06 outubro 2011

Algumas coisas que deveríamos saber sobre o filtro solar

Sou leitora, e amiga a Dani do Blog Dona Pedrinha, e fazendo uma das minha visitas, eu li esse artigo que vou colar aqui na íntegra, porque me deixou chocada, e acho que as pessoas deveriam saber. Porque eu na verdade não fazia a mínima idéia. Como moramos em um país tropical, e temos sol praticamente a maior parte do ano temos como máxima o uso do protetor, porque podemos ter cancer, envelhecer precocemente e um monte de bla-bla.


E como atualmente passo a maior parte do tempo na áfrica, me preocupo mais, porque lá o sol é mais forte... Reclamo com o marido constantemente, eu tenho cuidado dobrado por ter tatuagens no corpo e tals. Eu fiquei chocada com as revelações do médico, que afirma que "pasmem", além de não ser eficaz, engorda! Sim estou chocada, por isso acho válido dividr por aqui, principalmente com o  verão aí na porta.

A página de onde tirei é essa aqui: Em entrevista concedida ao blog Arrase! O Dr. Lair Ribeiro faz revelações surpreendentes sobre o uso do filtro solar. Dados que nunca são divulgados, esclarecidos de maneira acessível pelo consagrado médico e autor.
Os filtros solares não funcionam?
Dr. Lair Ribeiro: Os filtros solares em sua maioria não funcionam e ainda engordam. Porque não funcionam: O que causa estragos na pele são os raios UVA, e a maioria dos filtros solares brasileiros só protegem contra os raios UVB. As pessoas usam filtros solares comerciais sem saber que não estão sendo protegidas dos raios que realmente causam os estragos: Os raios UVA. As marcas de filtros solares costumam citar na embalagem “proteção UVA/UVB” e logo em seguida citam algo como “proteção de largo espectro”. Isso quer dizer que a proteção UVB é a indicada no rótulo: FPS 15, 30 ou qualquer outro, mas a proteção UVA que é medida em PPD não existe, fica disfarçada com a tal frase “proteção de largo espectro”. Isso é uma forma genérica de não se dizer nada, uma forma de disfarçar a falta de proteção UVA.
E quanto ao fato do filtro solar engordar?
Dr. Lair Ribeiro: Engordam. Por exemplo, outro dia uma moça me mostrou com orgulho um tubo de filtro solar FPS 100, disse que havia pagado uma fortuna e que achava que agora estava protegida. E eu perguntei: Desde quando você está usando esse filtro? Há alguns meses.  E quantos quilos você engordou desde que começou a usar esse filtro? Ela parou, pensou e disse: uns sete quilos.
Isso é uma verdade que quase ninguém sabe isso não é divulgado. Os filtros solares brasileiros em sua maioria contêm como agente principal uma substância chamada 4-metil benzilideno cânfora (4-mbc). Essa substância bloqueia a função da tireóide e com isso a atividade estrogênica cresce, o nível de estrogênio aumenta. Em resumo: o 4-metil benzilideno cânfora é absorvido através da pele e desencadeia uma maior produção de estrogênio que é um hormônio feminino.
O aumento de estrogênio engorda e faz aparecer a celulite. Nos homens que usam filtro solar, ocorre o aumento do tecido mamário e o arredondamento dos glúteos, dando-lhes uma forma típica do corpo feminino. O homem fica com ‘peito e bunda’. Além desses fatores, o 4-metil benzilideno cânfora é altamente cancerígeno. Por todos esses motivos, o 4-metil benzilideno cânfora é uma substância que está proibida em muitos países, mas não no Brasil.
Podemos engordar mesmo se usarmos esses filtros solares comuns só em uma área pequena como o rosto?
Dr. Lair Ribeiro: Sim, dá no mesmo. O rosto é um lugar que absorve muito.
Existe algum filtro solar que não engorde?
Dr. Lair Ribeiro: Filtros solares que tenham Tinosorb como princípio ativo, já que essa substância protege dos raios UVA, não engorda e não é cancerígena.
O sol afinal é causador de problemas ou não?
Dr. Lair Ribeiro: Em 1903, o Dr. Niels Ryberg Finsen ganhou o prêmio Nobel de medicina estimulando o uso da luz solar na cura de doenças. Ele já sabia na época, que o sol desencadeia a produção de hormônio D3 (o que conhecemos como vitamina D, mas que na verdade é um hormônio). A partir daí, muitas doenças foram tratadas com a luz solar. Hoje sabemos que a vitamina D é o hormônio mais poderoso no corpo humano, e é responsável por controlar pelo menos 10% dos genes do corpo de uma pessoa.
Atualmente, existe uma deficiência de vitamina D nas pessoas. Elas acordam, entram no carro na garagem sem sol, dirigem até o trabalho onde passam no mínimo 8 horas sem sol, voltam para casa à noite. Não tomam sol, e quando tomam, tomam com medo, se instalou uma paranóia de que o sol faz mal, tomam sol cheias de filtros solares que não bloqueiam o que realmente causa danos: raios UVA. As pessoas têm medo de ficar com melanoma (câncer de pele) se tomarem sol, mas paradoxalmente, quanto menos as pessoas tomam sol no mundo, mais cresce a incidência de melanoma e de cânceres diversos como de pulmão, próstata, colo, e de doenças como o diabetes, o raquitismo, doenças cardíacas, perda de dentes. A incidência dessas doenças aumenta na medida em que as pessoas se afastam do sol. O sol diminuiu e o melanoma aumentou. As pessoas não sabem que a maioria dos casos de câncer de pele aparecem em áreas onde não se toma sol: área interna da coxa, axilas, etc.
E como se proteger do fotoenvelhecimento?
Dr. Lair Ribeiro: De nada adianta tentar combater o fotoenvelhecimento usando filtros que não protegem dos raios UVA. Além disso, o que mais envelhece o ser humano é a falta de produção de vitamina D. Entre os 20 e os 70 anos de idade, o ser humano vai perdendo a capacidade plena de produção de vitamina D, o que só é conseguido tomando sol diariamente, e não fugindo do sol como as pessoas vêm fazendo. Usar um filtro que proteja dos raios UVA ajuda muito também.
Como escolher um filtro solar eficiente e que não engorde?
Dr. Lair Ribeiro: Filtro solar eficiente é o que tenha proteção UVA e UVB. Pouco adianta usar um filtro que proteja somente contra raios UVB. E filtro solar que não engorda não deve conter 4-metil benzilideno cânfora (4-mbc).
Como saber se o filtro escolhido protege contra os raios UVA?
Dr. Lair Ribeiro: Para começar, as pessoas já erram jogando dinheiro fora com filtros solares com altos índices FPS sem saber o que estão fazendo.
Para entender corretamente, FPS é o índice que determina o tempo em que uma pessoa pode ficar ao sol sem ficar vermelha. Se eu for explicar de uma maneira acessível seria assim: uma pessoa vai para o sol ao meio dia, de biquíni, liga o cronômetro e marca quantos minutos leva para sua pele começar a ficar vermelha. Vamos dizer que a pele dela começou a ficar vermelha em 20 minutos. Se essa pessoa resolver usar um filtro com FPS 15, isso quer dizer que sua pele estaria protegida por um tempo 15 vezes maior: 20 X 15 = 300. Nesse caso isso daria 300 minutos ou 5 horas, o que significa que com esse FPS essa pessoa poderia ficar ao sol por 5 horas sem ficar vermelha.
Se a mesma pessoa resolvesse usar um filtro com FPS 70, estaria protegida por 15 X 70 = 1400 minutos, ou 20 horas. Mas quem fica 20 horas sob o sol? As pessoas gastam dinheiro com filtros de FPS elevados sem se darem conta de que isso é inútil, dinheiro indo pelo ralo abaixo. Uma pessoa comum não fica 20 horas sob o sol, quando muito, fica em torno de 4 ou 5 horas. Assim, usar um filtro solar de FPS 70 no caso dessa pessoa, é uma besteira, uma idiotice. Se vc costuma ficar entre 3 e 4 horas no sol, um filtro solar FPS 8 ou 10 é mais que suficiente. O erro já começa aí.
O índice FPS indica quanto o produto protege contra a radiação UVB. O índice PPD indica quanto o produto protege contra a radiação UVA. As pessoas estão acostumadas a ver qual é o FPS, mas o que elas devem checar mesmo é se no rótulo do produto consta o PPD, ou seja, o fator de proteção contra raios UVA. Somente se estiver escrito o PPD no rótulo, o produto será útil contra os raios UVA.
Qual o índice PPD adequado para proteção contra raios UVA?
Dr. Lair Ribeiro: O índice adequado de PPD é sempre aquele que estiver numa quantidade em ao menos metade do índice FPS. Por exemplo, se você comprar um filtro solar com FPS 30, o fator adequado de proteção PPD será 15. (metade de 30 = 15). Verifique sempre na embalagem se constam esses dois índices: FPS e PPD. Se só constar o FPS, não adianta nada.
Como usar corretamente o filtro solar?
Dr. Lair Ribeiro: Primeiro, usando um filtro que proteja dos raios UVA. Segundo, fazendo uso do filtro de modo adequado: vá para o sol, tome em torno de 20 a 30 minutos de sol sem protetor e somente após esse período passe o protetor, com fator entre 8 e 15.

E  o que fazer, pois ja andei dando uma olhada nos que tenho em casa, e já notara que eles são mesmo "gordurosos" pois sempre que passo no meu rosto aparecem bolhinhas, e não tenho espinhas. Além do mais eles não falam nada de PPD e UVA. Temos que olhar com mais cuidados os filtros solares #ficadica

4 comentários:

  1. Polêmica, hein!

    eu sei que as índices de proteção de UVA e UVB são diferentes
    UVA são os raios que causam câncer
    UVB são os raios que causam queimaduras
    mas será que existiria tantos profissionais falando em uso de filtro solar p/evitar câncer se realmente não protegesse?
    eu acho (não tenho certeza) que além do FPS os filtros têm proteção UVB tbm..mas vou buscar informações sobre isso mesmo, pq eu uso filtro solar no rosto todos os dias realmente para evitar envelheimento e câncer..e se for para usar sem estra realmente protegido, não adianta nada, né

    e eu vejo mesmo mta gente comprando e se gabando de comprar um protetor solar com FPS altíssimo..e nem sabem que estão pagando caro atoa..a diferença de um 15 para um 30 ou 50 é mto pequena
    eu sou bem branquinah e uso FPS 15 e não me queimo...não pago caro em um FPS alto sabendo que o 15 é suficiente (mas eu confesso que no rosto eu uso 30..hehe)

    sobre engordar..."será?"...vou buscar informações tbm
    é curioso

    mto bom e polêmico seu post, pois td mundo confia piamente no FPS, né

    ResponderExcluir
  2. Oi Patrícia, obrigada pela visita. Pois é um assunto muito polemico, por isso resolvi partilhar, pois devemos realmente ter as informações corretas, o que falta quanto a relação do Filtro Solar, porque vejos muitas pessoas comprarem o fator 100 e será que isso existe? E mesmo para aguçar as mentes, fazer com que pensemes e questionemos.

    ResponderExcluir
  3. Oi carol...menina tô bege..engorda??? ta explicado meu peso.rss quando eu morava no BR vivia com as fusa cheia de protetor solar....rsss mas amiga continuo gorda mesmo quase 6 meses depois de Noruega sem usar nenhuma gotinha por que sol aqui écoisa rara.rss será mesmo??? que engorda? rsss legal as dicas e esclarecimentos... bjs..eu salvei seu blog nos meu favoritos gatona quando vc postar novas coisas ja to aqui de plantao viu??? bjuxxxxxxxxxx.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Wilqui! O seu já esta la na minha lista também. Olha em Luanda tem sempre sol, mas como nao saio muito de casa, fico quase sem ver! Agora consegui mudar para uma casa, da pra sentar no quintal e pegar o sol da manha e tals! Bom em Bergen, quase não vejo sol também, chove a maior parte do ano lá. Isso é horrivel! kkkk.Bjs.

    ResponderExcluir