18 dezembro 2011

Cadê a Amizade



A vida moderna traz muitos confortos, hoje não é preciso mais sair de casa ou levantar-se da frente do computador, para ter bebidas geladas e comida em casa, você pode pedir on-line. Praticamente se pode fazer tudo on-line, incluindo namorar. Sim foi como conheci meu marido. Na época eu passava no mínimo 8 horas na frente do computador estudando para concursos (não dispunha de todos os livros necessários para os estudos) e achei que como não estava saindo muito e das vezes que saía não tinha sorte no amor, era uma opção a ser tentada. Hoje gasto quase as mesmas horas na frente do computador, mas para matar a saudade, estou longe da família dos amigos, e em Luanda não tem muito recursos de diversão, estou novamente ligada no computador por muitas horas. 

Mas o sinonimo da modernidade, ficar conectado, acho que atingiu a maneira direta de as pessoas lidarem com a realidade. Foi a época que para ver minha amiga, ia a casa dela, ou ficava horas no telefone, agora se preciso envio um e-mail ela me manda a resposta e assim ficamos sabendo das novidades uma das outras, eu converso com minha vó de 95 anos no skype, sim minha avó sabe lidar com o skype e assim conversa com os filhos e netos como eu que estamos distante dela. Até aí nada de mais. Mas as relações agora são diferentes, as pessoas já não querem amizades longas e duradouras. Querem algo superficial para o ali e agora. Foi se o tempo que ir ao Shopping ou tomar sorvete todos juntos era uma grande evento e me deixava animada a semana toda. Agora as pessoas estão sempre ocupadas, aliás vejo que há sempre uma desculpa para não se encontrar, para não fazer mais aqueles almoços onde todos juntos num sábado ou domingo. Os tempos mudaram e sinceramente sinto falta daquelas verdadeiras amizades que tive e muitas ainda se mantém, apesar da distância, na cidade onde nasci no mato grosso, tenho uma amiga maravilhosa que agora está casada esperando um belo menino, sempre mantivemos contato ate hoje, no começo por cartas e agora via facebook e orkut, mas a amizade permanece. Mas não tem sido assim comigo nos dias de hoje, as pessoas estão mais preocupadas com elas e esse papo de amigo, de ouvir e estar ali por você parece que ja passou, ninguém quer mais ser o amigo que da conselhos que partilha que se importa, todos estão tão ocupadas com a propria vida que passar um tempo com alguém alheio a marido/esposa, filhos parece impensável. E assim vão levando a vida, enquanto outros como eu sentem a falta de amizade de relações próximas. Tenho mais amigos virtuais hoje que amigos reais, e apesar de procurar o porque não acho, acredite tenho feito pesquisas, e vejo que isso não acontece so comigo. As pessoas preferem ficar em casa no computador TC do que conversar ao vivo com outras pessoas. E as famosas desculpas, “eu vou te ligar”, “sim vamos marcar um café”, “nossa não tive tempo”, isso ja esta ficando manjado e “aparece la em casa” sério isso não é convite. As pessoas agora só se aproximam das outras porque tem algum interesse, e até onde sei amizade não se trata disso. Trata-se de uma relação com uma  pessoa que gostamos muito, por vários motivos, e que desejamos passar algum tempo com ela, para conversar, interagir. Realmente sinto falta de passar aquele tempo despretencioso com amigos, falando as vezes só sobre o tempo. Viver em Luanda tem se mostrado muito dificil e sei que seria mais fácil com grandes amigos, mas infelizmente não os achei aqui, os que acreditei serem, se mostraram “interesseiros” como costumo dizer, e no primeiro momento que eu não concordei, ou simplesmente agora não útil mais. Sinto saudades da epoca que era facil fazer amizades e passar tardes agradaveis rindo ou brincando de bonecas. Um amigo escreveu um texto que acho otimo, e que deixo o link para que vocês possam ler um otimo texto. SentimentaLogico.
Esse sim e amigo de verdade! Quando pensou que nao iriamos mais no ver ate deixou de comer, Te amo Pluto!


4 comentários:

  1. CAROL, entendo demais esse seu texto-desabafo....e entendo também que você em nenhum momento está generalizando, mas falando de suas experiencias, e olha em vario pontos eu concordo plenamente com seu texto, podem dizer o que for, mas pra mim a internet as vezes é muito cansativa, ou melhor as pessoas virtuais, melhor dizendo, eu passei 4 meses dentro de casa, quando cheguei aqui na Noruega, foi muiiito dificil esses meses juro pra vc, eu nao tinha um unico amigo a nao ser meu marido que trabalhava o dia todo, e eu nao conhecia ninguem, nao falava NADA do idioma nem um oi eu sabia dizer, e nao estudava também, passei lonnnnnnnngas horas em frente o computador, procurando novos amigos e alugando os poucos que eu ja tinha, sendo que eles estavam no Brasil e tinham suas vidas nao podiam ficar ai retribuindo minah carencia, o facebook me ensinou uam coisa, é bom....é sim!! Mas quando nao substitue nada, como vc bem sabe temos amigas em comum via Fb, E olha essas migas me ensinaram que as vezes nós precisamos aprender a cmainhar sozinha, e isso nao quer dizer que nao teremos amigos, mas que as vezes realmente estamos sozinhos no sentido dependencia, eu adoro umas três meninas ali do nosso meio, amo mesmo, mas elas tb tem a vida delas, e é tao chato ficar grudado em alguém que parece ser livre e nao quer grudar em ninguém....eu FALO DE MIM..SOBRE MIM.....viu??? rsss nao me refiro a ninguém nao, falo agora de mim.....
    um belo dia eu sai de casa rumo ao meu primeiro dia de aula, e lhe digo foi maravilhoso, tocar as pessoas, sentir calor humano, olhar nos olhos, tentar falar prasaber de onde veio, quem era, depois comecei um estagio aqui e ai conheci mais noruegueses, e tb ja sei falar muito mais que um bom dia, foi facil??? nao minha amiga, nao foi....algumas vezes chorei, e muiiito, meu marido me consolou e disse: calma...espere...algumas coisas levam um tempo...respeite o seu tempo!! e ele tinha razao,hoje estou muito feliz aqui, e e sim tenho alguns poucos amigos REAIS....
    a internet é otima, mas tem alguém por trás de cada pc, como nós, que as vezes procura tb um amigo, alguém pradesabafar, ou nao só pra ir mesmo...vai de nós saber usar o meio. e claro ter muiiiiiita paciencia pra usar as poucas ferramentas disponiveis ali, na costrucao de uam amizade, nós duas mesmo, nao nos conhecemos ao vivo, tb nos falamos tao pouco né? embora estejamos no fb uma da outra....
    vc disse algo muito correto....
    amizade requer tempo, e muiiita dedicacao amiga, muita mesmo!!
    por isso, se hoje sei lá...vc se sentiu sozinha...ai
    saiba que vc pode sim, fazer bons amigos
    mesmo que virtual, claro é um processo mais lento,
    mas é possivel, estamos aqui a pra vc viu?
    quanto a cidade que voce mora, essa eu nem sei como ajudar, nao conheco, mas sempre leio que é muito dificil viver ai segundo vc.
    é uma pena.
    mas faca a diferenca, nada é 100% ruim, existe algo bom ai, tenho certeza, pense positivo,
    ja escrevi muiito deixei quase um outro post né?,rsss
    se vc precisar de uma amiga virtual minha lindona, mas muito real..tem aqui eu viu?
    espero ter colocado minha logica das coisas d eforma clara, pra vc nao se chatear comigo, falei mais d emim do que de vc rsss veja ai como uma amiga faz falta. rssss
    eu tb sinti falta, mas nao quero me concentrar que nao tenho aquilo ou isso, quero aproveitar o que tenho e ser grata ao que consigo.
    a vida se torna mais leve, quando agimos assim.
    um xerao viu?

    ResponderExcluir
  2. Wilqui obrigada! Olha o desabafo não e que não adore os meus amigos virtuais como você não viu e que sinto falta de ir ter alguns reais. Quanto a experiencias boas ja desisti de as ter aqui, cada vez que volto fico mais triste, espero poder ir logo embora daqui, ajeitar minha casa, organizar a minha vida e viver ao invés de ser coadjuvante nela. Obrigada pelo carinho. bjs. Bom domingo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol, olha eu entendo bem o que você quer dizer. Já me peguei pensando nisso várias vezes, eh incrível como as pessoas estão sempre ocupadas e com desculpas esfarrapadas.
    Eu tenho uma amiga aqui que diz que sente falta de amizades mais próximas, sabe aquele tipo de amiga que passa na nossa casa qualquer dia a tarde só pra conversar e comer um bolo,  liga a qualquer hora pra botar o papo em dia ou combinar um cinema ou ida ao shopping de última hora.
    Morando em outro país e sem amigos antigos eh mais difícil ter essa ligação mais próxima com as pessoas, acho que leva tempo mesmo. A internet acaba sendo um meio de comunicação e socialização importante né.
    Seria ótimo que de repente você conhecesse alguém legal por aí.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Carol! Pela visita e pelas palavras! Eu ainda tenho a net para "gritar" apesar da conexão nem sempre ser boa, mas e aqui que encontro apoio, mas sinto falta da epoca de ir tomar um café e conversar. Aqui por não ter onibus fico mais presa em casa também. e complicado mesmo.

    ResponderExcluir