01 junho 2012

17 de Maio em Haugesund


Muito frio, mas muito feliz!

17 de maio

Essa é a data mais importante no calendário norueguês, comemora-se o dia da Constituição Norueguesa, ou comumente chamado o dia da Noruega. A constituiçãoo norueguesa foi inspirada na declaração de independência dos Estados Unidos e pela Revolução Francesa. E um país Monárquico, onde o Rei é o Chefe de Estado, e o Primeiro-Ministro é o chefe de governo, diferente do Brasil, onde o Presidente acumula ambos os cargos.
Mas eu não vim aqui discursar sobre a Noruega  como se faz em aulas de geográfica e história (por mais que adore tais matérias!)
Vim falar da minha primeira vez! Sim da primeira vez que passo esse dia importante na Noruega. Existem primeira vez para tudo! E essa foi ótima.

O povo norueguês, comemora mesmo o dia 17 de maio de todos os anos, mesmo havendo frio, chuva e mais o que vier! Esse ano decidimos passar na Noruega, e tentar esquecer um pouco dos problemas em Luanda.
fomos para Bergen, onde pela primeira vez recebemos os Sogros, para conhecer o apartamento (apesar de muitas coisas estarem encaixotadas, organizamos o outro quarto para eles dormirem, enquanto muitas das outras caixas foram colocadas no outro quarto que ainda não está em uso).
Eu adorei poder recebe-los pelo menos uma vez em minha casa, já que sempre nos recebem quando vamos a Noruega para vê-los.

Chegamos no Domingo a noite e nos pusemos a trabalhar para colocar coisas no lugar. Na segunda pela manhã fomos fazer compras, ah como adoro estar em Casa seja no Brasil como em Bergen, e ótimo a variedade de coisas que encontramos, as verduras lindas, frescas. Escolher corretamente o corte da carne, peixes frescos, e as flores? Ah como são lindas! Infelizmente o mercado em Luanda e muito limitado, não só pelos autos preços, mas pela falta, ainda tenho que trazer muitas coisas de casa, incluindo remédios.
Os noivos para o bolo!
Uma boa surpresa, foi que finalmente achei os Novinhos que eram para ficar sobre o bolo de casamento, e os novinhos que tinha comprado para a mesa de doces, estava no armário do Jan em uma das prateleiras, encaixotados ainda, deixamos lá com medo que se quebrasse na mudança! E acabamos por não usa-los no casamento!
Fiz um jantar com carne de porco assada, saladas e batatas cozidas (não pode faltar para o Sogro)! Sobremesa sorvete com salada de frutas! E mais tarde o famoso bolo com café!
Fomos para Haugesund no dia 16 a tardinha, o dia estava lindo, sol e não muito frio como eu sinto quando estou em casa.




O casal com o cachorro para a mesa de doces.
















Dia 17 amanheceu chovendo! Mas nada de desânimo, fomos acordados com fogos de artifício imitando tiros de canhão, ás 07 da manhã. 





Daqui em frente ao apartamento dos sogros (e uma pequena ilha), houve a salva de tiros.



Aqui as bandeiras da Noruega e de Haugesund juntas na entrada de uma das casas. 



Estava congelando! rsrsrs
Tulipas Vermelhas foram plantadas na praça, lindas!



Um casal de Bunad.


A parada começou!





Aproveitando o desfile com o Marido. Tem no minimo 10 anos que ele nao vai a uma parada!










Essas são Tailandesas que fizeram parte do desfile. Mostrando a comunidade Thai.

Eu juro que essa banda tocou samba, com direito a paradinha!

Esses são rapazes que fazem trilhas são de Karmoy, uma ilha perto de Haugesund, foi la que nos casamos. 

Manobras Radicais!

Esse é o clube de dança, que passou contagiando e convidando todos a dançar!




Como chovia muito, esperamos para nos aprontar, fomos para a praça central ver as crianças se apresentarem, apesar de muito frio e uma chuva fina (garoa) a praça estava cheia e muitas pessoas usavam o Bunad, um traje típico Norueguês usado por homens e por mulheres, nele você identifica de que área você é, ou seus antepassados. Eu quero um, custa caro, pois os adornos usados são todos feitos de prata, e lindo. O Marido disse que me daria um, já falei que na época do casamento eu queria me casar com um, porque vi ouvi a historia e achei fantástico, pois se trata de uma tradição mantida até hoje pelo povo.

Algumas mulheres de Bunad.

 Ás 15 voltamos para praça para ver mais parada, dessa vez dos adultos e adolescentes. Eu me diverti, todos orgulhosos vestidos como se fossem para uma gala assistindo a grande Festa do povo Norueguês. Sim, todos vestem-se com roupas vistosas, se não estiverem a usar o Bunad, normalmente os rapazes usam Ternos e as mulheres vestido, eu usei um lindo azul com branco, e um casaco azul por cima, sapatos altos vermelhos, mas não esperávamos um tempo tão frio, eu quase congelei, tive sérios problemas para dormir a noite depois! Senti muitas dores nas pernas e garganta por conta da “friagem”.
Muitas famílias Norueguesas apreciam nesse dia pratos tipicamente noruegueses, não foi o meu caso, comemos pães e bolos (comida normal).
Meu modelito Vermelho e Azul, apesar do frio me diverti muito.

E impressionante o espirito nacionalista do povo Norueguês, que sia as ruas no 17 de maio, chova ou faça sol para comemorar o dia da constituição. E fiquei pensando que é mesmo muito triste o Brasil não comemorar da mesma forma, pois pro exemplo sofremos muito até ser independentes, e mesmo assim as pessoas não vão em massa ás paradas segurando a bandeira ou trajando as cores! Os noruegueses mesmo fora do seu país comemoram de alguma forma, aqui em Luanda tem um almoço típico, uma “parada” e um coquetel mais tarde com o embaixador da Noruega, que por sinal muito simpático.
Tinha muita gente!

A Embaixada brasileira em Luanda não faz muita coisa, além de ser uma embaixada, nunca teve festa alguma comemorando o 7 de setembro ou 15 de novembro, da ultima vez que perguntei disseram ter muitos brasileiros trabalhando aqui. A embaixada americana faz jantares, (todos pagam-se entradas) e convidam não só a comunidade americana que aqui está como também convidam outras nacionalidades. A única empresa que mantém uma tradicional festa aqui é a Odebrecht que faz todo ano a festa junina mais famosa de Angola, este ano será no dia 02 de junho. Eu já comprei meu ingresso, é uma festa de caridade para ajudar no projeto Kambas do Bem, que a empresa mantém aqui para ajudar famílias carentes.
Festa terminada, a sexta foi calma, ficamos até domingo para podermos ver a cunhada e família dela, fomos embora no Domingo a tarde, empacontar as coisas e embarcar novamente pra Luanda.
A viagem foi cansativa, e volto novamente a minha procura pelo Pluto, com a fé em Deus de que vou encontra-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário