10 novembro 2014

Notícias de Luanda



Palanca esse é o Simbolo de Angola (também da Companhia Aerea Angolana Taag), esse é 1 de uma serie feita por um artista angolano, e algumas crinaças carentes.


Continuo por aqui, e desta vez por tempo limitado.
E quando penso lembro daquela musiquinha:
" Já está chegando a hora de ir
Venho aqui me despedir e dizer
Em qualquer lugar por onde eu andar
Vou lembrar de você"....



E não estou me sentindo nem um pouco com remorso, me despedi de muitas pessoas ao longo deste tempo aqui em Luanda, e sentia que parecia que nunca chegaria meu dia. Ultimamente tem sido dificil, e quase insuportável viver aqui. 5 anos e meio e você pensa que alguma coisa mudou, sim mudou, hoje há mais variedade de mercado, mas o custo de vida continua caro, a insegurança reina na cidade, continuamos a ser alvos de bandidos, porque como diz o marido temos o $ estampado na cabeça.
A única tristeza que sinto, e o fato de nunca ter encontrado o Pluto, já se passaram 2 anos que perdemos eles, e nunca mais tivemos informações ou pistas sobre ele.
A altura e boa para se deixar a cidade, não pensem que o povo é amistoso como brasileiro, alías não gosto de ser comparada, porque somos muito diferentes com relação a receptividade aos visitantes em nosso país. O Povo angolano parece estar farto de tanta ajuda, e de  tanto brasileiro (principalmente, somos maioria por aqui, talvez em mesmo número que os portugueses, e parece que adquiriram o gosto que o português tem de falar mal de brasileiros para copiarem), agoram por qualquer motivo ou desentendimento em qualquer área mandam os brasileiros fazerem as malas e deixarem o Brasil.
A situação para mim desde que cheguei sempre foi essa, já havia percebido que o termo " bem vindos" não era  bem assim. Anteontem estava a sacar dinheiro aqui, e na fila um senhor começou a gritar alto que eu iria acabar com o dinheiro do caixa eltrônico (aqui eles chamam de multibanco, como meu cartão não é daqui os saques são limitados a valor menor, então dependendo do que se vai pagar, tem que se efetuar mais de um saque, você se pergunta paga com cartão, ledo engano colega, não são todos os lugares, aliás a minoria aceita visa por aqui, visa electron ai no Brasil, so aceitam os cartões locais, e os que aceitam nem sempre, a maquina esta em funcionamento, ou não há rede, porque os telefones por aqui em massa são móveis, se a operadora tem problemas tecnicos pronto não temos como pagar a comida que comemos, ja passei por essa cena também).
Um pouco da minha mudança, deixamos so essencial para as malas
Conversando com outra moça brasileira que trabalha aqui também, disse que foi ao mercado outro dia, e que ao se dirigir a uma vaga de estacionamento uma outra pessoa, logo se verificou ser angolana, parou em paralelo a vaga bloqueando a possibilidade de estacionar na vaga, ela então alertou com a buzina e com o farol e não obtendo resposta, desceu do carro se dirigiu a pessoa e perguntou se a mesma não utilizaria a vaga, ao ouvir a negativa, pediu então que movesse o carro para que ela se utilizasse da vaga, ouviu prontamente da pessoa, se ela pensava que era melhor que ela, e a famosa pergunta " quem você pensa que é", ela explicou novamente que precisava estacionar o carro pois ia ao mercado, em frente a vaga, ela disse que se não gostava daqui então que pegasse nas coisas dela e fosse embora de volta para o Brasil.
Esse é um dos exemplos que tenho escutado e que não só tem acontecido comigo mas com inúmeros brasileiros que aqui vivem.
Apesar de muitos exemplos citados no Brasil, contra o preconceito e racismo, não acredito que estrangeiros sofram tamanho preconceito como o que passamos por aqui. Infelizmente a tolerância esta a se tornar corriqueira, o que deveria ser abominado.
O Governo Brasileiro tem uma estreita ligação com o governo angolano, investiu pesado por esse lados da África, como fez recentemente com Cuba.
O que ajuda os brasileiros a crescer de alguma forma, ja que aqui é possível ver inumeras filiais brasileiras atuando e fornecendo produtos brasileiros por aqui. De comida até vestuário.

Brasil empresta mais 200 mil milhões Kz a Angola

Segredos bilionários

Foto tirada por mim, em meio a Favela da Coreia. Luanda.


As minhas coisas já foram encaixotas e despachadas. Espero receber tudo quando chegar em casa.
E agora me preparando para um novo desafio que é encarar a Noruega, com o frio, com a não tão imensa receptividade, adaptar a nova vida que chega.
Mas de uma certa forma feliz pois sei que as dificuldades que passamos em Luanda, não serão as mesmas que enfrentaremos na Noruega. (o marido mora aqui ja são 8 anos.)



Um pouco mais da mesma área. Favela da Coréia. Foto minha
Espero que as boas lembranças, de amigos e coisas boas me sigam, e eu consiga apagar os horrores que aqui vivi e presenciei.

A mais especial foi o Yoda! Sim temos um novo filho! Adotamos um Yorkie! Vai ser o irmao mais novo do Thor!

conheçam meu filho mais novo, Yoda!



Nenhum comentário:

Postar um comentário