10 julho 2013

Da Praia as montanhas





17 de maio se passou e incrivelmente o sol saiu. Brincadeira isso, ter dias lindos de sol, (que para mim não se desperdiçaram desta vez), enquanto o dia mais importante para os vikings foi gelado!
Primeiro vou esclarecer, não os dias de sol por lá não são aqueles como no Brasil ou na África, sim, eu tive oportunidade de sentir 30 graus de sol. Uau, super feliz, tivemos picolé e sentamos na varanda da casa da sogra e olhamos o canal ou o “sund” entre Haugesund e Karmusund.


Após o 17 de maio fomos “turistar” pelas terras. E no dia 18 pegamos o carro, o sol estava lindo, dirigimos Noruega a dentro e fomos até Røldal, engraçado que apesar de estar um sol lindo as temperaturas chegarem nos 30, Noruega a dentro ainda esta gelada, fugindo da costa e indo para o interior ainda tinha muito gelo e montanhas branquinhas, já se viam os animais fora pastando como ovelhas, vacas e até cavalinhos, mas não tive sorte de ver animais silvestres. A paisagem é linda, as estradas calmas, poucas pessoas na rua, em alguns locais como são típicos do inverno como chalés para quem esquia estavam vazios e quase tudo fechado. A primeira parada Langfossen, a 5 maior cachoeira da Noruega, linda, a estrada passa perto dela, e sente-se a agua gelada, o friozinho, a névoa de agua que se forma cobre a estrada, e aquele frescor que sentimos ao chegar perto de uma cachoeira, há os que dizem que é uma das melhores do mundo, parada obrigatória para quem passa por lá, fica no município de Etne na Noruega, tem 600 metros e deságua no Åkrafjorden.

Langfoss, Etne.

A agua fria (lógico vem das montanhas geladas …)  não a faz menos bonita. Estávamos empolgados e dirigimos o dia todo com a sogra e paramos em Røldal, uma cidade pequena dá pra contar as casas que se vê, como se fosse um vale, onde ecoa as muitas quedas de agua formadas pelo degelo nas montanhas, onde se olha vê-se pequenas quedas escorrendo sem parar do alto da montanha, ainda muito gelo por lá, o marido diz que no inverno fica lotado porque muitos querem esquiar, e Etne, Røldal são localidades de férias não muito distantes de Haugesund, Stavanger ou Bergen.
Røldal Stave Church
Eu não sei se gostaria de viver por ali, comentei com o marido, acho que todos se conhecem (os moradores é claro) e sabem onde moram, roldal fica na junção de 3 “estados,”  Hordaland, Rogaland and Telemark e faz hoje parte do município de Odda.
A minha impressão é de que era uma vila bem pequena, que na maior parte do ano fica vazia, com bastante idosos, e um mercado, 2 restaurantes/lanchonetes que fazem parte da área de camping, e um posto de gasolina, ótimo para um filme de terror ou um serial killer se esconder rsrsrsrs. 

Brincadeiras a parte já eram 15 da tarde e meu estômago roncava, na lanchonete não tinha muito o que comer, era salsicha e pão, ou salsicha e batatas tipo rufles (fora do Brasil, ao pedir pratos lembre-se de ler bem, porque nem sempre é batata frita, talvez venha aquelas chips mesmo no prato), e não quisemos encarar, bebemos um café para esquentar, admiramos a vista de montanhas e muita agua cainda e aquela calmaria onde se poderia ouvir um alfinete caindo, e voltamos de onde viemos.

Essa bandeira fica na frente de um albergue, que estava fechado, há chalés por lá e areas de camping 
 
Minha sogra e marido
Meu almoço/jantar
Na beira da estrada entre Odda e Røldal, há um albergue que deve lotar no inverno com fãs de esqui, mas estava fechada, dirigimos até Åkrafjordtunet que fica após Langfossen, onde há um charmoso restaurante, loja de suvenir e supermercado no meio do nada, e comemos, com uma vista linda , de água e montanhas, a sogra mas o marido comeram um prato de frios e risgrøt, eu como  estava com uma fome gigantesca pois mal tinha tomado café da manhã, queria algo salgado e gostoso! Escolhi um hamburguer com batatas fritas acompanhado de Villa um refrigerante de lá que lembra um pouco o gosto de Baré, quem tomou isso quando era criança levanta a mão .\o/
(há mais e a dieta? Você pergunta e eu posso te responder depois de uns dias comendo pão no café, almoço e jantar você esta com o estômago roncado, isso tudo fica para trás).

Essa foi a vista que tivemos enquanto comíamos, do Åkrafjord


Sterk talerken, o almoço que o marido e a sogra pediram.
A viagem foi linda, e depois de barriguinha cheia, admirar a vista, voltamos para a estrada rumo o Haugesund, e no meio do caminho uma parada para admirar um tipo de gado originário da escócia que tem sido uma grande aposta para os fazendeiros da Noruega pois não precisa ser recolhido em galpões quando neva, ele é ”cabeludo” como um poodle, e suporta bem as intempéries. 
Mas para mim lembram aquelas vaquinhas que a gente vê em desenho animado ou na propaganda de leite ou queijos, pois dá até pra fazer penteados nas ”mimosas”.

 
Higland Cattle ou gado das terras altas.
Pela primeira vez, depois de tanto reclamar marido, me levou para passear e conhecer os lugares, e pela primeira vez fiquei tempo suficiente para apreciar o ”calor” nórdico. 
 Voltamos para casa, cansados mas felizes, eu marido e sogra.
Chegamos a tempo de ver um lindo por do sol em Haugesund.

Essa é a barca que vai de Haugesund-Stavanger/Stavanger-Haugesund.
Por do sol em Karmusundet

Voltei com a esperança de que amanhecesse com  Sol no outro dia para podermos fazer outro passeio e turistar mais, aproveitando o solzinho na terra viking.

Nenhum comentário:

Postar um comentário