15 novembro 2013

Pra quem não gosta do Brasil

Sou sim patriota com todos defeitos o Brasil é meu lar, onde nasci, foi onde o destino guiado por Deus me colocou.
Mesmo sendo piegas, não sou cega e sei que aqui como em qualquer lugar tem problemas. Mas pelo que tenho visto em minhas viagens  não há lugar como nosso lar. E a cada viagem sinto mais saudades do Brasil da nossa gente!

E porque não moro no Brasil, no meu caso tenho um marido que não é daqui e que não tem trabalho aqui ... E não posso simplesmente dizer a ele mude-se já... Ja que quando nos conhecemos e começamos a namorar a única promessa que ele me fez foi: "posso tentar arrumar uma vaga no Brasil". E por isso aceitei encarar o "rojão" de morar em Luanda.
A moça da reportagem veio 2 vezes ao Brasil, e foi assaltada brutalmente 2 dias após chegar ao Rio, lugar que ela adora e considera se estabelecer. 
 O mais marcante é o final da reportagem, vale a pena ler e repensar se você não dá valor no Brasil ou quer se mudar daqui.


Americana assaltada e agredida no Rio diz que polícia é preguiçosa


Reanna posa com a bicicleta, antes de ser assaltada (Foto: Reanna Leitaker/Arquivo pessoal)

A californiana Reanna Leitaker havia desembarcado novamente no Rio de Janeiro há dois dias quando andava de bicicleta, na tarde de quarta-feira (13), no Arpoador, na Zona Sul do Rio, e foi assaltada. Agredida por um grupo de 20 pessoas, quase desmaiou antes de perder o veículo que usara para passear em países como Estados Unidos, Canadá e Inglaterra — onde jamais havia sido roubada. Ficou impressionada com a ação, mas, sobretudo, com a polícia. Ou com a ineficácia dela. "Ninguém fez nada, isso me deixou mais chateada", lamentou.
Reanna chegou a entrar numa viatura para relatar o crime, mas, tão logo, foi avisada que dificilmente reaveria a bicicleta. Indicou o caminho por onde teriam fugido os criminosos, mas foi ignorada. Os policiais disseram que iriam investigar os vídeos dos prédios da Rua Francisco Otaviano, onde ocorreu a ação. Descrente da promessa, foi de prédio em prédio para tentar rever as imagens e identificar os criminosos. "Achei eles [PMs] preguiçosos. Eles não queriam fazer nada. Não confio na polícia daqui. Depois disso, nunca vou confiar", resumiu.
Pela segunda vez, a americana foi vítima de um roubo no Rio. Há dois anos, a turista — hoje moradora — aprendeu a limitar a rotina por conta da insegurança. "Assim que cheguei na cidade, levaram meu celular. Não sabia que não se pode andar na rua com o celular. Aí você vai conversando com as pessoas para aprender o que pode e o que não pode fazer", explicou.
Aos 29 anos, a consultora de contabilidade pode se dar ao luxo de viajar a trabalho. Dos amigos que fez na cidade, "quase todos foram assaltados". Ela, no entanto, já se diz carioca e quer ficar.


"Todos os brasileiros que conheço querem morar fora. E me perguntam: 'por que você quer morar aqui? Tem violência, ladrão, corrupção...' É por causa das pessoas. Elas sabem como viver", respondeu.Tirei daqui a reportagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário