27 dezembro 2011

Envelopes de Salmão


Decidi seguir um dos conselhos da minha mãe, e me esforçar para comermos peixe pelo menos uma vez por semana. Nem que pra isso seja peixe enlatado! Normalmente vejo muito peixe congelado, e aqui eles vendem o peixe bem diferente do que estou acostumada no Brasil, em Vitoria, podemos comprar peixe fresco limpo, praticamente saindo da agua. Aqui quando vamos ao mercado, o peixe não é muitop fresco, as vezes congelado e descongelado, e eles "serram" o peixe todo sem limpa-lo, uma vez gastei 2 horas limpando um Pargo que comprei, porque o intestino estava todo grudado em todos os lugares, tinha areia no peixe e tudo mais. Nossa foi um pesadelo principalmente para mim que não sou fã de peixe, ter que limpa-lo por tanto tempo para servir um jantar para os colegas do Jan foi uma missão quase impossível.

Natal la em Casa

 Apesar de estarmos "sozinhos" em Luanda, o Natal foi bom, sexta dia 23 ficamos 3 horas no mercado e não conseguimos achar ovos ou batatas, sim aparentemente os angolanos "detonaram" o estoque de ovos e batatas porque faz parte do prato popular que se come no dia 24 á 00:00 sim eles ceiam como nós. Os noruegueses não! O Sábado começou com um cheiro de Peperkaker no ar, sim no ano passado quando estávamos em casa, fomos ao Ikea e ganhamos um pote de 1kg da massa para cortar e assar. Como em Luanda não achamos isso, trouxemos na bagagem, e a massa ficou ali guardada até dia 24 pela manhã, e aí "estiquei a danada" e cortei com uns cortadores fofos que temos, também comprados no Ikea, de bichos selvagens da Noruega como rapozas, alces e esquilos. Assei e  sentamos no quintal para comer, até aí tudo bem.

26 dezembro 2011

Uma Cama nova para o Pluto

 Eu sou muito do estilo Faça você mesmo, e tinha comprado um tecido fazia um tempinho para fazer uma cama para o Pluto. Na verdade foi antes do casamento da viagem, e como fiquei enrolada antes de viajar acabou ficando guardado, essa semana, estava olhando e falei nossa que vergonha, eu não sou uma ás na costura mas, me dei de presente esse ano uma maquina de costura, não é uma singer mas parece que ela borda e tudo (se eu sobesse manejar era uma dádiva kkkkk).
Eu sei mal mal fazer custura reta e quero aprender mas infelizmente não tive oportunidade de fazer uma curso! Eu sei bordar, fazer crochê, falta costurar e aí estarei a perfeita Amélia , kkkk. 
Brincadeiras a parte, eu tinha comprado um tecido daqueles africanos para fazer uma cama para o Pluto, e já tinha passado da hora. O mais engraçado é o nome verdadeiro do tecido, eles chamam o danado de Samacaca, e aqui é usado para decoração (toalhas de mesa, almofadas, cortinas, o que a imaginação mandar), ele não tem muita durabilidade, mas traz um pouco da identidade dos africanos, eles fazem até os trajes tipicos africanos com eles, e na rua vende-se, pois ainda á gente que o usa enrolado como se fosse uma saia, ou para "enrolar" as crinaças nas costas, fazer uma "mochila" nas costas também pra carregar as coisas. É interessante como o pano é versátil. Eu tentei pesquisar na net (tem uma semana que estou com o artigo aberto para isso), mas não achei a história do tecido, porque do nome e tal. Mas poucas pessoas mesmo em Angola sabem o nome real do tecido, apenas o chamam de tecido africano. Engraçado e que quando fui na loja comprar o senhor me disse " vai levar só samacaca hoje?" eu olhei para o sujeito que já um senhor, e ele estava sério, e perguntei: " o senhor está me xingando?" e ri porque fiquei super sem graça... O tecido que comprei tem leões na barra é um azul marinho, comprei porque achei bonito e também é o signo do marido. Quando ganhei o Pluto, não tinha maquina então peguei um lençol que não usávamos e costurei uma toda a mão, mas o Pluto acabou rasgando porque ele morde arrasta a cama como se fosse um brinquedo. 
Essa é primeira "cama", ele mordeu muito, tinha zíper e ele arrancou!

E quando peguei a cama, para pegar o "recheio" para passar pra cama nova, olha o que ele fez!



O resultado não ficou muito bom, porque não sou expert no assunto, mas deixo aqui o link de uma cama legal pra fazer usando uma saia, sim reciclagem e tem outro que usa mala antiga para fazer a cama do seu pet. Eu ainda penso em comprar mais um pedaço de "samacaca" e fazer um "braço em volta da cama para torna-la mais atrativa do que o sofá para o Pluto, porque quando saio, ele deita no sofá, bem onde costumo sentar e fica me esperando. Fiz duas camas, para ele uma fica na sala e uma fica no meu quarto onde ele dorme.

20 dezembro 2011

EU ME SINTO TÃO SOZINHO!

Achei esse texto na minhas andanças sedentas por todo tipo de explicaçãoe como o unico isntrumento que tenho, e nem sempre tão certo pois é falho como tudo, muito falho por estar perdida em um continente perdido no tempo, onde é normal e necessário um gerador de energia, mas os meninos na rua brincam com Ipads e games, e as moças usam produtos de ultima geração para continuarem "bonitas, como unhas de porcelana, é aqui você pode fazer esse tipo de trabalho até na calçada com um vendedor ambulante. Um mundo de constrastes, e estava lendo e lendo e achei um belo texto e vou partihlar por aqui. Espero que apreciem. o texto retirei do Blog Patricia Mellodi do outro lado da lua

Isso não é uma carta penosa de desabafo sentimentalista, talvez seja uma tentativa de contato imediato de último grau comigo mesmo e com os amigos que gostaria de ter aqui agora nesse momento esquisito.
Talvez possa ser você a pessoa que eu preciso pra conversar. Será que pode me entender? Será que pode sentir o que eu sinto? Ver o que eu vejo? Se “sensibilizar” com as regras desse planeta?
Eu estou tão sozinho! Minha voz parece fraca, distante, minhas ações com pouca força, meus planos irrealizáveis, meus conceitos sem validade e minha língua é o latim, língua morta. Somente o meu pensamento atravessa muros e procura o mundo com outros desejos, com outros valores. Quem serão meus verdadeiros conterrâquios? Onde eles estão? Procuro um amigo que possa me ouvir, que possa junto comigo construir “coisas” imperecíveis. Adoro essa palavra, Imperecível! Nela eu encontro o verdadeiro sentido de imortal. O desejo da imortalidade não está no corpo, mas no pensamento. O pensamento, creio eu, ser a única coisa que resta depois da morte. Pensamento= a Alma.
Sou ignorante das coisas da vida na terra, dos livros, das artes, da ciência, mas sinto o desejo de possuí-las, de penetrá-las, de gozar desse universo de sabedoria incessante: -“Quando mais se sabe menos se sabe”.
A minha solidão vem do fato de que eu não vivo muito feliz no raso. Nunca quis morrer na praia!
Mas voltando ao pensamento, pensamento lembra idéias, idéias = a criatividade e criatividade sugere novo e novo= a futuro, o futuro = a esperança que é = a VIDA e não há vida em silêncio. “O verbo se fez carne…”.
Na verdade não existe nada novo, tudo é uma síntese, uma nova leitura, uma negação de alguma coisa já preexistente, mas de certa forma qualquer tentativa inventiva é vida, por isso é novo.
Disse “inventiva” e não “cópia”!
Não existe nada mais morte e solidão que um mundo de repetições, de repetições no raso. Vejo com esses olhos que Marte há de comer, um redundante desejo raso de “possuir” a vida.
E nós num tal de homeostase como disse o biólogo!
Preciso de amigos que tenham nave! Amigos que não concordem comigo, mas que mirem na mesma direção, na direção do alto.
Estamos envelhecendo! Quem se habilita a tomar chá olhando as estrelas?

19 dezembro 2011

Porque nos distanciamos dos amigos?

Ha muito tempo li esse texto acho que ainda era adoslescente. E procurando por alguma coisa na net achei esse. e vou postar aqui tal e qual, o blog é esse Duro e Liso espero que gostem.

Houve uma vez dois amigos:
Eles eram inseparáveis, eram uma só Alma. Mas por alguma razão seus caminhos tomaram dois rumos distintos e se separaram.


E ISTO INICIOU ASSIM:
Eu nunca voltei a saber do meu amigo até o dia de ontem, depois de 10 anos, que caminhando pela rua me encontrei com a mãe dele.
A comprimentei e perguntei por meu amigo. Nesse momento seus olhos se encheram de lágrimas e me olhou nos olhos dizendo:

18 dezembro 2011

Aprendendo

 

Cadê a Amizade



A vida moderna traz muitos confortos, hoje não é preciso mais sair de casa ou levantar-se da frente do computador, para ter bebidas geladas e comida em casa, você pode pedir on-line. Praticamente se pode fazer tudo on-line, incluindo namorar. Sim foi como conheci meu marido. Na época eu passava no mínimo 8 horas na frente do computador estudando para concursos (não dispunha de todos os livros necessários para os estudos) e achei que como não estava saindo muito e das vezes que saía não tinha sorte no amor, era uma opção a ser tentada. Hoje gasto quase as mesmas horas na frente do computador, mas para matar a saudade, estou longe da família dos amigos, e em Luanda não tem muito recursos de diversão, estou novamente ligada no computador por muitas horas. 

14 dezembro 2011

Pluto a Casa Torna!


Estamos em Luanda, hoje faz uma semana que voltamos da viagem á Lisboa, fomos buscar meu lindo labraor chocolate dos olhos de mel. Estava sentindo uma saudade imensa, nos ultimos dias, por ele ter ficado doente no hotel, eu só chorava, principalmente á noite quando ia para cama.