28 abril 2012

O Pluto Sumiu





Desculpe, faz um tempo que não escrevo, queria vir aqui e contar sobre a linda viagem que fiz a Liverpool, mas vai ficar um pouco pra frente. Aconteceu o pior que eu pudesse imaginar eu perdi o Pluto, sim meu cachorro querido, que pra mim é mais que isso, é meu amigo, meu companheiro e meu filho. Amo ele como se fosse mesmo meu filho. Alguns podem pensar é apenas um cachorro, mas não o Pluto faz parte da minha história, dia 08 de feveiro último ele completou 2 anos, e eu nao pude abraça-lo nem lhe dar o presente que trouxemos.

 Viajamos para Noruega, para visitar os pais do marido, tirar umas férias, e como seria rápido achamos que seria penoso demais passar por todo aquele sufoco de imigração e alfandêga para o Pluto. Deixamos ele em um canil aqui em Luanda, com um senhor português, chamado José Carlos Rodrigues, perfil do facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100000546921080,  que possui nada mais nada menos que 54 cães hoje no terreno dele como ele chama, indicado pela pessoa que hoje é considerada a melhor Veterinária de Luanda Dr. Ana Cristina, da Casa dos animais.
Esse é o dono do Canil o José Rodrigues

Apesar de várias recomendações com a esperteza do Pluto, pelo fato de saber que ele poderia tentar fugir avisei e pedi para que tomasse cuidado. O que ele disse que faria. Liguei da Noruega para saber se estava tudo bem, e ouvi um curto sim, está. O que não sabia eu era que o José, perdeu o Pluto, até agora não sabemos, se o Pluto fugiu, o que sabemos e que ele está perdido, e nessa cidade gigantesca. Quando chegamos da viagem 18 dias depois, sim o Pluto ficaria também para treinamento, e eu mal podia esperar para vê-lo agarra-lo e beijá-lo como sempre faço. O dono do canil, pediu para vir até a minha casa e me avisou simplesmente “ o fujão, fugiu” e assim nada mais disse, não me pediu desculpas, não me disse mais nada. Eu não acreditei no que ouvia naquele momento, e pensei isso não pode estar acontecendo comigo. Pra quem me conhece sabe o quanto amo o Pluto, e sabe o quanto estou sofrendo por isso. Ele me disse que o Pluto fugiu após a primeira noite de ficar la no dia 23 de janeiro de madrugada. E que até então não tinha notícias dele. Eu e o marido, começamos a nossa caçada, a área onde o Pluto “fugiu” é grande cheia de mato, cajueiros gigantescos, mangueiras e arbustos que se erguem como cavernas. Algumas fazendas completamente muradas, e barracos de pessoas que tentam invadir a terra pois não tem onde morar. Algumas poucas plantações de mandioca brava (aquela que so serve para farinha). Andamos por lá 20 dias, dia e noite, a gritar pelo Pluto, e nada de acha-lo, nada de o cachorro aparecer. O que causa espanto já que somos donos e ele deveria responder ao nosso chamado, por sermos familiares a ele. Levei um dos brinquedos de borracha dele, para ver se ele reconhecia o barulho. Nada não achei nada, num dos últimos dias que lá fomos, acreditem mesmo sendo fora de época achei caju, dois cajus lindos e grandes, mas nao consigo achar meu filho, enquanto isso, publiquei anúncios no jornal e rádios locais.
Um dos rapazes que trabalham com esse senhor, foi despedido ( orapaz chamado Augusto afirma que pediu demissão pelas atitudes do senhor José, e o senhor José afirma que ele pediu demissão porque não queria mais ajudar a procurar o cachorro.) Seguimos pistas, recebi telefonemas que agora cada vez mais são escassos. Sobre o anúncio no jornal, foi algo estranho, 1 semana após o anuncio ter saído com meu contato telefônico e do motorista, o dono do canil descobriu porque “alguém” o ligou avisando de que havia um tal anúncio no jornal sobre o Pluto. O que me intriga até dado momento é que “como alguém” o ligou avisando se o número no anúncio era o meu. O que me leva a pensar que algo está errado. Ele gritou, foi super grosso comigo. Após isso nao me liga ou retorna minhas ligações. A dificuldade é que ele continua a pensar que mesmo perdendo meu cão e dizendo frases do tipo “ se o Pluto estivesse com fome ja teria aparecido” e “seu cão é um burro porque prefere correr no mato” me fazem pensar que tem algo errado. Ele de forma alguma agiu como se tivesse perdido meu cachorro, ele se comporta o tempo todo como se eu o estivesse a dever.
Entrei em contato com veterinários e pessoas pela internet, para que todos soubessem do caso e me ajudassem a encontra-lo. Amigos colaram cartazes em locais de trabalho e mercados, e estou na luta. Já vai fazer 02 meses que o Pluto sumiu, o dono do canil está reagindo de forma estranha e me faz pensar que nunca deveria ter confiado nele, e tão pouco estou segura, estou com medo, que essa procura termine em algo maior que só a perda do Pluto, temo pela minha vida e a do Jan.
No dia 04 de março, foi meu aniversário, o meu motorista foi a um encontro em local público com uma pessoa que afirmava ter o Pluto, foi agredido e atacado cruelmente por 06 homens que na verdade queriam o dinheiro. A polícia passou ao acaso, e salvou a vida do Mário que só não está melhor porque contraiu dengue. Na mesma semana ele foi a vários locais e não era o Pluto. Uma ligação que não sai da minha cabeça e de uma pessoa que afirma ter o Pluto e marcou encontro conosco e não apareceu, mas ele fez objeções dizendo que o dinheiro era pouco e que tinha o cão amarrado em seu quintal e que ele tinha mordido a filha dele, descreveu o Pluto e tudo mais, o que me fez acreditar que era o Pluto, ele pediu um “saldo” para o telefone, e sumiu logo a noite, fiquei 06 horas a espera desse senhor em Viana um município de Luanda, e nada. No outro dia ele aceitou marcar um encontro com o motorista e nao apareceu novamente. Agora se tentamos ligar ele não atende, não sei o que pensar.
Infelizmente não quero sair e nem posso daqui neste momento, porque ainda tenho que procurar o Pluto e não tenho ninguém que o faça. O Jan tem trabalho muito Estou de mãos atadas, e triste. Por isso achei que poderia dividir aqui, e os poucos leitores, me ajudassem de alguma forma. Nesse momento estamos oferencendo uma recompensa para quem estiver ou vir o Pluto. E o que mais me interessa e acha-lo no momento e terminar com o pesadelo. Se algum de vocês mora em Luanda e souber de algo aqui ficam os contatos.
Não me resta muito a fazer, mais tenho orado e pedido a Deus que me ilumine e ajude a encontra-lo.



Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir. (Fernando Pessoa)


Nenhum comentário:

Postar um comentário