14 outubro 2011

E a reta virou curva

A avenida Nossa senhora da penha, é uma das mais movimentas em Vitória/ES. Foi nomeada em homenagem a padroeira do estado, Nossa Senhora da Penha, e também porque ao longo é possível visualizar o Convento da Penha, em Vila Velha, cidade vizinha. Por seu formato reto, os capixabas, apelidaram a avenida de Reta da penha. É um lugar movimentado, com varias lojas, escritórios, grandes supermercados, e dois Shoppings os primeiros de vitória (que hoje em comparação ao Shopping Vitória, parecem apenas galerias). É um dos símbolos da cidade.

E sempre foi uma reta. É tanto um lugar privilegiado e valorizado que a Petrobras, escolheu construir sua sede na tal avenida. Até aí tudo bem, só faria valorizar mais o local. Ledo engano, por conta da construção da sede da estatal, no meio da reta, foi construída uma CURVA! Sim, a prefeitura, modificou o layout original da avenida, colocando uma curva, para que as pessoas pudessem fazer um contorno, ou como se diz lá na 'terrinha" inversão de marcha. O secretário de Desenvolvimento da Cidade, Kléber Frizzera, quando questionado a respeito da necessidade da criação da curva responde: O convento da Penha já não dava para ser visto mais ao longo de toda a avenida devido à construção de vários prédios na via. Além disso, somente uma das pistas foi alterada. A outra continua com o eixo viário sem alteração".A questão é que não houve por exemplo uma reunião com moradores da área, ou sequer com os moradores de Vitória, para tal modificação que causa impacto, já que haverá um estreitamento na pista, que é usada e já fica engarrafada nas horas de grande fluxo de tráfego. O Ministerio Público foi chamado para resolver isso, já que a avenida não possui título de patrimônio histórico, mas faz parte da história do capixaba. Tal mudança, passou também a ser motivo de piada entre os capixabas: "Não sei agora se chamo a avenida de 'Curva da Penha' ou 'Barriga da Penha'", relata um morador.
 O que fica agora, é a mudança, (acho que depois de tanta obra e modificação não será mudado para o original), pois trata-se de um mudança feita pela prefeitura de vitória junto com um empresa estatal, quem é que vai resolver isso? Eu acho que ninguém, pois está tudo em "casa".
Fonte: G1

Um comentário:

  1. Oi linda adorei o seu blog =) me visita tb *.* vou te add ;} assim podemos fazer amizade =) beijinhos

    ResponderExcluir