13 janeiro 2011

O sorriso abre portas?

Eu sou uma pessoa que sorri mesmo quandoe está triste, e que sempre tenta fazer quem esta triste sorrir, mesmo que para isso pareça uma louca, palhaça ou algo do gênero. Mesmo que o Jan acorde mau humorado e procurando pela calça preferida e sabe que está para lavar. Tentao achar o sorriso mesmo se a situação parece a primeira vista difícil e triste. Me lembro bem que no minuto que soube que meu pai tinha falecido, a minha atitude foi sorrir, no velório tentava receber as pessoas sorrindo. E fui levando a minha vida sempre assim, tentando sorrir. Pois acredito e sempre acredite que um sorriso, abre portas. Sim e porque não? O sorriso esta lá, um simples movimento da boca e lá está ele, é de graça e não dói.
E não fica por aí não o sorriso traz benefícios:  Ele previne doenças, estimula o cérebro, rejuvenesce, liberta-o, exercita o corpo, combate o estress, auto-afirma a positividade e aproxima-nos dos outros. Ops, é aí que há uma falha e logo você verá porque.
O sorriso é uma característica humana, os animais não sorriem como expressão de felicidade. Do contrário se um leão te mostrar os dentes acho melhor você correr! O  sorriso pode fazer com que você  ilumine o dia de alguém. Talvez até melhorar o dia de alguém, acredite nesse poder. Mas moro em um lugar que isso na verdade funciona um pouco diferente. Pra começar que aqui não se comprimenta as pessoas. Quando chego no supermercado ou passo pelo porteiro do prédio ou na quitanda da esquina, se digo Bom dia ou Boa tarde, as pessoas logo se espantam,  e te olham de um jeito estranho como se fosse de outro planeta. E se respondem algo de volta pra você sim respondem: “Sim, obrigado (a)”, e continuam a fazer o que lhe bem entendem. As pessoas aqui não são cordiais. A grande maioria claro, são poucas as pessoas nativas que são cordiais e com as quais mantenho contato, na verdade 1 pessoa. Na verdade passei da fase de tentar fazer amizade com pessoas daqui. O motivo tem sempre algo em troca (e odeio esse lance de 2ª ou 3ª intenções). O fato é que as pessoas nessa cidade não sorriem, andam sempre de mau-humor, pouco te olham direito. Para algumas pessoas isso é bom, e sempre questionei como assim, pessoas que não se comprimentam ou  não sorriem. Mas eu tento passar por cima e la vou eu, sorrindo e comprimentando as pessoas (algumas veze fico constrangida porque não me respondem). E a algum tempo  descobri porque os enstrangeiros que aqui estão a mais tempo que eu, não sorriem tanto. Os nativos, porque? Eles logo querem se aproveitar do seu sorriso. Como? Cada vez que você sorri, dá a eles a impressão de bondade, e faz com que eles te peçam dinheiro. Sim aqui as pessoas mesmo que trabalham andam por aí em qualquer lugar pedindo dinheiro. Sério, não importa se estão a vender peças nas ruas, vender nas lojas ou trabalhando como porteiros, seguranças ou na limpeza de shopping, lojas e locais públicos. Passei por tal situação inusitada várias vezes e acabo ficando sem graça e constangida. Aqui não só os “pedintes “ de rua, como chamamos pedem dinheiro, as pessoas nas lojas também pedem.
Estava saindo do supermercado a um tempo atrá, com minhas compras, e aqui quando saimos das lojas e afins, temos que mostrar a nota fiscal, para que os seguranças  confiram as compras para saber se o que estou levando foi realmente pago. È muito estranho já que eles não olham realmente as sacolas, mas mensuram a quantidade de sacolas pela quantidade de intens na nota que o caixa te deu. E numa dessas vezes a segurança estava la conferindo minha nota, desejei-lhe boa tarde, ela me respondeu: “Sim, obrigada” e me pediu por 100Kz, para quem mora em Luanda sabe que isso é muito pouco e mal se paga um coca-cola ou gasosa como se chama por essas bandas., eu ainda fiquei sem entender. e perguntei: "O que?". O problema não foi o montante, mas sim a pessoa que me pediu, uma segurança, em seu posto de trabalho, o que significa que ela é empregada e tem um salário. Disse que não tinha e saí com minhas compras, fiquei muito indignada. Sei lá, é tão estranho uma pessoa que tem trabalho e tal, pedir dinheiro para pessoas que nunca viu. Pois é, mas sinto que se não tivesse sorrido e desejado boa tarde nada tinha acontecido. Outro dia estava dentro do carro e vi uma das “zungueiras” (mulheres que vendem coisas pela rua, dentro de grandes bacias, que são carregadas na cabeça), e ela tinha uma garotinha linda, de aproximadamente 2 ou 3 anos, a menina uma fofa, com a mãe sentada na beirada da rua vendendo mangas. Eu fiquei olhando a garotinha enquanto os transito não fluia, o que aconteceu ela sorriu para mi, sorri de volta e ela estendeu a mãozinha pendindo algo. A mão logo olhou para mim, e pediu dinheiro, dizendo que precisavam comer. E fazendo gestos, que logo a pequenina também imitou. Seguimos meu caminho, e fiquei com a cena na cabeça, uma pequenina que acho não saber o valor do dinheiro, ja sabe pedir dinheiro, como gente grande. Aos poucos tenho deixado de sorrir, tenho aprendido a tentar ignorar as pessoas, sejam na rua ou em supermercados. Pois sorrir para muitos significa a oportunidade de pedir algo em troca. Sigo em frente, desejando que tudo melhore, e que as coisas mudem. Que as pessoas sejam mais cordiais e como isso o sorriso volte a reaparecer sem grandes pretenções, apenas com o de iluminar e alegrar o dia de alguém.

3 comentários:

  1. Oi Carol, estreando aqui nos comentários do seu blog. Concordo que as pessoas devem ser mais gentis umas com as outras, sorrir é ótimo, abre portas, passa uma mensagem positiva, de aceitação. Mas sinceramente acho que vc sorri assim, mesmo quando deveria respeitar seus sentimentos de dor e tristeza porque vc precisa de aceitação dos outros.

    Não é uma crítica, é só uma observação. A história da funcionária te pedir dinheiro eu achei absurda. E nesse caso o seu sorriso gratuito e sincero acaba tendo outro significado para eles aí. Sorrir abre portas, encurta a distância entre as pessoas e é por isso que eles acabam te pedindo dinheiro.

    Pelo que sei sobre a vida aí, é um círculo vicioso, "sou miserável, pobre, tenho menos que vc, portanto vc TEM que me dar algo". NÃO, não tenho que dar nada. Uma coisa é ser caridoso, poder fazer algo dentro das nossas posses também, outra é ser extorquido porque as pessoas se valem da própria condição social, da própria miséria.

    Seja mais seletiva para quem vc sorri querida, não se abra tanto. Sorria sim, mas observe antes para quem vc direciona esse sorriso. Aqui na Noruega eu não passo por isso pois a situação é outra, mas mesmo assim eu não fico com as canjicas arreganhadas para todo mundo não... hehee.. :) Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Dani, obrigada pelo coments, pois é com o tempo estou aprendendo muita coisa aqui. E estou começando a selecionar mais as pessoas para tudo. Meu circulo de amigos e pessoas com quem mantenho contato também. Beijocas.

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol tudo bem?
    Sou amiga da Dani e ela me indicou seu blog, to adorando seu cantinho, quanto ao seu post...
    Sorria, sorria sempre, mesmo que fique banquela sorria...hehehe
    Sinplesmente selecione seu sorriso, nem todos o merece!
    Sorriso não tem valor, então não passe para que o acha que pode comprar...

    obs: sou sua mais nova seguidora e te convido a dar uma passada no meu cantinho.
    http://betestrom.blogspot.com/

    Beijos e felicidades mil pra vc.

    ResponderExcluir