03 março 2011

Luanda 7 de Março

Com a globalização temos mais facilidade de ter acesso a informações e ao que se passa do outro lado do mundo.
E como todos sabem muito países da África estão tendo conflitos e reestruturações. Eis que me deparo com a seguinte noticia: Dia 07 de Março todo o povo angolano está sendo convocado para uma manifestação, sim, já me disseram que isto até foi notícia no Brasil, e o que fazer então?

 
Estou preparada para o pior, uma conhecida americana casa com um Norueguês estava se instalando na Tunísia quando ouve a primeira manifestação a um mês atrás lembram-se? Ela estava deixando Luanda, se mudando com o marido para lá, ele tinha sido transferido para lá. Tiveram que empacotar o que deu e viajaram para França para ver o que iriam fazer a seguir, não sem antes acamparem alguns meses no Hotel onde estavam a espera que tudo acabasse bem. Pelo Facebook acampanhavamos noticia de Ying e Mark. Apreensivos e esperançosos que tudo fosse acabar bem.
Agora é a nossa vez, muitas empresas pretendem dar o dia de 7 de Março de folga para todos os funcionários, na rua muitas pessoas com medo mesmo os angolanos, imagina os estrangeiros, o primeiro alvo quando se acontecem manifestações. Hoje ouvi do motorista que muitas pessoas nem querem ir trabalhar na segunda. Ontem li uma noticia que será apenas uma manifestação pacífica do povo angolano reivindicando melhorias no país. Mas ainda temo, pois aqui as pessoas não aceitam estrangeiros, ainda tem a ideia que estamos aqui apenas para “lhes tirar o pão” como sempre ouço deles. Às vésperas de completar 30 anos agora temo. Ouço muitas pessoas dizerem “fica calma um país que viveu 30 anos de guerra não irá se envolver tão fácil em novas guerras, estamos cansados de guerra e de mortes”. Mas não confio, já vivo com medo, cada passo em falso e poderá ser deportado como se fosse um bandido, aqui o negócio é não pisar no calo do outro. Penso que a ideia de ter embarcado para o Brasil para celebrar meu aniversário  não me parece tão estúpida. Agora só nos resta a aguardar. Veremos no que dá. Com a esperança que talvez as coisas melhorem não só pra mim que vive na condição de expatriado em um país onde mesmo o nascido da pátria tenha melhores condições tenha mesmo um motivo para exibir sorriso no rosto. Ontem ouvi que o partido que tem o Presidente José Eduardo dos santos como forte aliado, estará promovendo dia 05 de Março uma marcha pela paz. Mas ouvi relatos dos representantes do governo, que se o povo quiser revolta pode vir, que eles tem muitas armas. A revolta do povo angolano se dá pelo fato de o Presidente atual estar a nada menos que 31 anos no poder. De um governo que não ajuda a curar as feridas de um povo sofrido. De um governo controlador que ainda manda prender quem não gosta do sistema. De um governo onde o presidente é dono até da estação de fornecimento de energia eléctrica que mesmo assim é falho e caro. A mesma revolta de mim assim como outros estrangeiros que vê um país rico mas que não investe e ajuda o próprio povo. Agora nos vemos em situação como em outros países da África na eminencia de algo grande que me faz até subir arrepios, num país onde o povo tem fome e tem sede. Me vejo ilhada  e temo pela vida de muitos bem como a minha. Esperemos que o dia 7 seja apenas de manifestações pacíficas e que o povo angolano alcance o que pretende sem violência e mortes.

2 comentários:

  1. Puxa, amiga... que situação!
    Oro para que Deus te abençoe e te proteja!
    Tome cuidado!

    Beijos!

    ResponderExcluir