18 maio 2016

Um ano de Noruega


Testando meus dotes artesanais. Meu coração dividido em duas terras



Lembre-se de levar pao para os patinhos.
Nossa um ano se passou, cheguei em terras norueguesas dia 16 de maio de 2015, pronta pra encarar um novo desafio. Ainda não encontrei meu lugar, mas é algo a se comemorar.

Consegui uma vaga no curso de norueguês em Agosto e desde então batalhando para entender essa língua maluca. Tem dias que estou desanimada porque parece que não sei nada, que não aprendi nada apesar do esforço. A língua norueguesa ou o "norsk" do nosso ponto gramatical é pobre pois não há regras, basta decorar e aja decoreba. A professora diz porque é assim e você tem que decorar. ("Du må pugge"). E acredite é tão difícil aprender o português de forma correta com tanta regra e explicação, imagine com tanta decoreba. entender uma língua que além de tudo é falada de traz para frente (aqui o verbo vem antes do substantivo).




Ouço muito a professora falar "você está pensando em espanhol", outro problema, porque todo mundo pensa que se você é brasileiro hablas espanhol? Gente nunca imaginei que fosse passar por isso na Europa, como tem gente na Noruega (principalmente, deve ser porque moro aqui) acha que brasileiro, argentino e boliviano falam a mesma língua. Em minha classe há uma boliviana e um chileno, me desdobro no portunhol (kkkk) para conseguir entende-los ou que me entendam, a boliviana fala inglês aí nos comunicamos mas o chileno um doce de rapaz não, "solamente" o espanhol e o norsk que estamos aprendendo. Então a comunicação e mega difícil as vezes. O resto da classe e uma moça do Yêmen, um polonês, e oito filipinos.
Bom nada muito de novo por aqui, um ano de muita adaptação, agora com Thor e Yoda aqui, são companhias para mim, e preciso aprender muito de norsk ainda. 17 de junho começam a ferias de verão. Não planejamos nada ainda, mas mu coração está dizendo, gritando Brasil sil sil sillllll. No final do mês é a celebração de 100 anos de minha avozinha e não vou poder estar lá. 

O plano é aprender esse norsk para poder progredir por aqui.
A dica de passeio é aqui perto de casa, chamam-se Litlavatnet e Storavatnet. Ficam em Laksevåg e Fyllingsdalen. 
Meus meninos são lindos.
Thor e Yoda aproveitando o dia e o passeio.



 















É simplesmente lindo, você se sente naqueles livros de contos de fadas prestes a se encontrar com um Troll ou Gnomo. São essas paisagens  que me alegram,me sinto dentro do Geographic Planet, pena Bergen ser muito chuvosa, e aproveitamos pouco pois temos poucos dias de sol (lembrem ano passado foram 274 dias de chuva). Demos a volta total nos lagos, com os cães, a área também é ponto de pescaria. Levamos, toalha de pic-nic e nos sentamos a beira do lago, 
Sidra e Sanduíches programa de feriado com o marido.
aproveitamos o sol apesar do frio e o marido tentou pescar, não obtivemos sucesso, ainda bem que levei sandubas, café e bebidas geladas, (sidra), os meninos se deliciaram com a agua gelada, e o Thor até se arriscou entrando na água. Os jovens também vão para a área festejar, fazer churrasco, e dizem que há toaletes por lá, não achei (ou seja depois de 2 horas juntamos as tralhas e fomos embora para casa não estávamos de carro, então a caminhada foi longa...) 
Krohnegården, em Fyllingsdalen, ao pé de Løvstakk, uma montanha também ótima para fazer caminhadas e conhecer.
Adicionar legenda
A área é de 5 acres, na verdade são dois lagos juntos, e fica ao longo da estrada entre
Aqui ninguém acha que o governo ou a administração pública deve fazer nada (aprende-se na Noruega que cada um faz sua parte mesmo se pagando impostos, e aqui são altissimos), a associação da área colocou bancos em volta do lago para nós visitantes e eles moradores aproveitassem a área.
Ut på tur aldri sur. (ditado norueguês que diz que quem passeia nunca fica azedo.)





 













Deixo aqui as fotos desse paraíso que encontrei aqui perto de minha casa e a dica de passeio em Bergen.

Essa é a entrada para a praia, a área de banho, entrei pelo outro lado mas esqueci de tirar foto da placa...






A Primavera chegou e tudo fica mais colorido.


Esperando ansiosamente pelo verão  ou mais dias ensolarados como esse, para  aproveitar ainda mais pontos belíssimos da cidade de Bergen como esse.














Nenhum comentário:

Postar um comentário