01 novembro 2010

Seu cão pode ser alérgico a você

Em minha pesquisa também á respeito do Pluto (meu lab) eu achei esse outro artigo muito interessante, que na verdade me surpreendeu, até eu ter meu lindo Moreno de olhos cor de mel! É uma dica para as pessoas.
Tucson, Arizona (Arizona Daily Star, 25/mar/2008) – Claro, há pessoas alérgicas a cães.
Mas cães alérgicos a pessoas?
Com certeza. Pergunte a Phooey (atenção à pronúncia:FUI ).
A Shar-Pei de seis anos de idade, uma “princesa”, segundo sua dona, Pam Escobar, adora cafuné. Mas se Phooey não tomar comprimidos duas vezes ao dia e vacinas anti-histamínicas a cada duas semanas, ela se coçaria e lamberia. MUITO!
Reações alérgicas caninas a dander (proteínas encontradas na pele, saliva e urina) humano são relacionadas a problemas de pele e não incluem espirros.
Phooey, a Shar-Pei de seis anos de Pam Escober, é alérgica a muitas coisas, inclusive a pessoas. Ela toma comprimidos duas vezes ao dia e vacinas contra alergia a cada duas semanas. Antes da cadela de 23 kg ser diagnosticada, ela se lambia as patas e se coçava muito, chegando até a arranhar sua córnea.
Foto: Mamta Popat/Arizona Daily Star

"Nunca é uma reação óbvia e direta”, disse o Dr. Tom Lewis, veterinário de Phoenix especializado em dermatologia, que já diagnosticou diversos casos em Tucson. “Eles vão se coçar e adquirir uma série de infecções secundárias. Alguns podem ficar em situação realmente miserável”.

Lewis percebeu que por necessitar de tempo e exposição, o cão médio tem de dois a cinco anos antes de começar a ter reações ao dande humano.
Antes de ser diagnosticada, Phooey lambia as patas e chegou a arranhar sua córnea devido a suas alergias. A cadela, de seis anos e 23 kg toma remédios desde que tinha sete meses. Em 2004, Escobar testou Phooey para 62 tipos de alergenos (agentes que causam alergia); Phooey se mostrou alérgica a 61 deles.
"Fiquei pasma, pensei ‘Meu Deus, essa pobre cachorrinha vai ser torturada para o resto da vida”, disse Escobar. “É muito triste mesmo”.
Tratar as alergias de Phooey custa 17 dólares ao mês em comprimidos mais 230 dólares a cada seis meses pelas injeções.
Com os remédios, Phooey é um cão diferente.
"Ela fica totalmente sob controle”, diz a dona. "Já me disseram que ela é uma porta-voz das alergias — mesmo convivendo com elas, Phooey é tão bonita!”
O site da Dermatology Clinic for Animals, www.dermvet.com, tem uma série de informações sobre animais alérgivos e fotos de antes-e-depois.

Alergia ao dander humano está longe de ser incomum. Na Dermatology Clinic for Animals de Gilbert, 42 a cada 100 testes apresentaram animais – cães em sua grande maioria – com alergia ao dander humano. As responstas a cada um dos 69 alergenos testados eram graduados de zero a quarto, e os 42 animais positivos tiveram pelo menos um nível 2 para a alergia a dander. Os gatos, assim como cães, também podem ser alérgicos a dander humano.

Lewis disse que os cães de raça são mais suscetíveis que os mestiços para esse tipo de alergia. Labradores, goldens e alguns terriers estão entre as raças mais prováveis a apresentar reações alérgicas a dander humano.
Sylvia e Larry Fox, proprietários de uma gráfica rápida, têm Boston terriers há 32 anos e há 4,5 são donos de Bosco.
"Depois de seis meses com ele, percebemos que ele se coçava muito”, disse Sylvia Fox, ressaltando que a ingestão inicial de Benadryl “não fazia efeito nenhum”.
Sylvia lembra que Bosco coçava tanto as orelhas a ponto de quase arranca-las for a e lambia tanto as patas que apareciam feridas.
O regime medicamentoso de Bosco inclui um comprimido diário, seja um antibiótico, um anti-histamínico ou Prednisone; remédio para os olhos uma ou duas vezes por dia, banho medicamentoso uma vez por semana e injeções anti-alérgicas duas vezes ao mês. Além disso, sua dieta se baseia em coelho com batatas e seus petiscos, batatas chip sem sal ou temperos.
Escobar diz que as pessoas frequentemente se espantam quando ouvem que Phooey tem alergia ao dender humano.
"As pessoas nunca ouviram falar nisso”, diz Escobar, cujos dois outros Shar-Peis também tomam comprimidos contra alergia. "Todos sempre querem saber como descobrimos e como lidamos com isso”.
Lewis vem fazendo baterias de testes de alergias, inclusive a dander humanos, há cinco anos.
Os tratamentos para alergia ao dander humano incluem remédios à base de cortisona, injeções, banhos e exposição restrita.
"Muitos dos tratamentos humanos para alergia se aplicam em cães”, diz Lewis. “Quando os cães vêm a mim, eles já foram atendidos por seus veterinários. Os donos entendem que é uma batalha, mas normalmente é controlável”.
A veterinária holística Judy Stolz crê que os casos de alergias em animais estão aumentando por diversos motivos: “Os animais estão cada vez mais doentes, a cada geração, devido à supermedicação, supervacinação e ração de baixa qualidade”, diz a médica, que tem 20 anos de atividade profissional. “Os cães, como as pessoas, tendem a ser alérgicos a muitas coisas” e a prescrição, para seus clientes, são remédios fitoterápicos e mudanças na alimentação.
Cães para os alérgicos

Raças de cães hipoalergênicas são aquelas consideradas mais adequadas a quem sofre de alergia. Embora produzam dander, a quantidade é tão pequena que muitas poucas pessoas apresentam sintomas de alergia quando expostas ao contato com essas raças. Porém, nenhuma raça é 100% hipoalergênica. Com a recente moda em misturas com poodles (goldendoodle, labordoodle, cockapoo etc.), é melhor optar por um cão de segunda ou terceira geração. Frequentemente filhotes de primeira geração não possuem características de poodle, o que os faz menos indicados para donos alérgicos. O melhor teste para determiner se haverá alergia é passer 20 minutos em area fechada e restrita com o cão (carros são o ideal). É um teste simples que pode poupar o dono de corações partidos no futuro.


David Cappelli recentemente adotou Turbo, um basenji. Trata-se de uma raça Africana conhecida por ser hipoalergênica.

Cães hipoalergênicos produzem menos dander e as pessoas tendem a ter menos alergia em sua presença. Foto: James S. Wood/Arizona Daily Star

Veja abaixo a lista dos cães hipoalergênicos:

Airedale Terrier
American Hairless Terrier
Barbet
Basenji
Bedlington Terrier
Bichon Frisé
Bolonhês
Border Terrier
Bouvier des Flandres
Cairn Terrier
Cão D’Água Espanhol
Cão D’Água Português
Chinese Crested Dog
Coton De Tulear
Dandie Dinmont Terrier
Fox Terrier Pêlo Duro
Goldendoodle
Greyhound
Havanês
Vizsla
Irish Water Spaniel
Kerry Blue Terrier
Lagotto Romagnolo
Maltês
Pastor Bergamasco
Pequeno Lebrel Italiano
Peruvian Inca Orchid
Poodle Miniatura
Poodle Standard
Poodle Toy
Puli
Samoyeda
Schnauzer Médio
Schnauzer Miniatura
Scottish Terrier
Shih Tzu
Silky Terrier
Soft Coated Wheaten Terrier
Teckel Pêlo Duro
Tibetan Terrier
Welsh Terrier
West Highland White Terrier
Yorkshire Terrier
Xoloitzcuintle

Pra quem tem vontade de adquirir um animalzinho, pense bem antes. E  uma ótima dica é adotar no Brasil ou no mundo exitem várias entidades com lindos animaizinhos esperando por você.



Nenhum comentário:

Postar um comentário