09 maio 2011

Pluto e Ginjinha

Primeiro preciso dizer desculpas pelo sumisso, sei que meus dois leitores sentiram falta. Mas as conexões nessa terra são muito instaveis, assim como a minha vida! Por isso o sumisso, motivos alheios a minha vontade que agora parecem ter sumido também.








Em 2010 me aconteceram coisas legais e inacreditáveis, quanto a conhecer países e viagens. Foi o ano que conhecemos o Pluto, nosso fiel escudeiro de 4 patas, ele nasceu em Fevereiro de 2010. Apos 6 meses morando com o Jan e sem achar um emprego por aqui, comecei a pensar que ter um amigo por perto faria com que os dias passassem mais depressa. E parece que quando a gente enfia uma ideia na cabeça, as coisas começam a conspirar e te deixar mais maluca! Apesar da cidade não ter muitas, mas bem atras da minha casa tinha um petshop, e semrpe havia cãezinhos e passarinhos, incluindo uma arara brasileira, ratinhos brancos, peixinhos, mas era com os filhotes de cães que me apaixonava, sempre que passava fica “namorando” os filhotinhos nas gaiolas. E comecei a perguntar ao Jan se poderíamos ter um filhotinho. Ele dizia que tinhamos que pensar, pois morar aqui em Luanda e complicado, e os filhotes que estavam vendendo como vimos nem sempre eram mesmo da raça que se dizia ou sadios como pareciam (minha colega tem um menino de 6 anos e ele ganhou um filhote de cao, que não durou 1 mes). Mas como disse tudo conspira, e eu via cada vez mais filhotes de cães e pessoas com cães. Comecei a olhar na web, sobre filhotes em Portugal, pois p Jan teria que viajar para fazer um curso em Lisboa, e achamos um Lindo, apesar de dsicutirmos a raça e tudo, vi que tinham pessoas na web praticando golpes, e tal. E achamos a Pipinha, que tem uma moça que e uma fofa, a Vera, que cria Labradores, numa cidade pequenina chamada Mogofores, ela por coincidência tinha filhotes lindos, Bege, Pretos e Chocolates, o mais raro. Ficamos encantado com um ser como costumo dizer de 4 patas com um olhar decidido e amarelo.  Sim era o Pluto, mas ai tinhamos um problema, primeiro o Jan e eu so estariamos em Lisboa em Abril, no final, e como faríamos , pois antes disso iríamos a Noruega e depois voltaríamos ao Curso, como comprar um cãozinho e esperar tanto também? (já deu pra ver como sou anciosa). Sim a Vera que é uma fofa disse que ficaria com o Pluto enquanto isso. Ela foi tão boa comigo que quase todos os dias entrava na net para me mostrar o Pluto, acreditem conheci o Pluto de verdade pelo msn. Conversavamos e ela me contava as proezas do Pluto e ficamos amigas, sim ela e uma pessoa muito especial. O que não contávamos foi o Vulcão entrar em erupção, e aquilo que era pra ser um final de semana de curso em Lisboa, foi uma semana, pois não pudemos ir pra Noruega e nem voltar pra Luanda, pois o curso foi suspenso, terminaram por reuniões no telefone. E foi assim que conheci a Ginginha, sim, conhecia Lisboa muito pouco, ja tinha ido 2 vezes até então, uma na passagem do Brasil para Luanda, e a outra quando o Jan teve o final de semana para ir ao tal curso, e andei um pouco pela cidade. Que é facinante, e maravilhosa. Adoro Lisboa, la tenho a liberdade de andar e ver coisas que por exemplo não tenho em Luanda. Nessa semama que fomos, e ficamos presos por lá, fizemos muitas coisas como jantar no Castelo de São Jorge, Jantar no restaurante de Fado e comer o típico Bacalhau com Batatas aos Murros (as batatas são esmagadas com murros) fiz um tour pela cidade de Lisboa, sim na outra viagem fui a Sintra e Cascais. Dessa vez tive que ir de Comboio (e como chamam o trem por esses lados) e correr para não parar no lugar errado para buscar o Pluto, meu amor lindo. Que por nao sabermos quando poderiamos voltar pegamos no 2º dia e passou uma semana no hotel conosco fazendo bagunça. E todas as noites depois do jantar ou de alguma visita a algum lugar novo, íamos ao tar bar da ginjinha. Ela é feita de um fruto parecido com a cereja a Ginja, mas que não é, e só se encontra pelos lados de Portugal e Espanha, e fazem a tal bebida típica e muito apreciada. Pra se ter uma idéia o bar so serve ginjinha está sempre cheio, desde ás 06:00 da manhã.tem um sabor doce e parece com um licor. É costume servi-la com uma fruta curtida no fundo do copo, popularmente dito "com elas", ou, quando pura, "sem elas". Pra se ter uma ideia do tempo que se fabrica a Ginjinha da so uma olhada:
·  Ginjinha Espinheira, fundada em 1840 pelo galego Francisco Espinheira — Largo de São Domingos.
·  Ginginha Sem Rival, fundada no século XIX — Rua das Portas de Santo Antão.
Essas são as duas que ja provei, e são muito gostosas. Muitas pessoas quando vão a Portugal, so lembram do danado do Bacalhau e do Fado, pois é acrescente aí a Ginjinha, bebida saborosa que pode ser apreciada, gelada ou temperatura ambiente e que se toma a qualquer hora do dia.



Fonte: Wikipédia

2 comentários:

  1. Adorei o post, fiquei com vontade, os sentidos trabalharam, gostei

    ResponderExcluir
  2. que bom, porque todas as vezes que visito o Blogostoso chego a ficar com raiva por ter tantos desejos daquelas delicias por lá. Super beijo.

    ResponderExcluir