sobre o carro vai com motorista (necessario principalmente para levar e buscar criança no colégio, fazer compras, porque nem sempre há vagas no estacionamento e tal) Importante ver se vai receber em dolar ou reais porque devido a crise esta difícil trocar a moeda local para outra valuta. Você pode tambem entrar em contato com algumas comunidade que faço parte no Facebook, e pedir ajuda e conselhos por lá. Brasileiros em Angola, Maes em Angola, Brasil em Angola, Expats in Luanda...

      Excluir