06 outubro 2011

Criatividade Norueguesa

O marido vive dizendo que norueguês inventou isso, fez isso ou aquilo. E para mudar um pouco de assunto resolvi fazer uma pesquisa via web sobre as tão importantes criações e averiguar se isso é mesmo verdade. 



Começando então pelo mais famoso (eu so descobri depois que comecei a namorar com ele), sabe quando te dá uma vontade imensa de comer uma fatia de queijo e você só comprou aquele em barra, você corre para a gaveta da cozinha e "tchan-tchan-tchan" você agarra o cortador de queijo.... Pois é o cortador de queijo foi inventado por um norueguês, o Thor Bjørklund em 1925, sua produção em massa começoua apenas em 1927, e ele teve a idéia com base na plaina de carpinteiro. 


Uma outra invenção que eu particularmente nao vivo sem, pois adoro é o aerosol (uso perfumes, desodorante ambientador...). O primeiro spray aerosol pode foi inventado em Oslo em 23 de novembro de 1926 por Erik Rotheim , um norueguês engenheiro químico.A patente foi vendida a uma empresa dos EUA para 100 mil coroas norueguesas. Os Correios norueguês comemorou a invenção através da emissão de um selo em 1998.





Outra invenção foi a Turbina a Gás (pode ser erroneamente associada ao combustível utilizado. A palavra gás não se refere à queima de gases combustíveis, mas, sim ao fluido de trabalho da turbina, que é neste caso a mistura de gases resultante da combustão). Turbinas a gás são amplamente empregadas na propulsão de aviões e outros tipos de aeronaves, ou seja sem essa otima invenção no teria conhecido o meu amor (não da pra cruzar o atlantico a nado, ou de barco - demora muito!) Em 1903, Elling egidio, foi capaz de construir construir a primeira turbina a gás que foi capaz de produzir mais energia do que os necessários para executar seus próprios componentes, o que foi considerado uma conquista em um momento em que o conhecimento sobre a aerodinâmica era limitado. Utilizando compressores rotativos e turbinas produziu 11 cv (maciça para aqueles dias). Seu trabalho foi mais tarde usado por Sir Frank Whittle(1930: Sir Frank Whittle patenteou o projeto de uma turbina a gás para propulsão a jato . O primeiro uso bem sucedido de seu motor foi em abril de 1937.)

Clipe criado pelo noruegues
Essa invenção possui controversias,  o clipe de papel.
De acordo com o Museu de escritório, a primeira patente para um clipe de arame dobrado de papel foi premiado nos Estados Unidos para Samuel B. Fay, em 1867. Este clip foi originalmente destinado principalmente para colocar etiquetas em tecidos, embora a patente reconheceu que ela poderia ser usada para anexar documentos juntos. Fay recebeu 64.088 patentes dos EUA em 23 de abril de 1867. Embora funcional e prático, design Fay, juntamente com os 50 outros projetos patenteados antes de 1899 não são considerados uma reminiscência do design moderno paperclip conhecida hoje. Um outro projeto de clipe de papel notável também foi patenteado nos Estados Unidos por Erlman J. Wright em 1877. Este clip foi anunciado na época para uso em jornais de fixação. O tipo mais comum de fio clipe de papel ainda em uso, o clipe de papel Gem, nunca foi patenteada, mas foi mais provável de produção na Grã-Bretanha já no início dos anos 1870 por "The Gem Manufacturing Company", de acordo com o especialista americano em tecnologia inovações, o professor Henry J. Petroski .  Ele se refere a um artigo 1883 sobre "Gem Paper-Fasteners", elogiando-os por ser "melhor do que os pinos comuns" para "unindo artigos sobre o mesmo assunto, um maço de cartas, ou páginas de um manuscrito ". Uma vez que o artigo 1.883 não tinham ilustração deste início de "Gem", pode ter sido diferente a partir de clipes de papel moderna desse nome. A mais antiga documentação de sua existência é uma propaganda para "Paper Clips Gem", publicado pela Cushman & Denison, 172 9th Avenue, New York City, em O Livro Keeper, agosto 1894, p. 6. Em 1904, Cushman & Denison registou uma marca para o "Gem" nome em conexão com clipes de papel. O anúncio declarou que tinha sido utilizado desde 1 de março de 1892, o que pode ter sido o momento da sua introdução nos Estados Unidos. Clips de papel ainda são às vezes chamado de "clips Gem", e na Suécia a palavra para qualquer papel clip é "jóia".
Um norueguês , Johan Vaaler (1866-1910), foi erroneamente identificado como o inventor do clipe de papel. A ele foi concedida patentes na Alemanha e nos Estados Unidos (1901) para um clipe de papel de desenho similar, mas menos funcional e prático, porque faltou a última volta do fio. Vaaler provavelmente não sabia que um produto melhor já estava no mercado, embora ainda não na Noruega. Sua versão nunca foi fabricado e comercializado nunca, porque o Gem superiores já estava disponível. 
Muito depois da morte de seus compatriotas Vaaler criou um mito nacional com base na falsa suposição de que o clipe de papel foi inventado por um gênio não reconhecido norueguês. Dicionários norueguesa desde a década de 1950 ter mencionado Vaaler como o inventor do clipe de papel, e que o mito mais tarde encontrou sua maneira em dicionários internacionais e grande parte da literatura internacional sobre os grampos de papel. Vaaler provavelmente conseguiu ter seu design patenteado no exterior, apesar da existência anterior de mais clipes de papel útil, porque as autoridades de patentes na época eram bastante liberais e recompensavam qualquer modificação marginal de invenções existentes.  Johan Vaaler começou a trabalhar para Alfred J. Bryns Patentkontor em Kristiania em 1892 e mais tarde foi promovido a gerente de escritório, cargo que ocupou até sua morte. Interessante é que como o funcionário de um escritório de patentes, ele poderia facilmente ter obtido uma patente, na Noruega. Suas razões para aplicar no exterior não são conhecidos, mas é possível que ele tinha uma confiança exagerada em sua própria invenção e queria garantir os direitos comerciais a nível internacional.
O criador do mito norueguês clipe era um engenheiro da agência de patentes nacionais que visitaram a Alemanha na década de 1920 para registrar patentes norueguês naquele país. Ele se deparou com patente Vaaler, mas não conseguiu detectar que não era o mesmo que o então comum clipe tipo Gem . No relatório dos primeiros 50 anos da agência de patentes, ele escreveu um artigo no qual ele proclamou Vaaler ser o inventor do clipe de papel comum. Esta informação encontrou seu caminho em algumas enciclopédias norueguesa após a Segunda Guerra Mundial. Em 1989, um clipe de papel gigante, de quase 7 metros de altura, foi erguido no campus de uma faculdade comercial perto de Oslo, em honra de Vaaler, 90 anos depois de sua invenção foi patenteada. Mas este monumento mostra um clipe Gem tipo, não aquele patenteado por Vaaler.A celebração da pretensa origem norueguesa do clipe de papel culminou em 1999, cem anos depois Vaaler apresentou o seu pedido de patente alemã. Um selo comemorativo foi emitido naquele ano, o primeiro de uma série para chamar a atenção para a inventividade norueguês.

Outra invençao que é otima para quem adora pedalar, o elevador de bicicletas, também foi inventado por um Viking. Na Noruega e muito comum ver pessoas deixando os carros na garagem, e pedalar para o trabalho, escola ou ate faze compras.O Trampe elevador de bicicletas (norueguês: Sykkelheisen Trampe) é o primeiro e, atualmente, apenas levantar bicicleta, no mundo. O protótipo foi construído em 1993 em Trondheim, e ainda está em serviço a partir de 2005.  Para usar o Trampe, um keycard tem que ser comprado ou alugado. Veja como é facil e util:




 

 A chave cartão, foi inventada  por Tor Sørnes (nascido em 11 novembro de 1925) é um inventor, engenheiro e inventor do primeiro bloqueio Chave cartão regravável (o VingCard) eo bloqueio Chave cartão de banda magnética. Então cada vez que você vai a um hotel e recebe aquela chave magnética (que é mais facil de carregar) deve agradecer novamente aos norueguêses.




Criador e criação
Aqui uma explicação do que é.
A Rottefela, um nome engraçado mas se você gosta de esquiar (esporte que ainda não aproveitei) deve saber do que se trata, literalmente se traduz ratoeira, foi inventada por Bror (1900-1985), nascido em Kristiania em 1927. Ele era um engenheiro mecânico, inventor e industrial. Ele a criou, na noite anterior a uma corrida de cross country, com peças de uma bicicleta velha, forjadas na lareira. O invento impressionou ate o principe herdeiro Olav, que são ligações para as botas nos esquis. 



Fontes: Estavanger Expatsats, Wikipédia

3 comentários:

  1. eu não entendi mto bem como funfa o elevador de bicicleta....ele prende o pé em algum lugar e essa coisa sobe puxando a pessoa e a bicileta junto?
    e se a pessoa desequilibrar e cair?.....vai ser arrastado?
    tenso..não me pareceu mto seguro

    ResponderExcluir
  2. ahhh...eu vi outro vídeo do elevador de bicicleta e entendi como funciona...o pé é apenas colocado em cima ....
    gostei...mto bom...dá para se locomover facilmente de bike pela cidade
    aqui na minha cidade eu não ando mto de bike pq é mto montanhosa...se houvesse um elevador desse..eu andaria +,...certamente

    ResponderExcluir
  3. A sim, eu achei a invenção super, não é na minha cidade, por isso só vi mesmo pelo Youtube, mas acho que ajuda, pois subir ladeira de bike não é pra qualquer um! Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir