20 agosto 2012

3 anos de Luanda

Dia 26 de julho, fizeram 03 anos que pisei em Luanda pela primeira vez. Essa semana aliás foi assim de "comemoração" seria uma semana perfeita se o Pluto ja tivesse voltado para casa.
A estadia em Luanda não é a das melhores, incrivelmente não somos todos bem recebidos!

Quando cheguei aqui á 03 anos atrás não existia ainda o aeroporto internacional (que agora só existe porque foi contruído ás pressas para que fosse usado na época do Can- Copa Africana das nações). Foi uma visão chocante, onde pessoas se espremian a frente de uma grande porta cercada, gritando e acenando, pedindo para ajudar a carregar sua mala para ganhar uns trocados (note-se existem muitas pessoas a se aproveitar e querer roubar a tua mala já nesse ponto, e trocado aqui em Luanda não é "um real" isso não funciona, angolanos querem de 10 dólares = 1000 kuanzas a o que for possível). Sim além da esmola ou gorgeta eles querem que seja logo muita.
Fiquei impressionada com o tamanho da cidade, gigantesca, suja cheia de carros já que não existe o transporte público. De lá pra cá pouca coisa mudou. Luanda ainda não tem sistema postal. O sistema de abastecimento de agua e energia elétrica continua deficiente. A criminalidade nesse meio tempo aumentou, como altos índices de violência. Eu já fui assaltada em Luanda, roubarm um cordão chapeado que usava que tinha uma medalhinha de São Bento e uma de Santo Antônio, escapei de algumas tentativas porque corri no meio da rua.
Ainda há muita miséria, e esse ano os ânimos estão exaltados porque agora em agosto haverá eleições para presidente, o atual está no poder há mais de 30 anos. 
Foi dificil entrar no ritmo, pois apesar do Português que falamos (é apenas parecido) o ritmo e estilo de vida e muito diferente. Muitas coisas após tanto tempo ainda me chocam.  
Vou partilhar algumas das coisas que me causaram até saias justas:
Em Luanda a maioria dos restaurantes vende PF, então cada um tem que pedir um pra você, imagine eu  chegando em um restaurante logo na primeira semana, e o marido pedindo arroz, feijão e picanha no prato, e disse pra mim o que você quer, eu disse " nossa mais você vai comer isso tudo sozinho?" Ele me explicou que era apenas para uma pessoa.
Em Luanda não existe padaria e sim pastelaria, onde se vende de tudo inclusive o pastel, a padaria ou deposito de pães é um lugar onde se compra o pão que não foi assado ali e que nem sempre está fresco.
Aqui é possível comprar de tudo no transito, cabides, sapatos, roupas e inclusive papel- higiênico.
O transporte alternativo que existem no Rio de Janeiro ou São Paulo, aqui se chama Taxi, é uma das únicas formas de se locomover na cidade, utilizado pelos angolanos, não é seguro para os estrangeiros usarem tal tipo de transporte.
Só agora é possível pegar taxis (os verdadeiros), mas são muito caros pelo fato de a cidade ter um tráfego intenso, para se ter uma idéia se vai ao supermercado (ele pode ficar á 20 minutos da sua casa) você gasta no mínimo 3 horas nessa brincadeira.
Ainda não me acostumei em ir ao mercado e não encontrar ovos, pão fresco, ou até mesmo tomates e cebolas, sim isso e normal, o povo angolano inclusive gosta muito de comer tomates verdes, eu sinto falta das saladas fartas que comia no Brasil.
Fato você vai engordar, sim independente de comer muito ou pouco, o ritmo daqui faz com que isso aconteça, ja que não temos liberdade de "ir e vir" passamos a maior parte do tempo sentados em um carro, e quando saimos e para comer ou comprar comida, imagine o que acontece. Nesses três anos engordei 15 kilos....
Você vai sentir muita falta de casa, a comida e diferente, e mesmo a que vem do Brasil ou do país que você venha, ela vem super congelada, perde o gosto ou corre o risco de estar estragada, não é a mesma coisa.
Ao procurar um casa aprenda , tem que ter gerador e tanque de agua (aqui não se usam caixas de agua) para poder ter um pouco de autonomia e estabilidade. 
Tome muito cuidado com o que come e onde come, meus melhore dias de rainha foi após comer no Indiano na Ilha (primeira semana) e em outros restaurantes, esse foi uma das piores vezes. Muito cuidado com os drinques também, tem uma danceteria no centro que todas as vezes que la bebia algo, passava o resto do final de semana dentro do banheiro.... Mesmo em restaurantes chics e caros (prepare o bolso aqui até bobs custa caro) tome cuidado, procure ver se esta tudo aparentemente limpo e coisa e tal, há ainda muitos funcionários que não lavam as mãos, ou tem o mínimo de asseamento, ja estive em um aqui que fica dentro de um apart hotel, e as moças iam ao banheiro (casa de banho aqui) e não lavavam as mãos, eu vi! 
Comida do mar, tome cuidado ou vai passar muitos dias de rei! Eles cozinham a lagosta e o camarão aqui, então ficam muitos dias na geladeira, o que pode causar intoxicação. O Caranquejo ja vem cozido e congelado também. A comida não é fresca como deveria se tornando perigosa.
Procure ler muito bem o rotulo das coisas porque pode ser que você esteja procurando por sabão de coco e se engane com um de barra que tem a foto de um bebê achando que é sabonete de bebês e este e para roupas.
Você vai querer uma UPS na sua sala, primeiro que ela protege a tv dos "pics de energia" e porque você pode terminar o filme, mesmo que energia tenha ido embora.
Tenha sempre seu celular (telemóvel) consigo, pois aqui não existe orelhão ou telefone público.
Ainda me choco com as crianças dentro dos mercados a pedir dinheiro para comprar comida ou que preferem viver na rua porque não querem estudar ou ajudar em casa (acredite isso acontece aqui, ja ouvi inclusive apelo na rádio de mães que não sabem o que fazer quanto a isso).
Aquelas africanas bonita que aparecem na tv e em postais, não tem pintura nos cabelos (eles parecem ser vistosos) aqui são fezes humanas que eles passam neles mesmos, aprendi com uma colega que era assistente social aqui e viveu no Dondo (cidade perto de Luanda).
Você vai aprender a acordar muito cedo para evitar o tráfego pesado de carros diário, aqui em casa o marido acorda ás 05 para sair antes das 05:30.
Você vai ver que motorista não é luxo, que é mais seguro, e melhor ja que não existem estacionamentos na cidade (nem pagos).
Você vai começar a dar valor nas pequenas coisas que tinha em casa, porque aqui não é só a distancia que faz a saudade, é que nem sempre vai achar o que gosta ou precisa para comprar, por mais que tenha dinheiro. Uma amiga diz que  " Luanda é o único lugar no mundo que passamos vontade, com dinheiro no bolso". 
Para a Mulherada o cabelo muda e muito, a agua de Luanda é muito calcaria, e faz mal ás madeixas, e ás unhas também. Tudo muda, ate creme facial preciso usar depois que saí do Brasil e nunca tive tais problemas como tenho aqui.
A praia não é para todos, existem muita gente morando na praia, então se quiser tomar sol, ou tenha uma casa com piscina, ou condomínio com pisicina (ai tem o lance da limpeza), ou vá a algum bar á beira-mar onde possa sentar com um pouco mais de segurança e tomar um banho de sol, e como toda grande capital a agua de mar dentro de Luanda e bem poluida, não sendo possivel mergulhar (até gato morto ja encontramos na praia), precisa sair de Luanda e ir a praias mais distante como Caboledo ou Sangano onde encontrara uma agua limpa e azul.
Aquelas áreas abertas, como varandas em resturantes aqui chamam-se explanada.
A comida típica daqui é uma tipo de goma chamado funge (ja falei sobre isso), e feito de farinha ou de milho ou de mandioca, eu não sou fã, já provei, não tem gosto de nada, parece uma cola que não desce garganta baixo!
Mandioca ou aipim, se come cru, é vendido nas ruas pelas zungueiras (vendedoras ambulantes que carregam uma bacia na cabeça).
O Angolano quando esta com fome está "afobado", aprendi depois de ouvir do motorista, e achar que ele estava era apressado, e eu falando que estava com fome!
Os homens aqui quando querem urinar, não escondem o "dito cujo" uma vez um senhor entro na minha frente onde ia para entrar no carro, "sacou a arma" ali mesmo ,e eu quem tive que tampar o rosto.
Gasosa aqui é refrigerante e propina é mensalidade escolar.
Cave é a garagem quando é subterrânea. Abacaxi é só um tipo, Ananás. E fixe quer dizer legal.
Rapariga é garota, e não o que esta pensando! Putos são os meninos, as crianças não é xingamento.
Eu estava indo a academia ,e os cadarços dos meus tênis estavam estragados precisava de novos e não fazia idéia de onde comprar um novo, fui perguntar para o pessoal da academia e ninguem me entendia mas também não me diziam que não me entendiam, ate que resolvi perguntar se estavam me entendendo, e mostrei o que era, falaram ah você quer "atacadores" mais tarde, descobri que me ensinaram errado, e era atador.
Escova aqui se chama brushing e repicado é escandeado. Luzes é madeixas.
Muitas coisas que renderam piadas, ou saias justas, que agora não me assustam mais. Mas que renderam boas risadas. Muita coisa mudou, eu aprendi muito e cresci como pessoa, depois de tanta dificuldade. Mas o que mais queria era que o Pluto estivesse aqui comigo, para poder celebrar e finalmente ter paz no meu coração, sinto muita falta dele e confesso que já não sei mais onde procurar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário