14 julho 2014

17 de maio 2014


Não, eu não abandonei o Blog, mas andei perdida entre uma gigante ponte aérea, Luanda-Brasil-Noruega. A minha vida (nesse quesito) é complicada (bom e ruim eu acho) e ando meio que sem lugar, terminei a reforma no Brasil, mas o visto do marido não saiu em Luanda, fui ao rio tirar um visto ordinário para ir pra Luanda, afinal o marido lá e minha casa também é lá. Hoje ao telefone com o marido, sim estamos novamente separados disse que não ando achando meu lugar ou onde eu me encaixo.

Viajei para Luanda no finalzinho de março, começo de abril, e ficamos lá até o  começo de maio, mas precisava ir para Noruega, afinal não vou em “casa” desde  antes de outubro, e agora finalmente férias com o marido e adivinhem aonde, sim na ‘pátria amada Brasil’ e tenho muitas histórias para contar!

Vamos por partes, como diria o Jack Estripador (...) rsrsrs, e vou começar por Noruega, 17 de maio, um dia muito importante para qualquer norueguês, se não o mais importante! Meu marido diz que é mais imporante do que o Natal! (!)

Eu e o Marido de Bunad (a tal roupa típica) Karl Johan gate
Família Real da Noruega
Esse ano a Noruega completou 200 anos de constituição (17 maio de 1814 em Eidsvoll), e decidimos passar  esse aniversário especial com a realeza! Sim embarcamos para Oslo eu, marido e sogra, com Bunad para celebrarmos  o aniversario de 200 anos da instituição da constituição norueguesa, não eles não eram um país independente, saíram das mãos nesse ano da Dinamarca e passaram para a Suécia. Essa constituição foi considerada nesta época uma das mais modernas (!), e só em 1905 é que a Noruega passou a ser independente da Suécia.  


Eu, a Sogra e o marido.
Como era uma data redonda (sim o marido diz que eles gostam de comemarar datas importantes redondas ) fomos para Oslo, para apreciarmos a família real que fica lá acenando para plebe e vendo os desfiles das crianças e escolas o dia todo (bonito mas depois de horas em pé se torna cansativo, e com o calor, sim um calor imenso o negócio era procurar uma cadeira e uma boa cerveja gelada para comemorar como se deve um aniversario).  Este dia você pode pensar que é um dia das crianças meio disfarçado onde elas desfilam com Bunad ou uniformes ou roupas previamente escolhidas por elas, elas podem comer cachorro quente, sorvete, refrigerantes  e o maravilhoso Fløte Kake ( um bolo gostoso feito de creme batido com morangos em cima ou abacaxi).

A parada, as crianças, a muita gente em Oslo!
A bandeira um dos simbolos mais importantes por toda parte!
Esses são os adolescentes do RUS, o traje vermelho significa, que a escola (12 anos ) terminou!
O Norueguês é mesmo nacionalista e nesta data coloca a melhor roupa (mesmo se la fora o mundo estiver acabando em água, ou o Bunad e partem pra rua para apreciar a parada e  exibir o “outifit” e conversar, comer fora, como se faz em dias de festa.)
Já achava o centro de Oslo bonito, nesta época então com a tulipas colorindo, o verde dando a ar da graça e uma temperatura super agradável, todos sorrindo, sim o sorriso fica estampado  (particularmente eu acho que só nesta  época de calor vejo norugas sorrindo, normalmente são sérios).  E como a primavera chega, a temperatura sobe, as flores colorem, as pessoas também passam mais tempo do lado de fora, fazendo os churrascos (ha vale a pena esclarecer, noruegueses não tem o hábito de grelhar carne como os latinos, normalmente são salsichas, e burguers, há execeções, mas a maioria de meus vizinhos grelham salsicha) , então se há também dia ensolarado no 17 de maio não será incomum ver a galera grelhando  do lado de fora pela cidade nos terraços e casas.



















































Pena não poder cultiva-las no Brasil ou em Luanda






































Alguns se vestem como querem

Típico Bunad de uma garota Sami
Um grupo de Bunad, na verdade todo mundo sai com as roupas tipicas em dias festivos





Esse não consegui pegar de frente, mas são Samis tambem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário