08 julho 2013

17 de Maio





Desfile com Cheer Leaders, eu adorei ve-los sempre trazem algo diferente.


Minha prova com o Bunad, e a gentil senhora que o bordou
Minha sogra e o marido, ao fundo a Igreja Matriz de Haugesund
Essa no meio é a Torunn, dona do Petra Lovvig Broderi e Bunadsforretning.
Esse ano fomos novamente para Noruega para celebrar com a sogra o 17 de maio um feriado muito importante para a nação norueguesa. Apesar de relutar em sair do calorzinho do Brasil, deixar a reforma da casa e minha mãe sozinha. O marido quis que eu fosse, imagina te comprei um Bunad e temos que busca-lo e você precisa prova-lo. A próxima oportunidade de usa-lo seria no ano que vem.
La fui eu, pra Noruega, sabia que estaria frio, pela experiência do ano passado no mínimo sentiria tanto frio que nem sentiria os dedinhos dos meus pés pior, o salto, ficar horas na parada de salto. E se chovesse mais difícil seria.






Chegamos em Bergen pela manhã do dia 15 fizemos  nem desfrutamos da nossa casa, sim a pior parte de ficar fora tanto tempo e que nunca consigo relaxar no meu próprio sofá de pijamas sem ninguém para perturbar! E seguimos como de costume para a casa da sogra, só que desta vez nem conseguimos nos comunicar com a sogra, mas tínhamos o Bunad para pegar o meu e o do meu marido! Foi engraçado vestir toda aquela roupa, ficou um pouco folgada mas não se usa muito apertada também, não existem botões são broches de prata e correntinhas de prata e todos os acessórios, compramos com uma simpática mulher que tem a loja como hobby, ela trabalha como psicóloga em um hospital de Haugesund, no final ela me ofereceu um anel de prata muito fofo que fazia parte dos trajes e que combinava com o meu!
O Bunad do marido precisou ser trocado, pois ficou muito apertado! Mas tudo foi resolvido a tempo da grande festa norueguesa do 17 de maio, como já esperava choveu, mas não sei se foram as camadas de roupas ou se porque estive muitas vezes esse ano no inverno na Noruega eu não senti tanto frio, foi até normal, mas a chuvinha não faltou a parada, e fomos la conferir a parada de 17 de maio.
Eu acho bonito as pessoas ainda celebrarem as datas importantes e as vezes queria que no Brasil fosse assim no 7 de setembro pelo menos em vitória o movimento na parada e fraquinho e confesso não vou por lá desde criança, se há chuva então aí é que o povo fica em casa,diferente dos noruegueses que aguentam o mau tempo e o frio. Tinha muita gente disputando um lugar na parada apesar do friozinho e da chuva.
Apesar de muitos não aprovarem o uso do Bunad por uma estrangeira, a senhora da loja Torunn, e a senhora que fez os bordados do Bunad adoraram a idéia de eu querer um, inclusive uma Australiana que passava férias na Noruega tinha encomendado um para a gala (dia 17 de maio).
O Bunad da direita tem mais de 100 anos!

O Marido ficou muito bonito com o dele, não quis um na época da confirmação como é costume dar aos jovens, a irmã dele tem um mas não usa, não celebra o 17 de maio, prefere ir a um lugar em Stavanger com a família, é um penhasco famoso pelas bandas de lá.
A festa é sempre bonita, esse ano senti-me um pouco mais bem vinda a festa, talvez porque tenha conhecido a Torunn e a família que celebram e assistem a parada na loja com alguns quitutes e champagne. Impressionante, como elas gostaram de me ver vestida e disseram que fiquei linda. A sogra também aprovou. Munidos de Guarda-chuva, fomos esse ano apreciar a parada.
A página da loja você encontra aqui, onde tem os contatos e o endereço da loja, lá se pode comprar tudo a prata e o Bunad, que é feito sob encomenda, existem para crianças alguns já prontos.

Esse cãozinho fofo é o pet da Torunn que todo ano também veste o Bunad.
Eu e o marido na praça central de Haugesund. Ao fundo se vê o Tribunal de Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário