04 março 2015

E você o que tem feito para poupar agua?



 "A água de boa qualidade é como a saúde ou a liberdade, só tem valor quando acaba"
Guimarães Rosa









Sim, ainda estou no Brasil e sim, estou ficando louca, obra acaba com o bom humor (acreditem tenho de sobra) de qualquer ser humano.
Vim dar o ar da graça e falar sobre um assunto que anda aparecendo muito na televisão e nos jornais brasileiros, acredito até que mundial: A falta de água.  Essa coisa louca que está atingindo muitas cidade do nosso "Brasil Veranil" a falta de agua, e em alguns casos excesso dela. Nesta mesma época estava em casa no Brasil e ficamos muitos centímetros  debaixo de agua, em algumas cidades do Espirito Santo, das casas mal se via o telhado.

O grande problema é a agua ou falta dela, entenda como for, originou outro maior, um novo surto de dengue. Decorrente do fato de pessoas andarem a armazenar água de qualquer forma nas residências ajudando o bicudo a espalhar uma nova epidemia principalmente no Sudeste. O que me faz pensar o que andamos fazendo para poupar esse bem tão precioso que é a água. A nossa origem é baseada nela, e devemos começar a mudar as atitudes para nosso problema ser pior no futuro.

O primeiro é um que muitos irão torcer o nariz, eu faço xixi no chuveiro, sabia? E segundo a Docol por esse motivo já poupo 12 litros de água diários, o que resulta em uma economia mensal por volta de 360 litros. Outra solução que tenho feito e só dar descarga no meu vaso sanitário depois de 3 ou 4 "xixis" assim consigo economizar mais um pouquinho.
Os meus banhos também são econômicos, e não deixo passar normalmente de 5 minutos, demoro um pouquinho só quando lavo a cabeleira.
Implantamos uma bombona de 200 litros ao lado da máquina de lavar roupas para captar um pouco desta agua das roupas para a limpeza da casa.
A roupa aqui é lavada apenas 1 vez por semana. 
Só lavo a garagem ou com o balde ou com a maquina de pressão, 1 vez por semana (lá e a casa dos meninos). Na verdade aqui em minha casa a mangueira anda encostada e estamos usando muito o balde para efetuar a limpeza, o que é muito difícil, pois moro em Vitoria, a capital do pó preto. E impressionante a quantidade de pó preto que respiramos e convivemos na cidade.
Triste, porque adoro Vitória, é uma cidade linda cheia de encantos. As pessoas as vezes menosprezam a cidade, não se trata de Rio de Janeiro, São Paulo o Salvador. E uma pequena ilha cheia de encantos.
Essa estiagem nos pegou de supresa, fui criada aqui e nunca vi uma seca como esta, os registros dizem que essa é a pior dos últimos 40 anos. O Rio Jucu chegou a interromper seu curso, ficamos mais de 47 dias sem uma gota de chuva!  Hoje temos 36 municípios em estado de calamidade, muitos deles nessa mesma época ano passado estavam alagados ou se recuperando das chuvas de dezembro. O último fim de semana foi com chuva, mas não amenizou a seca, e especialistas dizem que mesmo havendo chuvas dentro do padrão climatológico a deficiência hídrica não será compensada.


A parte Irônica aqui é que depois de 5 anos e meio em Luanda, eu nunca imaginei que teria que ficar guardando água em baldes ou regulando o tempo do banho novamente. Aliás o marido me alertou lembra que dizia que não ficava sem água no Brasil? (chegamos a fica 7 dias sem agua encanada, usando agua filtrada comprada no mercado para tomar banho, outro fato em Angola não tem água mineral é purificada.) Passei por mals bocados por lá, muitos dias sem agua, outros tantos sem energia. Uma das coisas que reclamava muito e me fazia querer ir embora.




E você o que tem feito para poupar a água?



Essa e a Bombona que falei, tem uma torneira onde tiramos a agua para utilizar.

Muita gente tem feito esse truque, "enganar" a descarga, aí ela enche com menos água


Quem não lembra desta propaganda fofa que passava a alguns anos atrás? Acho que deveria voltar a passar devido ao período da seca. Fica aqui a dica! Xixi no Chuveiro!  



Nenhum comentário:

Postar um comentário