17 janeiro 2012

Azeite temperado

Esses dias passeando pelos blogs de algumas amigas, eu encontrei o Blog da Cristina, que estava dando dicas sobre o azeite, e me lembrei de uma receitinha super gostosa que aprendi com uma senhora dona de um Buffet e Café em Vitória nuam conversa de balcão.  
 Azeite, é um produto alimentar, usado como tempero, produzido a partir da azeitona, fruto advindo das oliveiras. Trata-se, pois, de um alimento antigo, clássico da culinária contemporânea, regular na dieta mediterrânea e nos dias atuais presente em grande parte das cozinhas.Na Eneida, Virgílio faz uma menção ao azeite e à oliveira: "E com um ramo de oliveira o homem se purifica totalmente".

Rômulo e Remo, considerados descendentes dos deuses e fundadores da cidade de Roma, teriam visto a luz do dia pela primeira vez debaixo dos galhos da oliveira.
Todavia, entre os judeus o azeite teve uma grande importância nos cultos quanto ao oferecimento de sacrifícios a Deus, simbolizando a sua presença entre os homens.

 Eu adoro fazer comida e ao invés de usar o óleo de cozinha comum, usar o azeite, até mesmo fritar um ovo com azeite fica mais saboroso, torradas temperadas com azeite ficam maravilhosas e se for a Lisboa, o "Couvert" de muitas casas é o mais puro azeite servido á sua frente em um pires que mais lembra o fundo de uma piscina rasa com degraus em volta, com um pão que eles chamam Broa, que lembra o pão normal mas em forma redonda e grande cortada para nos servir em finas fatias, algumas feitas com farinha de milho. Hoje a A região mediterrânea, atualmente, é responsável por 95% da produção mundial de azeite, favorecida pelas suas condições climáticas, propícias ao cultivo das oliveiras, com bastante sol e clima seco. Por volta de 3000 anos antes de Cristo, a oliveira já seria cultivada por todo o Crescente Fértil. Sabe-se, no entanto, que, há mais de 6 mil anos, o azeite era usado pelos povos da Mesopotâmia como um protetor do frio e para o enfrentamento das batalhas, ocasiões em que as pessoas se untavam dele.
A receita que dou aquí abre as mentes e para quem gosta de experimentar na cozinha como eu fica a dica e também a idéia de usar outros ingredientes.
Azeite ao alho e orégano.
Um vidro esterelizado (eu fervo com agua deixo esfriar e uso)
Quanto baste de alho descascado
Quanto baste de Orégano
O volume de um bom azeite que encha o vidro que escolheu
Preparo
Fatie o alho ou pique ou moa (depende do freguês)


No vidro que escolheu, coloque um pouco de azeite, adicione o orégano, o alho fatiado, e acrescente azeite ate completar o vidro, coloque na geladeira por no mínimo 1 semama.









Esse preparado foi me ensinado na moça para temperar saladas e sanduiches, eu uso para muitas coisas porque até para fritar um ovo ou fazer um refogado essa mistura é boa, depois de ler as dicas da Cris, eu me lembrei dessa receita que aprendi na época da faculdade em Vitória.
Fica a dica do molho para saladas e sanduiches, eu uso até na torrada. Como boa brasileira adoro condimentos e temperos.
Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário