14 dezembro 2011

Pluto a Casa Torna!


Estamos em Luanda, hoje faz uma semana que voltamos da viagem á Lisboa, fomos buscar meu lindo labraor chocolate dos olhos de mel. Estava sentindo uma saudade imensa, nos ultimos dias, por ele ter ficado doente no hotel, eu só chorava, principalmente á noite quando ia para cama.

Meu visto saiu (só tinha o ordinário quando vim para cá, e se saísse novamente do páis não poderia voltar).
Chegamos em Lisboa dia 27 de novembro á noite, viajamos logo cedo, super animados pois finalmente após 05 meses iríamos reencontrar nosso peludo. Eu não cabia de tanta alegria. Pegamos as malas (quase vazias, pois também faríamos compra em Lisboa para o natal), passamos na rent-a-car para alugarmos um carro, afinal íamos a mealhada no outro dia cedo encontrar com a querida Vera da Pipinha e Cia que além de criar labradores tem um hotel fantastico para cães com piscina pequena e vasta área verde para os cães correrem e brincarem e fomos fazer o check-in no Hotel Marriott, um dos melhores hotéis em que estive e aceitam cães no hotel.
Segunda de manha pé na estrada e fomos ver o Pluto, primeiro uma parada para almoçar com a Vera em Anadia, e depois pegar o Pluto, colocamos a conversa em dia enquanto saboreamos camaroes e carnes diversas grelhada, foi otimo, mas estavamos ansiosos para ver o Pluto.
Chegamos a Casa dela, o Hotel fica no fundo do terreno, e como se fosse uma quinta (semelhante a um sitio) a parte do Hotel fica na outra parte, combinamos de nso esconder e ela foi com ode costume brincar com o Pluto que logo viu que tinha algo estranho, ela tem bastante pinheiro por lá, e jogou uma pinha (ele como um bom retrivier adora brincar de buscar) ele rosnava e latia no nossa direção, pressentiu algo estar errado, e aparecemos, de primeiro ele latiu e rosnou, logo o Jan falou com ele, e eu tambem, então ele ficou louco, não queria deixar que vissemos os outros cães que a Vera tem, quando entramos na area ele primeiro foi até a Vera e olhou pra ela, e só depois veio correr para brincar conosco, foi como se pedisse lincensa.
Foi emocionante vê-lo novamente, aqueles jeito bobo e desajeitado, e como ele ainda se lembrava de nó, o Pluto tem 1 ano e 10 meses, logo estará fazendo 2 anos. E um bebezão ainda.
Brincamos, acertamos as contas, mas o Pluto só queria que o levassemos embora, ficou impaciente e chorou muito esperando por nós.
Fomos nós quase 2 horas de viagem em uma estrada linda, perfeita (as estradas portuguesas estão de parabéns) lógico que tinha um pedágio caro, 14 euros pra ir e o mesmo valor pra voltar, chegamos ao Hotel, o Pluto era so felicidade, e nós também. Nem saimso do quarto, ficamos colados com ele, brincando e aproveitando o momento.
No outro dia, levamos ele para passear, comida e banho (ele adora banheiras) e fomos devolver o carro. Passamos uma semana em Lisboa, aproveitando o que a cidade tem de bom. Infelizmente nosso local predileto, aquele que adoramos ir ou para pedir o prato de carne mista (alimenta 4 pessoas) ou camarões no azeite e no alho, estava fechado, eles fecham essa epoca para ferias coletivas, lembre-se Lisboa essa época e fria e o turismo não é tão forte.
Experimentamos 2 restaurantes novos, um eu ouvi falar quando viajei do Brasil para Lisboa (voltando pra "casa") chamado Solar dos Presuntos, que não achei nada demais, e o serviço é péssimo, pedimos uma paelha e estava horrorosa, a casa é pequena e apertada e os garçons passam sempre voando esbarrando a todo tempo na gente, o forte da casa não são pratos de presunto e sim lagostas frescas que vendem a escolha do cliente que vai pra panela, pra quem quiser conhecer, fica atrás do Hard Rock Café de lisboa, não tem erro. Fomos também á Cervejaria Trindade, um local amplo que fica no chiado, um otimo lugar para beber um cerveja, comer pratos tipicamente portugueses.
Brincando com o Pluto no gramado do Hotel ele escorregou e machucou-se, estirou algum ligamente ou coisa do tipo, tivemos que ir ao Vet, graças a Deus era Lisboa e não aqui, sabado a tarde, meninas muito simpaticas da Clinica
Fizemos nossas compras de Natal, incluindo ingredientes para ceia, enfeites e os presentes claro, enchemos as malas e chegou a hora de embarcar para Luanda. Tudo correu bem durante a viagem, eu estava super cansada domir a viagem toda, ja nao dormia assim a muito tempo.
A pior parte foi quando chegamos em Luanda. depois de 07:20 de voo, o Pluto entrou na caixa ás 17:00 horas do tia anterior, eu e o Jan embarcamos ás 22:00, chegamos em Luanda ás 07:00 da manha, passamos pela imigração, fora os contratempor normais que acontecem aqui, como as pessoas que estão lá não saberem lidar com os programas (ja era minha vez, e quando o Jan passou, e era eu, mudança de "turno" e a senhora que se sentou ali não sei o que fez que não conseguia usar o computador, resultado fiquei em pé por pelo menos 30 minutos, até que fui em outro balcão de outra fila), então nosso drama começou o Pluto vem como carga não como bagagem, o que faz com que ele vá para o terminal de carga, e seja tratado como pasmem vocês importação, eu tive que tratar de toda a papelada de um lado para o outro no terminal para tentar retirar meu amado peludo.
O dia foi passando e nós ainda lá estávamos, á 14:00 da tarde e nada de conseguir tirar o Pluto, foi então que ruí, fui abaixo como dizem por aqui, e comecei a chorar de desespero, me deixaram ver o Pluto ele estava no sol com mais 8 ou 10 filhotes em caixas de madeira, todos embaixo de um sol quente, numa area onde tem telhados, mas aparentemente outras cargas são mais importantes a serem protegidas do sol que os animais vivos, uma das gaiolas não tinha agua, a garrafa que levamos apra ver se o Pluto bebia agua enchemos as gaiolas dos outros caezinhos, e desse eu pinguei agua que eles lambia avidamente, sim tinham em cada gaiola 2 filhots pequenos de no maximo 45 dias, sujos, espremidos e no sol.
Algumas pessoas que conheço, compraram ou ganharam cães aqui e morreram logo, e agora sei porque, eles são tratados realmente como cargas, frageis filhotinhos expostos a propria sorte.
Após implorar, sim implorei chorava e soluça e pedi a moça da Alfandega por favor me ajude, o meu cão pode não aguentar, a moça então pediu que eu entrasse, e me sentasse que tentaria me ajudar, a única coisa que comove os angolanos sao as lágrimas. Ás 15:00 horas do dia 6 de dezembro conseguimos terminar a nossa viagem que começou no dia 05 de dezembro, e para minha tristeza aqueles caezinhos lindos que la estavam ainda estavam aguardando quando fomso buscar o Pluto.
Viemos pra casa, desfazer as malas e dormir, eu estava feliz mas ao mesmo tempo penalizada pela situação dos pobres filhotes que lá estavam.
E temo pois nós não temos com quem deixar o Pluto aqui, e como não somos daqui não podemos ficar aqui pra sempre, ate por medida de segurança a embaixada diz que devemos sair do país a cada 3 meses, o que eu faço então?
Não somos daqueles loucos que tratam o cachorro como humano, mas também não o abandonarei. Tenho tentado encontrar uma solução, pois logo teremos que nos ausentar, e não quero ter que  passar novamente 8 horas no aeroporto para retirar meu peludo. Ano que vem será ano eleitoral, e teremos que sair de Luanda na epoca das eleições por proteção, por conta do Pluto teremos que passar as festas aqui, o que já não pe gradavel pois assim como em muitos paises, Luanda libera os réus da prisão, muitos crimes tem sido praticados e tem havido muita violencia também.
Espero até lá ter arranjado alguma solução. O importante e que o Pluto está aqui comigo, e minha familia está novamente junta.



2 comentários:

  1. ele eh linnnnnnnnnndo Carol, rss parece mesmo o pluto do desenho só que bemmmmmmm maior, rssss lindo mesmo!! bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Wilqui, eu amo ele meu super chocolate! Ele é muito fofo e esperto você nem imagina, esse moço ai ate a porta abre...

    ResponderExcluir