01 novembro 2010

Feridas por Lambedura

Passeando pela Net, a procura de dicas e soluções á respeito dos Labradores me deparei com esse artigo, escrito pela Lililana no Blog Chá de Hortelã, e achei interessante pois sempre comento com minha mãe á respeito de tal comportamento dos cães. O problema é que a maioria das pessoas acha que é normal esse comportamento, eu não. Pois os cães são como nós, e a gente só fica enrolando os cabelos, chupando o dedo ou comendo as cutículas dos dedos (ou seja qual for sua mania) em excesso quando algo está errado.
Espero que gostem.

Não sei se vocês se lembram da Angelina. Ela é a cachorrinha que tiramos da rua há alguns meses atrás e que estava com câncer genital. Ela foi adotada pela minha empregada Andréia e está muito feliz. Porém teve que ser submetida a vários tratamentos de saúde e hoje foi tomar possivelmente a última dose de quimioterapia. A cirurgia de castração da Angelina já foi marcada para 21 de maio e isto encerrará minha participação no processo de resgate e adoção dela.
Mas não foi isso que eu queria contar para vocês. A razão principal de estar escrevendo este post foi que no veterinário encontrei uma senhora com um lindo labrador bege que tinha um problema de ferida na pata por lambidas. E a dona me contou que tanto ele quanto a fêmea labrador também estava lambendo muito a pata e tinha formado uma ferida enorme.
As Feridas por Lambedura são um sintoma de ansiedade e stress.
Se seu cachorro começar a se lamber sem parar, até se ferir, é que algo está deixando-o ansioso ou estressado.
Uma grande causa de stress e ansiedade nos cães atualmente é tédio. Os cães são seres muito inteligentes e assim como os humanos, precisam de atividade não só física mas intelectual ou mental, se preferirem. Precisam de desafios mentais. E o melhor passatempo mental para o humano e o cão é o trabalho, que o valorize e o dignifique. Além de inseri-lo no contexto social do local onde o cão mora. Qualquer cão, independente de raça ou tamanho ou idade é apto a trabalho. E cabe ao dono adaptar um trabalho ao seu cachorro.
Tomar conta da casa, acompanhar o dono enquanto arruma os quartos, vigiar as crianças, avisar quando chega visitas, trazer o jornal, latir quando chega fax (minha Zoe fazia isso), observar para que nenhum gato entre na propriedade (ou vaca, como no caso aqui do sítio), espantar gente do portão, avisar que o elevador chegou ao andar, fazer companhia enquanto você está cozinhando, tomar conta de você pela casa, etc e etc.. Enfim, tarefas que aparentemente não significam nada, podem significar muito para o cão. Podem ser a diferença entre o ócio e o trabalho digno reconhecido e apreciado. Mas o cão deve ser instruído para tal trabalho para que ele se sinta trabalhando calmamente e sem ansiedade e não se torne um ditador neurótico.
Por isso, mande com gentileza ele guardar a casa antes de você sair. Dê a ordem: tome conta da casa. Ele vai entender. Mande: fique ai enquanto eu cozinho. Venha, vamos para o quarto para arrumar as camas. Ele vai obedecer e vai gostar de estar cumprindo as tarefas que você determinar. Vai haver diálogo, você vai solicitar mais de seu cão e ele vai ficar mais esperto e estimulado intelectualmente. Quanto mais você pedir, mais ele fará. Mais ocupado ele estará, menos tempo de ansiedade tediosa. Mais tempo de relação saudável com o dono. E reconheça o que ele está fazendo. Agrade e fale como ele é bom cachorro quando ele cumprir as tarefas. Diga: muito bem, quando chegar em casa e reparar que ele tomou conta direitinho dela e nenhum malfeitor adentrou seu lar porque seu Yorkshire o afungentou. Levante do sofá e vá ver o porque dele estar latindo e te avisando que tem algo errado e o elogie por ser tão alerta. Uma hora ele aprende quando deve latir mesmo e quando é apenas o vizinho do apartamento do lado. Ele vai apenas seguir suas orientações.
Os cachorros são esponjas de aprender.
Como eu sempre digo, cachorro feliz é cachorro com trabalho, com responsabilidade. E eu também digo, cachorro quer é dono. Cachorro não quer outra coisa. Não quer espaços enormes, não quer luxos, nada. Quer apenas seu dono.
Essa é a outra grande causa de stress e ansiedade das feridas por lambedura: falta do dono.
E foi essa a causa do stress do casal de labradores da senhora no veterinário. Os labradores ficavam num canil longe da casa. Mal viam a dona. Já apresentavam as feridas, por solidão e tédio principalmente. Daí, ela resolveu soltá-los no jardim, mas não os deixa entrar em casa. Eles passaram a vê-la dentro de casa o tempo todo sem poder conviver com ela. As feridas aumentaram muito, nos dois cachorros. A dona tão perto e ao mesmo tempo, tão longe. Minha sugestão foi simples: deixe os cachorros entrarem. As feridas passarão. A bagunça inicial vai durar uns dias porque é novidade, depois, passa.
Dos meus 3 cachorros só o Tai, o chow-chow, apresenta feridas por lambedura às vezes. Ele se lambe quando chove muito e ele fica impedido de sair e ficar no posto de guarda dele na varanda por vários dias. Essa raça detesta água e com chuva ele se recolhe para dentro de casa. Porém ele assume outros pontos para tomar conta de quem chega: fica nas soleiras das portas ou voltado para as janelas.
Uma das funções dos meus cachorros aqui é não deixar o gavião invadir o espaço aéreo do sítio. Todo dia o gavião vem dar rasantes aqui e a cachorrada vai espantá-lo. Depois, eles vêm todos contentes querendo agrados porque cumpriram o dever de livrar o sítio do gavião malvado.

4 comentários:

  1. vou começar a fazer minha pet a trabalhar, depois eu lhe conto da melhora dela. obrigada!

    janete

    ResponderExcluir
  2. Oi Janete, faça sim, você vai ver como tudo melhora. E ela vai ficar feliz! Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. oi, meu cachorro também lambe as patas , mais não creio que seja por falta de atividade, ele é bem ativo quase louco mesmo kkkkk, e aqui em casa somos três pessoas que da muita atençao a ele e brinca o tempo todo.ja não sei o que fazer para ele parar de lamber as patas!

    ResponderExcluir
  4. Olha o ato de lamber næao faz mal, o problema é quando se torna obsessivo causando assim feridas. Tem que levar ao Vet para ver se algo esta errado. Bjs.

    ResponderExcluir