Testando meus dotes artesanais. Meu coração dividido em duas terras |
Lembre-se de levar pao para os patinhos. |
Consegui uma vaga no curso de norueguês em Agosto e desde então batalhando para entender essa língua maluca. Tem dias que estou desanimada porque parece que não sei nada, que não aprendi nada apesar do esforço. A língua norueguesa ou o "norsk" do nosso ponto gramatical é pobre pois não há regras, basta decorar e aja decoreba. A professora diz porque é assim e você tem que decorar. ("Du må pugge"). E acredite é tão difícil aprender o português de forma correta com tanta regra e explicação, imagine com tanta decoreba. entender uma língua que além de tudo é falada de traz para frente (aqui o verbo vem antes do substantivo).
Ouço muito a professora falar "você está pensando em espanhol", outro problema, porque todo mundo pensa que se você é brasileiro hablas espanhol? Gente nunca imaginei que fosse passar por isso na Europa, como tem gente na Noruega (principalmente, deve ser porque moro aqui) acha que brasileiro, argentino e boliviano falam a mesma língua. Em minha classe há uma boliviana e um chileno, me desdobro no portunhol (kkkk) para conseguir entende-los ou que me entendam, a boliviana fala inglês aí nos comunicamos mas o chileno um doce de rapaz não, "solamente" o espanhol e o norsk que estamos aprendendo. Então a comunicação e mega difícil as vezes. O resto da classe e uma moça do Yêmen, um polonês, e oito filipinos.
Bom nada muito de novo por aqui, um ano de muita adaptação, agora com Thor e Yoda aqui, são companhias para mim, e preciso aprender muito de norsk ainda. 17 de junho começam a ferias de verão. Não planejamos nada ainda, mas mu coração está dizendo, gritando Brasil sil sil sillllll. No final do mês é a celebração de 100 anos de minha avozinha e não vou poder estar lá.
O plano é aprender esse norsk para poder progredir por aqui.
A dica de passeio é aqui perto de casa, chamam-se Litlavatnet e Storavatnet. Ficam em Laksevåg e Fyllingsdalen.
Meus meninos são lindos. |
Thor e Yoda aproveitando o dia e o passeio. |
É simplesmente lindo, você se sente naqueles livros de contos de fadas prestes a se encontrar com um Troll ou Gnomo. São essas paisagens que me alegram,me sinto dentro do Geographic Planet, pena Bergen ser muito chuvosa, e aproveitamos pouco pois temos poucos dias de sol (lembrem ano passado foram 274 dias de chuva). Demos a volta total nos lagos, com os cães, a área também é ponto de pescaria. Levamos, toalha de pic-nic e nos sentamos a beira do lago,
Sidra e Sanduíches programa de feriado com o marido. |
Krohnegården, em Fyllingsdalen, ao pé de Løvstakk, uma montanha também ótima para fazer caminhadas e conhecer.
Adicionar legenda |
Ut på tur aldri sur. (ditado norueguês que diz que quem passeia nunca fica azedo.) |
Deixo aqui as fotos desse paraíso que encontrei aqui perto de minha casa e a dica de passeio em Bergen.
Essa é a entrada para a praia, a área de banho, entrei pelo outro lado mas esqueci de tirar foto da placa... |
A Primavera chegou e tudo fica mais colorido.
Esperando ansiosamente pelo verão ou mais dias ensolarados como esse, para aproveitar ainda mais pontos belíssimos da cidade de Bergen como esse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário