10 maio 2015

Como foi sua Páscoa?

-->






A minha não foi uma maravilha  porque o marido esta em casa na Noruega e eu aqui no Brasil. Não fico triste de estar no Brasil, na verdade morar longe me deixa triste, apesar de tantos problemas, “não há lugar como nosso lar”. 




Ah sim vai ter gente perguntando mas você não mora é lá, temos a nossa casa no Brasil também, e por mais que muitos achem a Noruega e linda ou perfeita, continuo achando que o meu lar é aqui no Brasil, em Vitória, aqui me sinto livre, aqui me divirto muito.
Eu e marido somos pessoas que gostam de atividades, de andar, dirigir, se perder conhecer lugares, sair a noite, jantar e beber algo. Aproveitar.
Torta Capixaba feita pela minha mãe.
E na Noruega onde moro não e do mesmo jeito. 
Na verdade as pessoas são mais caseiras, não saem muito, se ocupam com os filhos , vão a casa de amigos para um café.
A páscoa por aqui foi boa, muita correria por conta de obra, não posso reclamar de pedreiro porque trabalharam a semana quase toda, só não na sexta feira santa porque dia santo não se trabalha né.
Em Vitória temos a tradição da Torta Capixaba e ela é comida na semana santa, os estudiosos contam que Caminha quando chegou aqui viu os índios comendo uma mistura de frutos do mar com palmito e disse isso em suas cartas. A torta capixaba se formou com uma ajudinha dos portugueses que seguiam á risca a tradição de não comer carne na semana santa, então adicionaram a essa mistura que os índios comiam, Bacalhau e mariscos, nascendo então a Torta Capixaba que nós conhecemos e amamos. Nem todos o marido estranhou a “mistureba” e não se agradou muito.
Confesso que não sou muito fá de comer  nada do mar, mas me esforço já que é mais saudável que a carne vermelha. Eu adoro a torta que minha mãe faz, apesar de não sermos capixabas temos a nossa versão. Cada um põe o que quer,  e o que agrada mais, tem as versões para todos os bolsos, ja que os ingredientes principalmente na semana santa são muito caros. Ela e preparada na panela de barro outra tradição capixaba herdada dos índios da região.
A Torta Capixaba, junto com a Moqueca são pratos da culinária local conhecidos internacionalmente. A moqueca que é uma forma de cozinhar legumes e peixe junto sem água, ao contrário do que todo mundo pensa não leva Dendê nem leite de coco.
Todos os anos na semana santa temos o festival de Torta Capixaba, na Ilha das Caieiras, um lugar com um visual lindo, a maioria de seus moradores predomina catadoras de siri e pescadores.
Comer Moqueca e no Pirão, localizado no Pier  da ilha, a comida lá é divina a dica é uma Casquinha de Siri de entrada e uma moqueca de Badejo com Camarão para o prato principal, o endereço é
Endereço: Felicidade Corrêa dos Santos, 32 - Ilha das Caieiras, Vitória - ES, 29032-195
Telefone:(27) 3323-9996 quem for não vai se arrepender. “ Eu garantio” rsrsrs a verdadeira e tradicional moqueca capixaba. Que aqui diferente da Bahia, se atribui o prato a herança Indígena e portuguesa, os índios tinham o hábito de comer peixes e “muquea-los”  com o que vinha da terra, ja os portugueses também tinham o hábito de comer peixe, um acrescentou o outro,  a influencia dos escravos africanos foi pequena aqui em vista do que se vê na Bahia.  
As panelas de barro na qual servimos a moqueca ou a torta, e feita de barro tingida com a  tintura feita das casacas de arvore do mangue.

A minha páscoa teve direito a ovo de Chocolate, diferente da Noruega, onde se compra ovos de papelão e se recheia gosto do freguês ou vi dizer que há quem coloque dinheiro dentro do tal ovinho. Eles também não falam tanto do Coelhinho da Páscoa e sim das galinhas da páscoa e pintinhos, amarelinhos que enfeitam as casas.   Eles também não mantém a tradição de comer apenas peixe e comem o típico Carneiro cozido com batatas, e muitos sobem as montanhas para esquiar e se hospedar em chalés ou famosos hytte ou fazer caminhadas nos bosques com a família.
Esse foi o Ovo que ganhei dela esta ano.

Tradições bem diferentes e equidistantes, passei apenas uma vez pascoa na Noruega e a família do marido não seguem muito isso, não ganhei se quer um chocolate em contrapartida minha família que é do mesmo tamanho trocamos chocolates ou guloseimas entre a gente. A boa parte é que por lá existe a segunda feira de páscoa ou paaske como se chama o feriado por lá.
Esse ano ganhei um ovo da Lacta o Diamante Negro. Não comi guardei para dividir com o marido, eu enviei a ele um ovo, cremoso Talento, ja que ele adora chocolate com castanhas diferente de mim que acho que Castanha e chocolates não combinam.
Espero que a pascoa de todos tenha sido especial.

Panelas de barro das paneleiras de Goiabeiras
Moqueca do Pirão da Ilha, Delicia!

"Moqueca, só capixaba; O resto é peixada."

A frase acima, criada pelo jornalista José Carlos Monjardim, ilustra bem o sentimento dos habitantes do Espírito Santo com seu prato mais famoso.




Moqueca capixaba

Ingredientes
• 1,5kg de peixe fresco (robalo, badejo,
• papa-terra, ou namorado)
• 3 maços de coentro
• 3 maços de cebolinha verde
• 2 cebolas brancas (pequenas)
• 3 dentes de alho
• 4 tomates
• 3 limões
• azeite de oliva
• sementes de urucum
• pimenta-malagueta
• óleo de soja ou algodão
• sal fino
Modo de fazer:
• Limpe bem o peixe, corte-o em postas de 5cm de largura, lave com limão e deixe-o em uma vasilha com água de sal fraca. Separe a cabeça para preparo do pirão.

• Soque juntos o alho e o sal.

• Em uma panela de barro (grande), coloque um pouco de óleo de soja ou de algodão (duas colheres) e azeite de oliva (uma colher) e adicione a massa obtida no socador, passando-a no seu fundo.

• Retire as postas de peixe da vasilha com água e sal. Vire as postas de um lado para outro na panela, arrumando de modo que não fiquem umas por cima das outras.

• Corte o coentro, o tomate e a cebola e coloque nesta ordem por cima das postas de peixe que estão na panela. Regue com azeite e suco de limão.

• À parte, frite em um pouco de óleo quente uma colher (sopa) de sementes de urucum, depois de fritas, retire-as. Na hora de levar ao fogo para cozinhar, despeje um pouco deste óleo por cima do peixe, para dar cor. Quando começar a abrir a fervura, verifique o sal. Não ponha água, não vire as postas e cozinhe com a panela bem tampada. Vá verificando o paladar do sal e do limão. Deixe no fogo forte por 20 a 25 minutos. Balance de vez em quando a panela com auxilio de um pedaço de pano grosso para que as postas de peixe não agarrem no fundo. Quando for à mesa, salpique coentro picadinho.

Toda boa moqueca é acompanhada de um bom pirão:

Pirão
Use os mesmos temperos da moqueca, reduzindo-os à metade. Aproveite a cabeça do peixe ou uma das postas, previamente separada para este fim. Proceda da mesma forma, desta vez adicionando de três a quatro copos de água ao peixe. Quando estiver cozido, escorra e o desfie. Junte o peixe ao caldo novamente, deixe ferver e quando estiver no ponto máximo de fervura, vá jogando a farinha de mandioca, lentamente para não embolar, mexendo aos poucos com um garfo. Pronto o pirão, corte o coentro, e espalhe por cima antes de servir.

Pra quem se agrada de sentir o calor da pimenta:

Molho
Amasse seis pimentas-malaguetas no suco de dois limões e três colheres de vinagre de boa categoria. Corte uma cebola em fatias bem finas, fazendo o mesmo com o coentro e as cebolinhas, misturando tudo à medida que for regando com o azeite. Se o molho ficar muito picante, coloque um pouco de água.



Moqueca de banana da terra

Ingredientes
2 cebolas cortadas em rodelas 
2 tomates médios cortados em rodelas
 5 bananas 
 3 dentes de alho, amassados
1 pitada de colorau
1 maço de coentro fresco,  bem picadinho
1 maço de cebolinha verde, picadinha
Azeite e sal
Prepare assim: refogue a cebola e o alho no azeite. Acrescente o colorau e as bananas cortadas em rodelinhas (2 dedos de largura ).Junte um pouco de água, apenas o suficiente para cozinhar a banana e fazer um caldinho. Tempere com sal. Finalize com o coentro e a cebolinha. Sirva com arroz e pimenta.

Esta tirei daqui



Torta  Capixaba


Ingredientes
  • Cebola, alho, azeite doce, azeitona, limão, coentro, cebolinha verde, tomate a gosto;
  • ½kg de palmito natural previamente cozido;
  • 200gr de siri desfiado e cozido;
  • 200gr de caranguejo desfiado e cozido;
  • 200gr de camarão cozido;
  • 200gr de ostra cozida;
  • 200gr de sururu cozido;
  • 200gr de badejo desfiado e cozido;
  • Esta também foi feita pela minha mãe, só posso dizer que estava deliciosa.
  • 500gr de bacalhau desfiado e cozido.
Observação: Para cozinhar esses ingredientes, fazem-se as moquecas de cada um e retira-se todo o caldo, deixando-os o mais seco possível.

Modo de Preparo
  • Prepare um refogado com cebolas, alho, pimenta, azeite doce, azeitonas e limão.
  • Leve-o ao fogo com o palmito natural e espere até desaparecer a água e ganhar consistência.
  • Junte, depois de limpos, desfiados, cozidos e espremidos, os ingredientes acima, mexendo até evaporar a água. Retire para esfriar um pouco. Misture uma parte da espuma de 6 claras em neve com as gemas.
  • Quando se adicionarem os temperos aos mariscos, deve-se colocar o bacalhau para enxugar e dar liga à massa.
  • Cozinhe à parte 6 ovos, que servirão apenas para enfeite juntamente com azeitonas e rodelas de cebola.
  • Coloque a massa em uma panela de barro e a leve ao forno, retirando-a quando a espuma estiver bem coradinha.


    Desfiadeiras de Siri


Fontes e informações:

Associação das Paneleiras de Goiabeiras
Rua Leopoldo Gomes Sales, Goiabeiras Velha, Vitória-ES
Telefone: 27 3327-0519

Cooperatia das desfiadeiras de siri
Telefone: (27) 3233-7595
Address:
Rua Felicidade Correia Dos Santos 668
Vitória, Espírito Santo 29030


Nenhum comentário:

Postar um comentário