16 maio 2011

Mitologia Nórdica: Odin


Odin, é considerado o principal Deus da mitologia Nórdica. O seu papel um pouco complexo (mas se trantando de um deus, acho que ele dava conta) ele era o deus da guerra, sabedoria e morte, e em menor escala da magia, poesia,profecia, vitória e caça (complexo mesmo, o cara pregava a guerra e a morte, coisas que consideramos como o mal e depois pregava a poesia e profecia, ele deveria ter muitos dilemas). Odin morava em Asgard, no palácio de Valaskjálf, que ele construiu para si, e onde se encontra seu trono, o Hliðskjálf, desde onde podia observar o que acontecia em cada um dos nove mundos. Durante o combate brandia sua lança, chamada Gungnir, e montava seu corcel de oito patas, chamado Sleipnir.


Ele era esposo de Frigg e pai de muitos dos deuses. tais como Thor, Baldr, Vidar e Váli. Na poesia escáldica faz-se referência a ele com diversos kenningar, e um dos que são utilizados para mencioná-lo é Allföðr ("pai de todos"). Acredito que daí o motivo de Thor e ele se desentenderem.... Como deus da guerra, era encarregado de enviar suas filhas, as valquírias, para recolher os corpos dos heróis mortos em combate. Uma curiosidade, a mitologia nórdica acredita que cada deus tem seu dia da semana e que a denominação de cada dia e relacionada com o deus, a quarta-feira, é o dia dedicado a Odin, sua denominação em ingês Wedsneday (do antigo sax]ao, wôndanes dag, anglo-saxão, vôdnes dag, em holandês, woensdag, no dinamarquês, sueco e norueguês onsdag, no dialeto da Vestefália, godenstag ou gunstag. A sua ligação com simbolos e numerosa, no no Valhöll (Valhalla), tem o grande palácio citado acima, onde recebe e aloja os grandes guerreiros, em outros três salões em Ásgarðr (Asgard), o alto Valaskjalf, senta-se no trono Hliðskjalf (Hlidskialf), onde é possível enxergar o mundo todo e acompanhar os acontecimentos diários da vida. A seus pés, tem dois lobos deitados Geri e Freki, símbolizando a gulodice (daqui se nota a conexão com outras histórias, os pecados capitais), que acompanham as caçadas e lutas, se alimentando dos cadáveres dos guerreiros. Em seus ombros, os corvos Munin e Hugin, sussurrando o que ouviram (já nessa época existiam os fofoqueiros). Quando parte para uma batalha, usa armadura e elmo de ouro, em suas mãos o escudo e a lança Gungir, que tem gravação de runas no cabo, montando seu Corcel de oito patas, Sleipnir, que pode cavalgar no espaço, por cima de terras e aguas. Em suas andanças dizem que Odin se disfarçava de viajante.

2 comentários:

  1. Sou doido por conhecimento, essa cultura que vc nos apresenta é uma verdadeira aula, obrigado

    ResponderExcluir
  2. Paulo e sempre bom ver você por aqui e gostoso de saber que gosta do que escrevo. Obrigada pela visita e pelo carinho!

    ResponderExcluir