31 dezembro 2010

Natal na Noruega


Hoje vou falar um pouquinho do Natal (Jul) na Noruega.
Foi a primeira vez que passei natal fora de casa, longe da minha mam querida e do meu irmão apesar de sermos apenas nós em vitória nunca passei natal longe de casa. Foi um misto de felicidade e saudades. Felicidade pelo fato de ir passar o natal na neve e passar por essa experiencia como sempre via nos filmes! A excitação pela viagem tornou um pesadelo no começo. Primeiro perdemos as malas.Ficamos em Bergen dois dias sem as malas, quase não conseguia dar de Natal pra Sogra e cunhada uns artesanatos que comprei em Luanda no Bazar da amizade, (uma bolsa eco feita de tecido com estampas que só se vê em Angola, aquela telinha que se cobre o suco ou o copo quando se deixa na mesa, e um tapetinho/quadro/toalha feito de saco de rafia com bordados congolês), mas no outro dia a noite conseguimos receber nossas malas. O problema foi que quando conseguimos aterrisar em Frankfurt (estava nevando muito etnão tivemos que esperar em outro aeroporto na alemana mesmo 3 horas trancados no avião pois se abandonassemos o avião não poderíamos voltar, até conseguirmos aterrisar no caos de Frankfurt, pois vários vôos tinham sido cancelados por causa da neve e muita gente acampada no aeroporto. Tivemso que dormir em Frankfurt, não foi nada mal ficamos no sheraton,fomos ao Wagner um restaurante muito famoso por aquelas bandas que serve um Vinho de maçã, sinceramente não sou muito fã do Vinho mas das comidas hum são deliciosas, dessa vez eles tinham um menu especial por causa do natal. Eu comi Ganso com umas batatas que pareciam ter sido cozidas com gelatina ou algo assim, rødkål (famoso repolho azedo) e  maçã levemtente tostada com uma espécie de crumble de passas com canela no topo. As batatas não estavam saborosas e o prato também era bem servido, comi o ganso que estava divino. Voltamos para o Hotel que estava muito frio e precisavamos dormir para acordar cedo no outro dia para a Batalha do Check-in. Quando chegamos em Bergen estava por volta dos -13,5 foi como entrar em uma câmara frigorífica, acho eu porque nem a minha geladeira vai a tal temperatura! Estavam quase 40 em Luanda, então foi um choque, sem contar que não tenho roupas tão quentes em Luanda (não preciso de um casaco imenso, que me esquente se estou em um lugar que preciso é de ar condicionado) a neve estava espalhada por todo o chão, luzes de Natal para todos lados, Canções de Natal  no rádio e Jule tre (árvore de Natal) nas ruas para vendas. Ah sim a primeira diferença, lá não se compram árvores de plástico, lá você ou vai na floresta e corta sua própria árvore, ou vai em lojas de plantas ou vendedores ocasionais que vendem na rua, o pinheiro cortado, a única sememlhança é que o pé do pinheiro se parece com o pé que temos no pinheiro  de plástico. Os dias no inverno são mais curtos então ás 15:00 hrs já está escuro com cara de 18:00 da tarde ou até mais tarde pra quem está no Brasil com o Horário de verão. Frio muito frio, me peguei pensando em como bom seria estar em Vitória, na praia, tomando uma Skol gelada e comendo um bolinho de bacalhau de um ami que tem um quiosque na praia onde eu e minha mãe costumamos frequentar. Mas ao mesmo tempo, ouvir a musica de Natal onde eles dizem que a neve está caindo la fora não tem preço. Ok, sem malas e com a geladeira vazia fomos ao supermercado e de quebra olhar por presentes de Natal para a família e para a Afilhada do Jan. Ir ao Supermercado na noruega é tudo de bom. Tanta comida gostosa, fresca e saborosa. Mas isso é outra história. Depois fomos para a Casa do pais do Jan em Haugesund para passar o Natal, o que é interessante e de se admirar é que eles celebram os dias 24,25 e 26 com comdias típicas experimentadas no Natal. Eu fiquei muito curiosa! Ao chegar a casa dos pais do Jan fiquei encantada. A casa toda decorada para o natal dos bibelos e badulaques ás cortinas da cozinha, tudo lindo e cheio de papai noel. A árvore, ela decorou com bandeirinhas norueguesas e luzes que são falsas velas em volta da árvore. Muito linda (a árvore era de verdade também). No outro post (como ficou longo) Posto aqui sobre o Jantar de natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário