04 novembro 2010

CASAMENTO

Apesar de não parecer, eu quero me casar como manda a tradição de branco na igreja.E  eu e meu noivo, temos falado muito sobre o assunto, mas diferente de mim ou dos brasileiros, os noruegueses não marcam tudo com uma vasta antecedência de um ano, e cá estou eu para avisar que já marcamos o casório para o próximo ano em julho, verão na Noruega, não podemos nos casar no Brasil na Igreja  somos de religiões diferentes, eu católica ele Luterano como a maioria dos noruegueses. Na minha última visita a Haugesund, me deparei com uma igreja linda, que se assemelha ás igrejas dos filmes romanticos : Avaldsnes kirke(Igreja Avaldsnes) a igreja Viking também conhecida com Sts Olavs Church (Igreja de Santo Olavo), é uma igreja medieval em Avaldsnes na ilha de Karmøy em Rogaland, na costa oeste da Noruega.
Esta igreja tem sido um marco para os marítimos que passa pelo Estreito de Karmsund de 750 anos possui um  cemitério a volta dela.
A  ocupação almã na II Guerra Mundial tornou-se dramática para a igreja. Os alemães afirmaram que a torre alta foi usada como um marco para  aviões aliados,  nas proximidades sobrevoar o estreito de Karmsund para soltar bombas na água. Governo alemão exigiu o que o  campanário fosse demolido. Muitas pessoas estavam envolvidas na tarefa de salvá-lo, e convenceram os alemães a deixár toda a igreja camuflada  com madeira! Isso era para ser feito em cinco semanas, mas todo o trabalho durou um ano
È uma das maiores igrejas ao longo da costa da Noruega. Outro fato curioso é que ela possui um grande marco na sua lateral  que acabou por entortar com o tempo até quase tocar o telhado da igreja, saga diz que "O dia do Juízo virá quando a pedra entra em contato com a parede da igreja". Uma história popular nos diz sobre o ministro em eras passadas subia o monumento e quebrava a pedra quando chegou perigosamente perto da parede da igreja!
Eu achei a igreja linda, escrevemos para lá e hoje recebemos um email com tudo marcado já. Vou me casar na Igreja Viking!
Agora falta resolver o vestido, a decoração buquet e festa.
Na Noruega não se faz festas grandiosas, como estamos acostumados a ver na tv ou no Brasil.
Eles servem um jantar com pratos típicos, ou na casa da familia  ou em algum lugar que posso comportar os convidados, outra coisa, lá são poucas pessoas, convidam -se os pais, alguns amigos não mais que 30 pessoas,e não aparecem convidados de surpresa, a festa é formal, não tem esse negócio de Dj e salão com mesas e tudo mais. Estive agora em um casamento e eles são bem mais simples que no Brasil mas muito bonitos, tem discurso dos noivos, e padrinhos, lá quem leva as alianças é o padrinho, então é só um de cada lado mesmo, a igreja não é decorada com flores para todos os lados. Mas eu gostei, a cerimônia é mais íntima, mas não deixa de ser bonita pelo motivo em si. 
Aqui o casamento de um amigo do Jan

Aqui a mesa de doces, não faltam bolos gostosos da culinária norueguesa
aqui a mesa do jantar
A cultura norueguesa difere muito da nossa, eles jantam ás 15:00 e não comem duas refeições quentes como nós, então o almoço e o café da manhã são basicos, saundwiches e frutas. O casamento foi ás 15:00 ou 16:00 da tarde, jantamos ás 18:00 no máximo na verdade, outra coisa bem legal é que como era verão tivemos luz do sol até tarde, só escureceu mesmo ás 21:00, eu ficava perdida parecia ainda ser 18:00 da tarde. Por causa disso quando chegamos, perdemos a balsa para ir a Haugesund, pegamos a última lá pelas 22:00 porque ainda tinha sol e eu arrumando as coisas, esqueci que na verdade era tarde...
Bom o importante de tudo isso é que decidimos pelo menos a data e o local do casório. Bom no Brasil estamos planejando fazer a festa de comemoração do casamento para nossa familia e amigos.

Um comentário:

  1. Uau Estamos no Aguardo, mesmo sem convite, tenho q ir para Paris na mesma época, então talves verificando minha agenda terei uma brecha.. Bjs.....Leonardo

    ResponderExcluir